Os auriculares bluetooth constituem, cada vez mais, um acessório indispensável para quem organiza a sua vida, pessoal ou empresarial, em torno do telemóvel.

Para além de oferecerem uma comodidade incomparável, já que dispensam o manuseamento constante do telemóvel, apresentam, ainda, algumas vantagens sobre a utilização directa do terminal, incluindo uma exposição muito menor a campos electromagnéticos intensos e radiofrequências. Estas vantagens somam-se a alguma liberdade de movimentos em relação ao terminal em si, geralmente num raio de dez metros, sem paredes ou obstáculos e finalmente o facto de serem permitidos pela actual legislação rodoviária para utilização no automóvel, ao contrário dos auriculares estéreo e do próprio telemóvel.

Os principais defeitos destes dispositivos estão já largamente ultrapassados e nos modelos mais recentes é rara a quebra da ligação com o telemóvel, tendo a autonomia das pequenas baterias incorporadas, bem como do som, melhorado substancialmente. A maior parte dos auriculares bluetooth actuais possuem uma ou outra implementação de um sistema de cancelamento de ruído, sendo esta uma das características mais importantes a ponderar.

Também a ergonomia sofreu uma evolução positiva, com a utilização de materiais mais leves e um esforço de desenvolvimento centrado na redução do tamanho dos componentes. Finalmente, o design e passada a novidade e a fase de ostentação de qualquer nova tecnologia, tornou-se, naturalmente, mais sóbrio e mais discreto, estando a maior parte dos auriculares disponíveis em negro ou tons pastel.

Curiosamente, os auriculares bluetooth são, em conjunto com os sistemas "mãos-livres" integrados nos automóveis e que usam, geralmente, a mesma tecnologia de comunicações, dos poucos dispositivos PAN (Personal Area Network) a gozarem de algum sucesso e aceitação geral.

Aqui ficam algumas sugestões interessantes, embora não muito discretas...

Auricular Bluetooth Apple

Embora esteja intimamente associado ao iPhone, o auricular bluetooth da Apple é compatível com a maior parte dos telemóveis que suportem esta tecnologia, pelo que não existe nenhuma razão para ser utilizado com qualquer marca de telemóvel.

Seguindo a linguagem de design característica da Apple, este auricular, disponível apenas em alumínio anodizado negro, é dos mais simples do mercado, com um design minimalista apurado. As funções são igualmente minimalistas e estão restritas à voz, com um botão único para atender e realizar chamadas e um led bicolor para visualização do estado.

A sua utilização é das mais confortáveis, já que pesa apenas 6,5 gramas e não exige qualquer acessório de sustentação sobre a orelha.

Está disponível na loja online da Apple em Portugal, por 79 euros.

[caption] Auricular Bluetooth Apple [/caption]

Nokia BH-902

A Nokia é um dos mais prolíficos fabricantes de auriculares bluetooth, dispondo de inúmeros modelos distintos, dos mais genéricos àqueles criados especificamente para um determinado terminal da marca finlandesa. Entre as várias opções, escolhemos o BH-902, que, apesar de não ser, necessariamente, uma escolha consensual, é, no dia-a-dia, um dos mais completos e eficazes auriculares que já utilizámos.

O BH-902 é um pouco maior do que requer o preceito em voga, não sendo, de todo, um auricular discreto. Na verdade não se trata de um acessório para ser utilizado permanentemente na orelha, mas, antes, um mini telemóvel de bolso, com um ecrã integrado bastante conveniente e que permite a identificação da chamada, bem como a navegação pela lista de contactos do telemóvel.

Devido ao seu tamanho e peso (18,3 gramas), a ergonomia sofre bastante, mas é compensada pela excelente qualidade de som, notável quer na audição límpida, quer no cancelamento de ruídos externos no microfone.

Disponível em revendedores autorizados Nokia, por cerca de 100 euros.

[caption] Nokia BH-902[/caption]

Jawbone, da Aliph

O Jawbone é o auricular bluetooth elevado à qualidade de ícone, esteticamente e tecnicamente (supostamente) perfeito. Para além de um design diferenciador, mais preocupado com o efeito estético perceptível do que com a discrição, o novo Jawbone, da Aliph, utiliza dois microfones e o algoritmo de redução de ruído "Noise Assasin", desenvolvido para utilização militar, pela DARPA, para atingir uma das melhores relações sinal/ruído do mercado.

Apesar do ar metalizado, o Jawbone é, também, inteiramente construído em plástico resistente, pesando apenas cerca de 10 gramas. Tal como o auricular da Apple, pode ser utilizado sem sustentação sobre a orelha.

Embora não esteja directamente disponível em Portugal, pode ser adquirido online, através da loja da Aliph ou de um importador europeu, por cerca de 100 euros.

[caption]Jawbone, da Aliph[/caption]

Bang&Olufsen Earset 2

Tal como as boas famílias numerosas, todos os comparativos devem ter uma ovelha negra, neste caso, o auricular da Bang&Olufsen. Este estatuto não é, necessariamente, por falta de qualidade, já que o EarSet 2 possui uma qualidade sonora boa, mesmo acima de razoável, comparável ao auricular da Nokia aqui apresentado, mas, inferior ao Jawbone.

O problema é que os dois auriculares referidos, um deles par e outro superior ao EarSet 2, custam cerca de 100 euros, sendo significativamente mais baratos que o auricular B&O, sem o peso (22 gramas) e o ar de assimilação compulsiva pelos Borg deste.

Está disponível nas lojas Bang&Olufsen, por cerca de 350 euros.

[caption]Bang&Olufsen Earset 2[/caption]

Depois destas sugestões não esqueça: há cada vez menos razões para usar as mãos no carro para fazer chamadas. Mas, não recomendamos também que use o auricular como companheiro da hora de almoço, para manter as conversas em dia, já que o resultado pode não ser nada agradável para outros "vizinhos" do restaurante...