Para além da guerra dos Tablets, que está definitivamente instalada na concorrência ao iPad da Apple, as imagens em 3D voltaram a ser o tema dominante da IFA, a principal feira de electrónica de consumo.

Já tínhamos dado conta logo na abertura da exposição de que, em todos os stands onde estavam presentes equipamentos 3D, era garantida a acumulação de interessados em experimentar a sensação, colocando óculos especiais e olhando as imagens de vários prismas.

O "frisson" prolongou-se pelos cinco dias de mostra, onde fabricantes como a LG, Panasonic, Philips, Samsung, Sony e Toshiba exibiram as novidades que ficam disponíveis para venda ainda este ano, na maioria dos casos.

Do lado da LG, onde já existe uma gama de televisores e monitores 3D que agora foi alargada, continua a apostar-se no "em grande", mostrando um display de 180 polegadas, que insere o utilizador nas imagens tridimensionais exibidas, sejam elas de um filme, uma reportagem de viagens ou um jogo.

Nos projectores a empresa também mostrou novidades, com utilização de tecnologia SXRD com dois motores ópticos e duas lentes para cada olho, e o 3D chegou também ao som, com um sistema de Home Teater, o HX900.

[caption]LG 3D[/caption]

A empresa coreana conseguiu ainda mostrar imagens 3D num ecrã OLED de 31 polegadas e menos de 3 mm de espessura. A proposta ainda não é comercializável - pelo preço - mas abre o apetite para produtos futuros...

[caption]LG oled 3d[/caption]

A aposta nos conteúdos é também notória na LG, com a Sky, com quem anunciou uma parceria durante a feira. A estação de televisão vai lançar o canal Sky 3D no Reino Unido e na Irlanda a 1 de Outubro, o que garante acesso a conteúdos para quem já tem um televisor 3D.

Do forno da Panasonic saíram mais dois novos televisores 3D, com 42 e 46 polegadas, mas também projectores, óculos dinâmicos e câmaras de vídeo.

A gama de televisores plasma Viera ganhou também a companhia de novos leitores de Blu-ray 3D, com Full HD 3D technology, e soluções de Home Theater.

A câmara de vídeo 3D, a HDC-SDT750, que já tinha sido apresentada em Julho, esteve também em destaque, mantendo a Panasonic a ideia de que a possibilidade de filmar em 3D e passar as imagens na televisão abre novas oportunidades nas 3 dimensões.

[caption]Nome imagem[/caption]
Os conteúdos também não foram esquecidos e a Panasonic anunciou um novo serviço que pretende disponibilizar mais de 2.000 filmes já em 2011. Através de uma parceria com a Acetrax, o serviço Vieracast vai estar disponível no Reino Unido, Irlanda, Itália, França, Suiça e Austria, com produções dos grandes estúdios de Hollywood.

A Samsung também não deixou os seus créditos de pioneirismo no 3D por mãos alheias. A empresa tem novos televisores LED, incluindo um modelo ultra-fino, com apenas 8 milímetros, que integra a série C9000.

[caption]sony 3d[/caption]
Tirando partido da sua capacidade end-to-end - desde a produção de conteúdos à exibição, a Sony não deixou de brilhar na IFA. A projecção em 3D concentrou as atenções, com o lançamento na IFA do VPL-VW90ES, que oferece a oportunidade de desfrutar de uma experiência cinematográfica 3D em casa, tirando partido da tecnologia de óculos activos utilizada na gama de TV 3D da Sony.

Nos portáteis, um notebook Vaio 3D foi também estrela no stand da Sony, acompanhado dos óculos activos, mas ainda não há data para chegar ao mercado.

Estreando-se nos televisores 3D a Toshiba mostrou a série WL768, concebida em colaboração com o JACOB JENSEN DESIGN, conjugando as tecnologias de Intelligent 3D e o 3D Resolution+. Os modelos vão estar disponíveis no último trimestre deste ano em dimensões de 40, 46 e 55 polegadas. A previsão de disponibilidade também é válida para Portugal, com preços a partir de 2 mil euros.

Nos portáteis a empresa mostrou também a sua maestria, anunciando a introdução alargada de 3D no Qosmio F60 e no Satellite A665. Estes modelos de portáteis actualizados irão suportar discos Blu-ray 3D, assim como o streaming de filmes 3D via HDMI para televisores 3D. Só o Satellite A665 integrará também um ecrã HD 3D.

E se faltarem os conteúdos pode contar com a aplicação de conversão 2D para 3D, que garante uma nova dimensão aos filmes de duas dimensões.

Os dois novos modelos Qosmio F60 e Satellite A665 3D estarão disponíveis no quarto trimestre de 2010, mas os preços ainda não foram divulgados.

[caption]sony 3d[/caption]

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.