Embora sem a presença da marca que lhe "dá nome", a MacWorld continua a suscitar grande interesse entre os fãs do universo da Apple.

A edição de 2012, que aconteceu entre 26 e 28 de janeiro último, foi a terceira desde o anúncio do abandono. Até à data, a Apple participava ininterruptamente no evento organizado pela IDG desde 1985, onde por várias vezes lançou as suas principais novidades.

Este ano, alguns rumores chegaram a dar conta de que a feira voltaria a ser palco de novos anúncios por parte da fabricante, neste caso de duas novas versões do iPad, mas a notícia avançada pelo Digitimes, que citava fontes ligadas à cadeia de produção, na Ásia, não chegou a confirmar-se.

Não foi por isso que os produtos da empresa atualmente gerida por Tim Cook deixaram de ser o centro das atenções da MacWorld|iWorld - que em breve deverá ficar apenas com o segundo nome...

Apesar das mudanças dos últimos anos, há uma tradição que a Macworld faz questão de manter: a eleição dos melhores produtos mostrados durante a feira, designados como Best of Show, que lhe damos conta a seguir.

[caption]Nome imagem[/caption]

A "lista de ganhadores" começa com a Jot Touch, uma caneta stylus da Adonit para quem gosta (ou precisa) de desenhar no iPad, com sensibilidade à pressão, conseguida pelos materiais usados na sua extremidade, pela tecnologia e pelo software no iPad.

Já o blinQ, da Ryz Media, tem a capacidade de transformar o iPhone num comando para a televisão, com possibilidade de "postar" as preferências televisivas no Twitter ou no Facebook.

[caption]Nome imagem[/caption]

O microfone USB Spark Digital de "suporte" ajustável, da Blue Microphones, que pode ser usado com um Mac ou com um iPad, é outro dos produtos destacados como Best of Show, e não é o único da sua categoria. Tem por concorrente o Microcone, da Dev-Audio, um microfone multidirecional em forma de cone, capaz de captar som em seis canais áudio diferentes.

[caption]Nome imagem[/caption]

Com o iStopMotion, da Boinx Software é possível pegar nas fotos do iPad e criar um vídeo com base na técnica Stop Motion, que depois pode ser exportado ou carregado para o YouTube.

Ainda relativamente a aplicações vídeo, o júri da MacWorld decidiu destacar também o software Video Camera, que permite criar um filme completo, com transições e títulos/créditos enquanto se filma, e o Game Your Video, uma aplicação para adicionar efeitos visuais.

[caption]Nome imagem[/caption]

E do vídeo para a fotografia, com o TourWrist, uma aplicação gratuita para fazer imagens panorâmicas, que se "movem" quando mexemos o iPad ou o iPhone, mudando a perspetiva da foto.

O xPrintServer é outro dos consagrados na lista. Concebido pela Lantronix este dispositivo que se liga a um router encontra impressoras disponíveis numa determinada rede, colocando-as ao serviço do iPad.

[caption]Nome imagem[/caption]

Como últimas referências do Best of Show da Macworld 2012 (na sua maioria composta por aplicações que complementam o uso do iPhone ou do iPad), fica o Fetch, um serviço de informação financeira personalizável cujos alertas podem ser guardados numa conta Evernote ou no Mac; e o PDFpen, da Smile, uma aplicação que permite editar PDFs diretamente no iPad e guardá-los na iCloud, no Google Docs ou no Evernote.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Patrícia Calé