Já é habitual que a "máquina de rumores" que rodeia os produtos da Apple se intensifique à medida que chegam as datas tradicionais de lançamento de novos smartphones da marca, em setembro.

Entre um iPhone 6 ou 5S, não faltam também notícias sobre um modelo lite, em plástico, que pudesse tornar-se mais apelativo a segmentos de baixo custo e garantisse a desejada massificação da marca em países emergentes, onde a Apple continua a perder terreno para a Samsung e a plataforma Android.

Sem querer juntar "achas à fogueira", hoje reunimos alguns dos principais rumores que têm circulado sobre o smartphone. Quem quiser pode escolher entre os mais plausíveis, porque como é habitual alguns estarão certos e outros completamente errados...

6 de setembro é a data marcada?

Este parece ser um elemento quase unânime nas últimas notícias que vieram a público. A notícia terá sido avançada num blog alemão, que dá como certo o dia 6 de setembro para o anúncio do novo smartphone.

À marcação não é estranho o facto de ser o início da principal feira de eletrónica de consumo na Europa, a IFA, onde a Samsung normalmente participa em força e poderá lançar novos equipamentos...

Existem também outros elementos históricos a considerar: o iPhone 5 foi lançado também no início de setembro, mais precisamente a 12 de setembro de 2012, e o iPhone 4S foi anunciado uns dias mais tarde, a 4 de outubro, mas ainda a tempo da época áurea das compras de eletrónica.

Ecrãs de maior dimensão?

O Wall Street Journal garantiu na semana passada que a Apple está a testar ecrãs de maior dimensão para o iPhone e iPad. O que não é estranho à medida que os smartphones esticam para tamanhos que se aproximam das 5 e 6 polegadas, sobretudo se considerarmos as 4 polegadas do iPhone 5, que já tiveram um aumento face ao iPhone 4S...

Na versão tablet, o iPad de 9,7 polegadas de ecrã tem também espaço para crescer, aproximando-se de modelos de 10 ou 11 polegadas da concorrência, mas há que recordar que o último movimento foi para a redução, com o lançamento do iPad mini.

iPhone 5S ou 5C? Ou ambos?
Em janeiro surgiu a hipótese de um iPhone Math, um nome que entretanto foi abandonado, mas na sequência de números e letras que tem pautado as novas versões do iPhone a lógica aponta para a possibilidade de ser lançado este ano um iPhone 5S e não um iPhone 6.

Agora surgem indícios de que pode estar na calha um iPhone 5C, um modelo mais barato, com embalagem em plástico, dirigido ao mercado de baixo custo e a mercados emergentes. E mesmo a consumidores europeus que não conseguem comprar o dispositivo atual.

Uma foto publicada no fórum chinês WeiPhone assim parece demonstrar...

[caption]iphone 5c[/caption]

Alguns rumores anteriores já sugeriam a possibilidade da Apple lançar um iPhone Mini, iPhone Lite ou iPhone C, um novo aparelho que poderia ter várias cores, um ecrã de 3,5 polegadas e uma câmara de 5 MP.

Uma proposta de um modelo em plático é hoje corroborada com o relatório da investigação às condições laborais de um dos parceiros da Apple, a Pegatron, indicando-se no documento que os colaboradores estavam a colocar a pelicula protetora da capa de plástico do novo modelo.

Um vídeo publicado no Youtube, que reproduzimos abaixo, já faz a comparação entre os modelos de plástico e os metálicos.

Melhorias no iPhone 5S
Para além de um ecrã de maior dimensão, o novo iPhone 5S (assumindo que assim será designado) vai ter poucas mudanças em relação ao modelo anterior, o que já era esperado, mas deve ser fácil fazer as contas para melhorias a nível da velocidade do processador, da capacidade da bateria e da câmara fotográfica.

[caption]iphone[/caption]
Estas são as áreas onde os rumores se têm centrado, apontando para uma câmara com sensor de 12 Mpxls e flash LED duplo.

O processador A7, desenhado pela Apple, é indicado pelo site MacRumours como presença garantida no novo modelo.

Algumas das mudanças serão também "por dentro" com novas funcionalidades, mas essas não são tão interessantes para a máquina de rumores...

Os preços são também um fator fundamental, mas os valores "low cost" podem não descer abaixo dos 300 dólares.

Para já ficamos aqui nas especulações, mas pedimos aos leitores para fazerem bom uso da caixa de comentários abaixo e continuarem a partilhar rumores…

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.