Há muitos anos que é assim: o Verão começa e com ele o sol, a praia (ou o campo, conforme os gostos), as merecidas férias (para alguns) e, garantidamente, os festivais de música. Em 2011 não há excepções.



Um pouco por todo o país, transformam-se recintos e montam-se os palcos que irão acolher bandas e "solos" de diferentes géneros musicais. Os cartazes, esses preparam-se desde há muito, tentando garantir atractivos suficientes para chamar ao evento o maior número de visitantes.



Preparados estão também os sites de cada uma das propostas, montras preciosas onde se podem consultar programas e alinhamentos, confirmar datas e preços ou espreitar as sugestões para o melhor tipo de acesso ao local.



Outro tipo de conteúdos como notícias, vídeos ou imagens das edições anteriores também não costumam faltar, a par da tradicional informação sobre os "convidados" propriamente ditos.
Se o tema lhe interessa, vai encontrar nas próximas linhas reunidos os endereços dos principais festivais de Verão, alinhados por ordem cronológica.



A época abre com o Sumol Summer Fest, já esta sexta-feira, dia 25 de Junho. O local de eleição para mais uma comemoração do reggae volta a ser a Ericeira, com direito a camping para os adeptos da "modalidade" e vista privilegiada para o Mar de Ribeira d'Ilhas.



Alborosie e Donavon Frankenreiter fecham cada um dos dois dias do festival, que também tem no alinhamento as bandas Fat Freddy's Drop, S.O.J.A e Natiruts, entre outros. O preço dos bilhetes varia entre os 35 e os 58 euros.



[caption][/caption]

Da Ericeira damos um salto a Monsanto, em Lisboa, onde decorrerá mais uma edição do Delta Tejo, logo no início do mês, a 1,2 e 3 de Julho. Aqui o bilhete diário custa 30 euros e o passe para os três dias 48 euros, dando acesso aos palcos Delta, Santa Casa e Beck'Stage, onde irão actuar Sean Paul, os portugueses Amor Electro e os DJs Pete tha Zouk e Pedro Cazanova, citando alguns dos "atractivos" do primeiro dia.



[caption][/caption]

Apenas dois dias de descanso, e no dia 6 de Julho pode regressar à "tournée musical" deste Verão e deixar-se estar até dia 9, desta feita na companhia do Optimus Alive. Uma nota para dizer que "pode regressar" a 6 de Julho caso já tenha bilhete para esse dia, porque entretanto esgotaram…



Durante os quatro dias de festival vão ser muitos os nomes que irão passar pelos três palcos do Optimus Alive, uns já conceituados como os Coldplay, Foo Fighters ou The Chemical Brothers, e muitos mais para conhecer melhor ou mesmo descobrir.



[caption][/caption]

Na semana seguinte é a vez do Super Bock Super Rock, que regressa ao ("terrível" para estacionar) Meco, este ano tendo como convidados principais os Artic Monkeys, Arcade Fire, Portishead e The Strokes, entre outros.



[caption][/caption]

Os bilhetes custam entre 45 euros (diário) e os 80 euros (passe 3 dias com campismo incluído). As datas a reservar na agenda são 14, 15 e 16 de Julho.



Agosto que é Agosto até pode continuar com outros festivais (e continua), mas começa com o Sudoeste. Desta forma, a Zambujeira do Mar vai voltar a vestir-se a rigor com as cores da TMN (e de outras empresas do grupo PT) nos próximos dias 3, 4, 5, 6, e 7 de Agosto.



[caption][/caption]

Por esta altura, Amy Winehouse e o facto de poder não actuar, ao contrário do que estava previsto, marcam a actualidade do festival, que contudo terá outros "argumentos" - a escolher entre mais de 50 opções -, para conquistar os milhares de visitantes que todos os anos se deslocam à Zambujeira.



A ronda do TeK dos endereços dos principais festivais de Verão termina a norte de Portugal com Paredes de Coura. Entre 17 e 20 de Agosto passam pelo palco da Praia fluvial do Tabuão Wild Beasts, Pulp, Deerhunter, Dead from Above 1979, Crystal Castles, Blonde Redhead, Metronomy e Two Door Cinema, entre outros.



[caption][/caption]

E agora caso para dizer: abram-se as portas!

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.