As notificações, a gestão e armazenamento de imagens e a integração entre dispositivos estão entre as áreas de grande aposta da Apple, em mais uma renovação do iOS. Para não ser apanhado desprevenido resumimos aqui as novidades mais relevantes do sistema operativo e o que vêm alterar face à versão atual, para que possa decidir se quer ou não seguir para a próxima geração do iOS, a 8.



Notificações interativas

O centro de notificação é uma das "áreas" do novo iOS com um leque interessante de alterações a registar. As modificações feitas pela empresa neste domínio passam a permitir que as notificações das várias aplicações possam ser lidas diretamente no centro de notificação e respondidas ou resolvidas também a partir desse local, sem necessidade de sair da aplicação.

A Apple também inova permitindo que um toque duplo no botão frontal do equipamento passe a dar acesso à lista das últimas aplicações usadas e aos contactos mais frequentes, que são mostrados com imagens, que dão acesso a mais funcionalidades.



Saúde e desporto

Goste-se ou não, as aplicações para monitorizar a atividade física e dar pistas sobre a saúde do utilizador são uma referência numa nova categoria de gadgets, os wearable, mas também estão ao alcance de "clássicos" como um telemóvel. O universo Apple era recheado de aplicações de terceiros muito fortes nesta área.

Agora a fabricante mostra o trabalho de casa com a app Health, que integra no iOS 8. O HealthKit facilita a monitorização de um conjunto de dados importantes para monitorizar a saúde e a atividade física do utilizador, como as horas de sono, rendimento físico ou a análise de calorias. Com base nisto emite alertas.
Para além disto, faz convergir num mesmo ecrã os dados compilados pelas aplicações de fitness e saúde que o utilizador tem instaladas no smartphone ou tablet. Novidades à medida do relógio inteligente da marca, que será comercializado a partir de meados do próximo ano.



Casa inteligente

O iOS é também uma declaração de intenções da Apple numa área que está a disputar o interesse dos gigantes da tecnologia: o lar inteligente. A plataforma HomeKit vai permitir gerir dispositivos eletrónicos conectados numa mesma casa. O interface de comunicação com estes dispositivos será um velho conhecido dos clientes da marca: o Siri.


Armazenamento na nuvem

Aqui a aposta vai no sentido de facilitar a vida a quem usa vários dispositivos da marca, eliminando as barreiras entre gadgets e dando acesso a qualquer conteúdo em qualquer equipamento da marca com iOS ou MAC OS X, assegurando que um mesmo documento pode ser trabalhado no ecrã que mais se adequar às necessidades de cada momento, como acontece já em vários serviços de armazenamento. Também abre caminho à partilha de funcionalidades entre dispositivos.

Tudo isto está no novo iCloud Drive. Mas atenção, todo o potencial do iCloud Drive só será concretizado quando estiver disponível a nova versão do Mac OS X, conhecida por Yosemite, que ainda não deixou a fase. Até lá, quem escolher avançar para o iCloud Drive não conseguirá sincronizar smartphone e computador, razão pela qual esperar pelo upgrade do Mac OS pode fazer mais sentido. Se quiser esperar basta assinalar a opção "Agora Não" quando a fabricante lhe perguntar no fim do upgrade se quer avançar para o iCloud Drive.







Gestão de fotografias

Há várias novidades no novo iOS relacionadas com a gestão de fotografias, a começar pela nova aplicação para gerir imagens, que passa a contar com pesquisa inteligente e ferramentas de edição, que permitem ajustar o contraste, a exposição e a sombra ou a luminosidade das fotografias, por exemplo. O modo Time-lapse é outra novidade nesta área da fotografia.



Mensagens e correio eletrónico


Uma nova aplicação Tap to talk vem facilitar a criação e partilha de mensagens de voz no iOS, que podem ser distribuídas com um simples gesto para outros utilizadores, sem sair da aplicação.

A novidade integra a atualização da aplicação Messagens que passará também a possibilitar a criação de conversações em grupo e a partilha da localização com quem está numa conversa. As Mensagens são aliás um dos centros do esforço da Apple para simplificar a utilização dos serviços neste domínio.

Outra promessa que afeta mensagens e correio eletrónico é uma atualização do sistema de autocorreção e a introdução de capacidades preditivas na escrita, que podem ajudar o utilizar a responder a uma mensagem sugerindo frases completas, por exemplo. Está tudo num novo teclado, mais inteligente.


Partilhas em família

É uma aposta da fabricante, a pensar nas famílias onde o domínio de dispositivos Apple é uma realidade. O Family Sharing é um sistema para ligar até seis contas Apple que podem partilhar entre si fotografias, calendário ou localização, mas também dados sobre a atividade de cada membro, como a aquisição de novas apps. As compras feitas dentro da família também podem ser partilhadas e pagas com um mesmo cartão de crédito ou aprovadas pelos pais.

Siri, o assistente

Uma nota final para o Siri, o assistente de navegação, que a fabricante também promete melhorar. A ativação da ferramenta será mais simples e passará a poder ser usada para novas tarefas, como identificar músicas e, claro, encaminhar o utilizar para o iTunes.

Quem pode instalar a atualização?

O novo iOS 8 vai estar disponível para as versões do iPhone a partir da 4S, o que significa que pode seguir para a nova geração quem usa o iPhone 4S ou o iPhone 5C e 5S. No universo iPad, a atualização está disponível para o iPad 2, iPad Retina, iPad Air, iPad mini e iPad mini Retina.


Nos leitores de música, só os iPod de quinta geração ou superiores garantem acesso à nova versão do sistema operativo. Vale ainda a pena sublinhar que para conseguir receber a atualização é necessário ter 1 GB de espaço livre no dispositivo e que, antes de aceitar o upgrade deve certificar-se que todo o conteúdo do dispositivo está guardado na iCloud, para não correr o risco de apagar conteúdos que quer guardar. A atualização estará disponível ao final do dia, por volta das 18 horas.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.