Entre televisões que impressionam pelo tamanho, pelas curvas ou pela nitidez da imagem; processadores que prometem potenciar cada vez mais a capacidade dos telemóveis; eletrodomésticos que falam com smartphones e carros que querem falar com telemóveis, as tecnologias de usar asseguram destaque.



Aqui pelo TeK já lhe demos nota de algumas das inovações que, ainda a feira não tinha arrancado, já mostravam que o segmento assumiria um destaque especial. Há vários exemplos que o demonstram, mas ficamos pela escova de dentes que manda para o smartphone informação sobre hábitos de escovagem e o seu impacto na saúde oral.



A LG é uma entre muitas fabricantes a piscar o olho ao mercado do fitness, que aparenta ser uma das grandes oportunidades para esta nova onda de gadgets de "vestir".


A fabricante asiática apresentou em Las Vegas uns auscultadores que permitem monitorizar batimentos cardíacos e a LifeBand Touch, uma pulseira ao estilo FuelBand que, tal como o gadget da Nike, monitoriza um conjunto de indicadores durante a prática de atividades físicas. Conta passos, distâncias ou calorias queimadas com o exercício, mas também permite atender chamadas ou controlar o leitor de música de um dispositivo Android ou iOS com suporte para Bluetooth 4.0.


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Os auscultadores que medem pulsações serão compatíveis com várias aplicações, para além da LG Fitness App, como o RunKeeper ou o MyFitnessPal.

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Os novos gadgets da LG não tem data de lançamento ou preço conhecidos, para já. Espera-se que sejam lançados a meio do ano, mas na verdade podem não ser. No ano passado a empresa mostrou na mesma feira uma outra pulseira, que permitia ler SMS, receber chamadas ou monitorizar batimentos cardíacos. Pelo menos até à data, este Smart Activity Tracker não chegou às lojas.

Mas a aposta em pulseiras que monitorizam a atividade física não fica por aqui. Também a Garmin apresenta um produto na mesma linha, a Vivofit. O gadget é à prova de água (até uma profundidade de 50 metros) e funciona com baterias recarregáveis. A bateria tem uma duração de cerca de um ano, garante a marca.


O dispositivo foi desenhado para recolher informação sobre os hábitos do utilizador, em termos de atividade física e a partir dessa informação define objetivos diários de treino, que vão sendo revistos à medida que o utilizador os alcança. Recolhe a informação habitual neste tipo de gadgets, sobre distâncias percorridas ou calorias gastas. Será lançado durante o primeiro trimestre e custará cerca de 130 dólares.

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A Sony também se juntou ao grupo de empresas que apostou no lançamento de uma bracelete para monitorizar a atividade física, em mais uma investida numa gama de produtos a que chama SmartWear. A nova SmartBand não tem ainda preço conhecido, sabe-se apenas que poderá chegar às lojas em meados do ano e em várias cores.



A pulseira é à prova de água e tem a habitual capacidade de registar diversos dados relativos à atividade física que o utilizador tem a cada dia, intencional ou rotineira: os passos que dá, os metros que com isso percorreu e o impacto que isso teve no seu organismo, como a perda de calorias ficam registados.


Tem ainda a particularidade de permitir que o pequeno sensor onde estão centralizadas as capacidades de monitorização do equipamento seja retirado da pulseira para ficar preso à roupa. Funciona com a aplicação Lifelog, para Android.

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A Pebble é outra estrela dos gadgets wearable na CES. Lançou o seu primeiro relógio inteligente na sequência de uma campanha de crowdfunding, onde conseguiu angariar mais de 10 milhões de dólares. Agora escolheu a feira para lançar uma nova versão do relógio, com um ecrã multicolorido, Gorilla Glass e braceletes em aço ou pele.


O modelo chama-se Steel e as principais diferenças face ao relógio original estão mesmo nos materiais e no design, que também justificam um aumento do preço, para cerca de 250 dólares.
A empresa também anunciou a estreia da sua própria loja de aplicações, que estará operacional até final do mês e que tem como objetivo potenciar o desenvolvimento de aplicações para a plataforma.

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Fechamos com uns óculos inteligentes da Epson, outro gadget acessório que tem feito sucesso neste novo segmento de produtos e que já centra propostas de vários fabricantes. A Epson já tinha apostado nesta área, agora avança com um segundo modelo.


Face ao modelo antecessor, os Moverio BT-200 reduzem dimensões em cerca de 60% e integram um ecrã de 960x540 pixéis. Integram um sistema de projeção LCD e vários sensores, que preparam o dispositivo para dar uma resposta melhorada em várias tarefas, como sejam jogar.


Em termos de conetividade funcionam com ligação Wi-Fi e Bluetooth e podem receber mais conteúdos através de um cartão microSD. O Android é a plataforma de software de suporte, aqui na versão 4.0. Ainda não têm data de lançamento.

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Hoje demos apenas alguns exemplos de gadgets "para vestir" mas pela CES têm passado muitas mais propostas.Se nesta lista não estão as que mais gostou, partilhe-as connosco na caixa de comentários.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico