A Time distinguiu recentemente um conjunto de 50 websites. Para a revista foram as melhores moradas do mundo em 2008 e por isso quem anda a navegar deve mesmo conhecer. Seja pela utilidade, pela originalidade ou mesmo pela piada, os eleitos têm corrido mundo.

Nós também espreitámos. Navegámos e tirámos as nossas conclusões. Para quem ainda não teve tempo de consultar a lista original ou prefere conhecê-la com um toque mais português, nos comentários e no que se refere ao potencial interesse para quem acede a partir de Portugal, aqui vão 10 sugestões.

Deixamos a ressalva, embora seja óbvia. A maior parte das moradas abrigam conteúdos em inglês, salvo raras excepções que já estão disponíveis em português. Essas são também as mais conhecidas e com um número de utilizadores já largo.
[caption]Nome da imagem[/caption]

Howcast. É o segundo site da lista desta selecção de melhores do mundo - o primeiro é um comparador de preços de combustíveis para os Estados Unidos - e utilidade é a melhor palavra para o descrever. Não sabe mudar fraldas descartáveis? Transformar um vodka barato numa bebida decente? Proteger a comida de animais enquanto está num acampamento? Pois é. Aqui pode ajudar a esclarecer estas e outros dúvidas com vídeos bem humorados.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Comprou um gadget que acha o máximo. Está tão entusiasmado que gostava de partilhar a experiência com outros, ou pelo contrário gostaria de saber se alguém já tem aquele equipamento que viu em qualquer lado e está mortinho por comprar. Vá ao Like Totally Love It e encontre comentários sobre o gadget que planeia comprar ou coloque os seus próprios. Todas as entradas estão associadas a endereços de lojas online para que quem fica muito entusiasmado com as sugestões as possa comprar logo. Todas as entradas podem ser votadas por outros utilizadores. Se é um site muito útil? Talvez não mas que é uma morada com algumas curiosidades para descobrir, isso é. Na lista da Time o Like Totally Love It é o terceiro site referido.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Outro destaque interessante na lista da Time vai para a Wikitravel. É talvez uma das moradas mais conhecidas nesta meia centena mas é sem dúvida um endereço a reter. A Wikitravel, o sétimo destaque da Time, está recheada de guias de viagem que podem de facto ser uma ajuda útil para quem está a preparar uma viagem. Tem resposta para questões mais genéricas ou questões mais específicas, que alguém já precisou de ver respondidas. Uma grande vantagem da plataforma é que a grande maioria da informação está sempre actualizada.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Não podia faltar na lista uma morada que nos ajudasse a cuidar da linha. É isso que faz o Zeer. A ideia é dar às pessoas uma ideia concreta do que estão a fazer quando escolhem determinado produto para comer. Por exemplo. Apetece-lhe um pacote de batatas fritas mas preferia tomar primeiro consciência dos ingredientes e do que acham daquela marca outros utilizadores. O Zeer diz-lhe, sem rodeios. Estão listados 30 mil produtos. Claro que a ideia não se alimenta às custas das prateleiras dos supermercados portugueses mas também estão listados produtos comercializados em Portugal. Mais do que isso o conceito é engraçado. O site é o nono da lista da Time.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Já pensou em fazer a árvore genealógica da família? Se já pensou sabe que há algumas opções gratuitas na Internet que facilitam a organização da informação que vai conseguindo reunir. A Time destaca uma delas pela simplicidade de utilização, o Geni, listado na 19ª posição da tabela dos melhores sites do mundo. Uma das características da aplicação acessível a partir daí é a possibilidade de convidar outros a participar na construção da àrvore que o levará aos primórdios da família.

[caption]Nome da imagem[/caption]

As alternativas aos serviços mais famosos da Internet para aquelas tarefas que há três anos ninguém precisava de realizar e hoje já quase mão dispensamos, tipo, ver uma rua que temos de visitar para realizar um trabalho ou comprar algo. Este é o tipo de tarefa que facilmente nos leva a pensar no Google Street View, mas há alternativas, para além daquelas que têm tanto destaque mediático com a da Google, claro. A Time destaca na vigésima posição da sua tabela do MapJack. A qualidade da imagem é um dos atractivos mais interessantes do serviço que quer fazer concorrência aos gigantes do mundo online. A intuitividade das ferramentas de navegação também é de destacar.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Menos útil e de carácter mais lúdico mas sem duvida curioso é o Nymbler. Para quem está a escolher um nome para o bebe é o local ideal para dar uma saltada e ficar a saber a origem de um nome e as características que lhe estão associadas. Se lhe faltam ideias concretas mas sabe de que sons mais gosta escreva alguns nomes que o serviço responde-lhe com propostas com sonoridade idêntica. Quem está nos Estados Unidos pode ainda saber se corre o risco de encontrar muitas Martas ou Fábios na mesma rua. Para cada nome o serviço - o 23º na lista da Time - disponibiliza um gráfico que mostra a popularidade do nome, ao longe dos anos.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Os arquivos fotográficos pessoais não param de crescer. As máquinas digitais despertam o fotografo que há em cada um de nós mas não deram a todos o conhecimento necessário para fazer os retoques que um fotografo profissional se encarrega de fazer quando passa a imagem para o papel. Como para quase tudo há programas informáticos que podem dar ajuda. Alguns são gratuitos. A Time destaca o Picnik. Serve para corrigir o efeito olhos vermelhos, retocar cores, adicionar efeitos especiais, etc. A simplicidade de utilização desta ferramenta é o que lhe vale o destaque entre outras opções e o 24º lugar da lista.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Há URLs que quase competem com os livros de alguns escritores famosos da nossa praça quando medidos a metro. Muitas vezes faz-nos falta um redutor de URLs para facilitar a sua memorização ou envio. Já há vários serviços a permitir esse milagre da redução de tamanho, tão necessário em algumas situações.
Passamos a sugestão que ocupa o 27º lugar da lista da Time o Tiny URL. A garantia é que em troca de uma morada que nunca mais acaba fica com um endereço composto por um máximo de 20 caracteres.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Vai fazer uma festa. Quer convidar os amigos de forma prática e sem à mensagem de email ter de juntar um bloco e uma caneta para ir apontando as respostas. Use o Mobaganda. O serviço permite duas aparências distintas para criar uma mensagem com os elementos que pretende dar a conhecer. O serviço cria um link que pode enviar para os convidados que através da informação contida na mensagem podem dizer o seu sim ou não. Quem convida tem actualizado no serviço toda a informação que for sendo gerada. Ou seja, quem acedeu ou não ao convite.



Cristina A. Ferreira

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.