Conhecido pelo nome de código FroYo - em homenagem ao Iogurte gelado -, o Android 2.2 é a sétima versão do sistema operativo móvel open source suportado pela Google, prometendo melhorias na rapidez, usabilidade e integração com algumas tecnologias, como o email profissional e o Bluetooth.

Apresentado em Março, o software só foi disponibilizado no final de Junho e vários fabricantes de telemóveis já garantiram a compatibilidade dos seus equipamentos com a nova versão, embora seja ainda necessário que os operadores móveis dêem o passo de facilitarem o processo aos seus clientes.

Hoje decidimos espreitar para dentro do Froyo e mostrar o que esta versão traz de novo para conquistar os utilizadores de smartphones, divididos entre o iPhone que acada de ganhar também uma nova versão - a 4ª, o Blackberry - também renovado -, o Maemo e o próximo Windows Phone. Isto já para não falar de alternativas como o bada, da Samsung.

As primeiras mudanças notadas são na usabilidade do telemóvel. Apesar de já ter uma grande facilidade de utilização, a Google não baixou os braços e adicionou à nova versão do Android com um novo ecrã de acolhimento que ajuda à configuração de atalhos e widgets.

[caption]home[/caption]

Algumas aplicações ganharam também botões a partir do ecrã principal, nomeadamente o acesso ao telefone, lançador de aplicações e o browser.

O suporte ao servidor de email Exchange (da Microsoft) foi também melhorado, sobretudo a nível da segurança com a aplicação de políticas de password.

[caption]exchange[/caption]

Os gestores de sistemas Exchange ganham ainda funcionalidades que já estavam disponíveis noutros telemóveis, como a possibilidade de limpar remotamente os dados guardados no equipamento, o que se pode tornar muito útil em caso de roubo ou extravio.

Adicionalmente aos calendários da Google o sistema de agenda do Exchange passa também a ser suportado nesta nova versão e podem consultar no seu terminal a lista de contactos globais disponibilizados na directoria do correio electrónico da empresa.

Na área da câmara fotográfica e da galeria de imagens há também mudanças a destacar, a nível do zoom de imagens da galeria e dos botões de acesso à câmara presentes no ecrã, que ligam directamente a um interface de controle de funcionalidades como o zoom, flash e geo-tagging da fotografia.

[caption]camara[/caption]

As vantagens são também alargadas ao registo de vídeo, podendo definir-se o tamanho e qualidade com que se quer enviar por MMS ou carregar no YouTube.

A adição do flash LED para a captura de vídeo facilita também a gravação de imagens em momentos de menor luminosidade.

Para quem quer partilhar a ligação Internet do seu telemóvel com outros dispositivos a funcionalidade de Portable hotspot pode ser uma boa solução.

Embora não suportada em todos os terminais, esta ferramenta permite ligar até 8 dispositivos na mesma ligação 3G, usando um cabo USB para ligar ao portátil, desde que este tenha sistema operativo Windows ou Linux.

[caption]hotspot[/caption]

As novidades estendem-se ainda ao suporte de teclados com várias línguas, podendo mudar enter múltiplos caracteres latinos só com o recurso à barra de espaços.

Na melhoria do desempenho está um dos grande impulsionadores para a mudança para o Froyo: a Google garante 2 a 5 vezes mais velocidade de processamento com o Dalvik JIT, assim como melhorias no carregamento de páginas Java com o motor V8.

Adicionada à melhoria da gestão de memória do Kernel, a mudança de aplicações torna-se mais rápida, mesmo em dispositivos com pouca memória.

Também bem-vindas são as melhorias na ligação Bluetooth, que facilitam a ligação por controles de voz e a partilha de contactos com outros telefones e a ligação a carros e suportes de secretária.

Veja no vídeo abaixo o resumo destas novidades, pela mão da Google.

Actualizações limitadas
Os donos do telemóvel Google Nexus One, suportado pela empresa, afinal estão entre os sortudos que vão poder fazer o upgrade para a nova versão do Android, mas a decisão andou tremida. A Google prometeu começar o roll out das actualizações no final de Junho, mas este será gradual.

Alguns fabricantes já confirmaram que os seus terminais Android vão poder ser actualizados, mas há ainda pouca informação disponível sobre como essa actualização será feita e qual o papel dos operadores.

Entre os modelos confirmados estão vários da HTC, entre os quais O EVO 4 e o HTC Desire. O Motorola Droid também faz parte desta lista que ainda não é muito extensa, até porque a Samsung e a Sony Ericsson ainda não divulgaram as suas intenções nesta matéria.

O TeK questionou também os operadores sobre a actualização dos modelos de marca própria, nomeadamente o TMN a1, o Optimus Boston e o Vodafone 845, assim como dos restantes modelos que estão a comercializar e que já ultrapassam a dezena, mas ainda não obteve resposta.

Prometemos actualizar esta informação assim que ela esteja disponível, até porque quem tem um Android terá todas as vantagens em fazer o upgrade para a nova versão...

Nota da Redacção: Na sequência das questões enviadas às operadoras sobre a actualização dos smartphones acabámos por decidir publicar outro artigo com as respostas, disponível aqui: Montra TeK: O seu smartphone Android pode ser actualizado?