Com o lançamento da nova versão do sistema operativo móvel Android os donos de telemóveis que usam a plataforma suportada pela Google começaram a interrogar-se sobre a possibilidade de actualização para a versão mais recente, que traz novidades em algumas áreas, como o TeK escreveu na semana passada.
Conhecido pelo nome de código FroYo - em homenagem ao Iogurte gelado -, o Android 2.2 é a sétima versão do sistema operativo móvel open source, prometendo melhorias na rapidez, usabilidade e integração com algumas tecnologias, como o email profissional e o Bluetooth.
[caption][/caption]
Embora tivesse sido apresentado em Março, o software só foi disponibilizado no final de Junho e nem todos os fabricantes de telemóveis garantiram já a compatibilidade dos seus equipamentos com a nova versão.
Entre os modelos confirmados estão vários da HTC, entre os quais O EVO 4 e o HTC Desire. O Motorola Droid também faz parte desta lista que ainda não é muito extensa, até porque a Samsung e a Sony Ericsson ainda não divulgaram as suas intenções nesta matéria.
Na verdade o grosso do trabalho de actualização está agora nas mãos das fabricantes, que têm de testar a compatibilidade dos telemóveis com a nova versão e o impacto da actualização do sistema operativo e portar as aplicações, obtendo depois a certificação da Google. Mas operadoras móveis têm também um papel importante na facilitação do processo de actualização aos seus clientes, assim como na divulgação da informação.
E todos têm de trabalhar rapidamente para acelerar o processo, até porque a nova versão do Android, que tem o nome de código Gingerbread, deve ver a luz do dia ainda em 2010...
Tal como acontece um pouco por todo o lado, as operadoras móveis portuguesas não têm sido muito pró-activas na partilha de dados sobre as actualizações disponíveis, normalmente via download, e alguns dos telemóveis comercializados têm ainda versões antigas instaladas, desde o Android 1.5 e 1.6, que não gozam das melhorias introduzidas nas versões mais recentes.
Questionadas pelo TeK a Optimus, TMN e Vodafone esclareceram porém os seus planos de actualização para alguns dos smartphones em comercialização, que hoje partilhamos com os leitores para que possam saber quando actualizar o Android.
No caso da Optimus os equipamentos com a versão mais recente são o HTC Desire e o Samsung Apollo, ambos com o Android 2.1. A operadora do Grupo Sonaecom ainda está a estudar a possibilidade da sua estrela mais recente nesta área, o Optimus Boston AndroidTM (que o TeK já testou), ser actualizável "em breve.
[caption][/caption]
Este modelo, lançado há cerca de um mês, tem ainda a versão 1.6 do sistema operativo móvel, mas isso não desmotivou muito os utilizadores que esgotaram o stock em apenas um mês, como comunicou ontem a empresa. Embora a Optimus não partilhe os números de Smartphones Boston vendidos, a operadora adiantou ao TeK que foram milhares, e que em Agosto tenciona reforçar o stock.
O Sony Ericsson Xperia X10 é outro dos Androids na oferta da Optimus também com a versão 1.6, mas este já tem uma janela temporal definida para o upgrade, que deve acontecer só no último trimestre do ano.
A TMN foi mais rápida. O TMN a1, o primeiro Android de marca "cunhada" por uma operadora móvel a ser lançado em Portugal, já pode ser actualizado para a versão 2.1 do sistema operativo através da página do telemóvel no site da TMN. A actualização do sistema operativo do a1, que trazia o Android 1.5 pré-instalado, foi uma das questões colocadas pelo TeK aquando da análise do telefone em Maio, mas na altura a operadora do Grupo PT ainda não tinha resposta.
[caption][/caption]
A empresa lançou entretanto um novo smartphone com a sua marca, o TMN Soft Stone, que já tem pré-instalado o Android 2.1.
Quanto à actualização para a versão 2.2, que tem o nome de código Froyo, a TMN responde que "é ainda precoce estarmos a tecer qualquer comentário sobe o assunto, dado que neste momento apenas o Google Nexus One suporta a versão Android Froyo 2.2", mas garante que logo que haja disponibilidade comercial para esta versão estará atenta para apresentar aos seus clientes o portfólio mais completo a cada momento.
[caption][/caption]
A Vodafone já tem, porém, traçado o calendário para o upgrade de alguns modelos de terminais para o Android 2.2, nomeadamente o Vodafone 845, fabricado pela Huawei, mas com marca da operadora.
[caption][/caption]
O smartphone Android mais barato do mercado já tinha pré-instalada a versão 2.1 do Android, mas pode ser actualizado para o FroYo em data a definir, através de download. Já o HTC Desire, que faz parte da oferta da Vodafone, tem a actualização planeada para Setembro, via Wi-Fi ou 3G.
No caso do SonyEricsson Xperia™ X10 e X10 mini pro a Vodafone esclarece que o upgrade para já é apenas para a versão 2.1, e está marcada para o terceiro trimestre de 2010. Quem quiser o 2.2 terá de esperar até ao início de 2011.
Embora não completa, esta é a lista possível das actualizações para a nova versão do Android, mas o TeK promete manter-se atento a novos desenvolvimentos nesta área.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Robot Clone leva humanização a novos níveis de realismo com braços e músculos artificiais -
App do dia
Pegada é uma espécie de Tinder versão “quatro patas” para juntar cachorros em matches perfeitos -
Site do dia
Noteey é um recurso online para explorar pensamentos e ideias de forma visual -
How to TEK
Converse diretamente com o Gemini a partir da pesquisa do Chrome e utilize o Google Lens no browser
Comentários