A Samsung apresentou em Setembro do ano passado o seu primeiro relógio inteligente. O produto animou um mercado que vai ficando cada vez mais composto com novas propostas, mas que ainda anda à procura de um caminho para cativar adeptos e convencê-los a comprar.
As vendas do Galaxy Gear não impressionaram os analistas de mercado e pelos vistos também não impressionaram a Samsung, que cinco meses depois apresentou uma segunda geração do gadget, em duas versões, e um novo membro da família. No Mobile World Congress foram revelados pela fabricante o Gear 2, Gear Neo e o Gear Fit, que chegam às lojas no próximo mês.
[caption][/caption]
Nas próximas páginas conheça ao detalhe cada um dos novos gadgets.
Gear 2, a segunda geração
Nesta nova geração de wearables, ou gadgets "paras vestir", o Gear 2 conta com um processador dual core de 1.0 GHz, num ecrã de 1.63 polegadas Super AMOLED. Tem uma resolução de 320 x 320 pixéis e 4 GB para armazenamento, mantendo as características do antecessor (com exceção do processador que na primeira geração tinha apenas um núcleo).
O relógio mantém uma câmara (agora com 2 megapixéis, antes com 1,9) e grava vídeos em alta definição. Note-se que a posição da câmara foi alterada e está agora posicionada no próprio relógio, deixando a bracelete livre para poder ser alterada. As cores disponíveis são o preto, castanho e laranja.
Nas diferenças face ao antecessor, o maior destaque vai para o sistema operativo, que deixa de ser Android para passar a ser Tizen, plataforma desenvolvida em parceria com a Intel. Outra diferença importante está na compatibilidade dos equipamentos com outros dispositivos.
Gear 2 e Gear Neo serão compatíveis com vários smartphones, uma garantia que a fabricante não conseguiu dar na primeira geração do relógio, que começou por ser lançado em parelha com o Galaxy Note e só mais tarde passou a "falar" com outros modelos, embora o leque de opções fosse reduzido.
Outra nota a considerar é a autonomia dos dispositivos face ao smartphone. Na segunda geração do Gear, o dispositivo móvel continua a ser peça essencial para fazer funcionar o relógio inteligente na maior parte das suas funcionalidades, mas o leitor de música integrado, quer no Gear 2 quer no Gear Neo, já pode funcionar sem que o smartphone esteja por perto. Algumas funções de monitorização e acompanhamento da actividade física (como o pedómetro) também podem ser usados sem apoio do smartphone.
Gear Neo, versão em câmara
O Galaxy Gear Neo assume as mesmas características do Gear 2 - processador de núcleo duplo a 1.0 GHz e ecrã Super AMOLED de 1,63 polegadas -, mas difere nas dimensões e na câmara, que neste modelo não existe.
Em relação às dimensões o Neo pesa 55 gramas e mede 37.9 x 58.8 x 10.0 milímetros, enquanto o Gear 2 pesa 68 gramas e conta com 36,9 x 58,4x 10,0 milímetros. O Gear original pesava 74 gramas, o que revela uma clara tendência para a construção de dispositivos mais discretos e mais confortáveis.
Tal como o Gear 2, o Neo também integra infravermelhos que permitem ao dispositivo comunicar com televisores e DVD, como um comando.
Ambos partilham ainda um conjunto de novas funcionalidades de suporte à actividade física, um domínio que não era prioritário no modelo original, como demonstrava a ausência de um sensor de monitorização de batimentos cardíacos, integrado agora nos três novos modelos, ou a resistência à agua, igualmente transversal.
Gear Fit, para usar em passo acelerado
Em termos de design, o Gear Fit é o wearable mais inovador desta segunda investida da Samsung no segmento. Mantém as funções de um relógio mas está mais direccionado para o apoio à actividade física. Mede sinais vitais e acompanha a atividade física do utilizador, funções que os "companheiros" também asseguram, mas que aqui podem ser mais exploradas.
Mantém o leitor de música, a par de um conjunto de funções que permitem estender o uso do smartphone a este ecrã mais pequeno. A este nível recebe notificações de email, SMS e informação sobre chamadas recebidas, por exemplo, atributos disponíveis em qualquer um dos outros relógios inteligentes da Samsung. O Fit não permite, no entanto, atender ou fazer chamadas, já que não inclui altifalante e microfone, ao contrário do Gear 2 e do Neo.
Porque foi pensado para uma actividade mais intensa, o Fit é o mais leve dos três relógios com apenas 27 gramas e umas medidas de 23,4 x 57,4 x 11,95 milímetros. Arruma-se num ecrã de 1,84 polegadas num ecrã AMOLED curvo.
A autonomia é outro dos pontos fortes do gadget, que integra uma bateria de 210 mAh, capaz de assegurar uma autonomia de 3 a 4 dias, para um uso normal, ou até 5 dias para um uso reduzido.
O preço dos novos wearable da Samsung ainda não foram relevados. Espera-se ainda assim que o Gear 2 seja o mais caro, com um preço semelhante ao do modelo original que chegou às lojas por 300 euros.
Veja ainda um vídeo onde a Samsung apresenta e explica as carcaterísticas dos novos gadgets.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Protagonistas da Terra e do Espaço em imagens espetaculares escolhidas pela NASA -
App do dia
Reader é uma app com IA para ler em voz alta de forma natural -
Site do dia
Website "7 Minutes in Hell" propõe treinos HIIT para quem gosta de sofrer (literalmente) -
How to TEK
Torne o smartphone Android mais inteligente trocando o Google Assistant pelo Gemini
Comentários