O verão já chegou oficialmente e trouxe uma vaga de calor para aquecer as férias. O tempo convida à praia, ao campo ou para passeios aos meios rurais. Mas isso não significa que temos de deixar para trás a tecnológica. Aliás, existem vários gadgets que foram desenhados exatamente para facilitar o acesso ao entretenimento ou à sua própria utilidade que deve ter em conta.

Assim, entre as propostas que o SAPO TEK reuniu vai encontrar um projetor que promete ser uma opção válida para locais onde não tem acesso a um televisor. Um sistema de carregamento de equipamentos via USB, alimentado por painel solar.

Mas as férias são sinónimo de diversão e por isso não vão faltar as colunas de som portáteis, drones, câmaras de ação e claro, consolas portáteis para que nunca falte o gaming no período de descanso.

Conheça as 8 propostas de gadgets para levar nas férias:

1 – Projetor Samsung The FreeStyle – 578,90 euros – PC Diga

Quantas vezes se viu obrigado a levar um televisor ou monitor para as férias, porque o local onde fica hospedado não tem muita qualidade ou simplesmente não tem? Se optar por um projetor, a sua utilização dinâmica permite resolver a falta de um ecrã, desde que haja uma parede ou teto com área disponível. O The Freestyle da Samsung é uma espécie de canivete suíço tecnológico, capaz de transformar qualquer parede num ecrã de alta definição, permitindo projetar filmes ou jogos.

Também é uma coluna inteligente e candeeiro colorido. Este permite uma rotação de 180 graus, para que seja fácil projetar os conteúdos em qualquer superfície, seja um tento, parede ou mesmo no chão ou mesas, descartando qualquer outro ecrã. Além de poder projetar imagens até 100 polegadas, o projetor tem um sistema sonoro com graves nítidos e sem distorção. Tem um alcance sonoro de 360º, prometendo uma experiência de som cinematográfica aos utilizadores.

2 – Consola portátil (Switch, Steam Deck, ROG Ally)

As consolas portáteis já se tornaram companheiras ideais para qualquer cenário e nas férias pode ser a fonte de muito entretenimento, seja sozinho ou acompanhado. A Switch seria uma escolha óbvia para levar nas férias, mas agora já pode pensar também em levar a sua biblioteca do Steam para qualquer lado graças à Steam Deck e à recém-lançada ROG Ally.

Deverá considerar o seu orçamento e plataformas preferidas para jogar, se na Switch ou no PC e escolher a consola ideal. No caso da Ally poderá ainda aceder às lojas do Xbox Game Pass, Epic e tudo aquilo que consiga instalar no Windows 11, o sistema operativo da consola. E porque não, utilizar as consolas de PC como centro multimédia para assistir a filmes e séries?

3 - Mini Drone DJI Tello Boost Combo – 169,99 euros – Worten

Com uma autonomia de até 13 minutos de voo, o DJI Tello poderá ser uma primeira proposta para se aventurar aos céus com um drone, durante as férias. Apenas terá de ter cuidado com o vento, uma vez que o aparelho é extremamente leve, pesando 80 gramas.

O drone controla-se através do smartphone e pode atingir velocidades de quase 30 km/h. Apesar da bateria com autonomia limitada, pode sempre adquirir unidades extra, que rondam os 25 euros, sendo muto fácil de substituir e voltar à ação com o equipamento.

4 – GO Pro HERO11 Black – 449,99 euros – Loja Go Pro

A Go Pro Hero é uma das câmaras de ação mais populares do mercado, sendo utilizadas em praticamente qualquer cenário, seja a praticar desportos radicais, mas também o registo de momentos em família ou com amigos na piscina, praia ou num piquenique. O seu tamanho reduzido e compacto torna a câmara num amigo perfeito para andar sempre no bolso para gravar as férias.

A câmara GoPro Hero 11 Black grava vídeo a uma resolução de 5,3K a 60 FPS e fotografias a 24,7 MP. É à prova de água até 10 metros, além de ser resistente a quedas. De recordar que a câmara tem uma elevada coleção de acessórios para ser utilizada nos diferentes cenários.

5 – Coluna portátil Sony SRSXE200B – 149,99 euros – Rádio Popular

Para animar as reuniões familiares e amigos durante as férias ou fins de semana durante o verão pode sempre levar uma coluna de som portátil. A Sony XW200B foi exatamente desenhada para ser utilizada em espaços exteriores, conta com tecnologia Line-Shape Diffuser que, segundo a Sony, permite distribuir o som de uma forma mais uniforme e com um maior alcance.

A coluna pode ser utilizada tanto na vertical como na horizontal, dispondo de uma pega para facilitar o transporte. Tem 16 horas de autonomia e suporte a carregamento rápido, o que a torna num companheiro sempre presente durante as férias. A coluna tem certificação IP67, sendo à prova de pó e de água até um metro durante meia hora.

6 – Painel Solar 50 Watts para campismo – 170 euros – Decathlon

Só sabemos a falta que faz uma tomada quando estamos no meio de nada e falta a bateria de um equipamento. Os parques de campismo, apesar de serem atualmente mais sofisticados em acessibilidade tecnológica, são um exemplo de como um painel solar pode dar muito jeito.

A Decathlon tem um modelo de 50 Watts criado para o campismo, gerando energia através do seu painel solar para carregar equipamentos através de USB, tais como lanternas, telemóveis ou power banks. Tem duas portas USB-A, uma porta USB-C e ainda uma saída CC de 18,5 V. O equipamento pretende ser fácil de usar, bastando abrir o painel e virá-lo contra o Sol. Tem uma pega que facilita o transporte e pesa 2,2 quilos.

7 - Smartwatch Mi Watch – 79,99 euros – Loja Xiaomi

Para que não lhe falte o acesso ao fitness, ou pelo menos umas caminhadas ou corridinhas para aliviar o almoço, nada como ter sempre no pulso um smartwatch. O Mi Watch pode ser um companheiro de férias, oferecendo uma autonomia até 22 dias e é à prova de água até cinco metros.

Conta com um ecrã AMOLED de 1,39 polegadas e GPS integrado. A fabricante diz que o smartwatch tem mais de 100 modos desportivos, controlo de calorias queimadas, além das habituais funcionalidades de saúde, incluindo a monitorização do sono, do stress, o oxigénio no sangue ou a frequência cardíaca.

8 – Apple AirTag – 38,99 euros – Worten

E porque a segurança também é importante, as etiquetas inteligentes podem ser uma ajuda para ter uma maior tranquilidade durante as férias. Se tive um animal de estimação que possa fugir, uma mala que se venha a extraviar durante a viagem ou qualquer outra situação inesperada, através de uma AirTag da Apple é possível fazer um tracking. E neste caso, o iPhone pode conduzi-lo diretamente até à etiqueta, graças à própria rede Find My da Apple.

E caso alguém encontre o objetivo e detete a etiqueta pode contactar o utilizador bastando tocar na mesma com um smartphone compatível, via NFC.