Não é propriamente um ranking que sofra muitas alterações ao longo do tempo, mas também por isso é indicativo das preferências dos portugueses que navegam na Internet. O TOP dos 10 sites mais vistos em Portugal é composto por endereços que dão acesso a serviços de pesquisa, redes sociais, informação e divertimento.

À cabeça da lista apurada mensalmente pelo NetPanel da Marktest está o Google que domina quatro posições da tabela. Primeiro, com o endereço para o domínio português do serviço de pesquisa, no terceiro lugar da tabela com a morada internacional (.com), e na sexta e sétima posições com o domínio português que conduz ao serviço de pesquisa de imagens e ao serviço de email, o Gmail. As quatro moradas da Google foram no mês de Junho acedidas 7,4 milhões de vezes.

Com destaque significativamente menor há outra repetente na tabela, a Microsoft, que se faz representar através da porta de entrada para os serviços Live (em login.live.com) e com a versão portuguesa do site MSN, nos segundo e décimo lugar da tabela. Em conjunto, ambos os endereços foram visitados por 3,2 milhões de utilizadores.

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A primeira - e única - posição nacional da tabela é ocupada pelo SAPO que é o sétimo mais visitado por quem foi à Internet no passado mês de Junho. Mais de 1,1 milhões de internautas passaram pela plataforma de conteúdos da Portugal Telecom, que também aloja o TeK.

Antes do SAPO, há ainda espaço para registar outras preferências de quem navega. Sem surpresas, o YouTube e o Hi5. O primeiro sobejamente conhecido como a plataforma de vídeos mais popular do mundo e o segundo como a rede social mais usada em Portugal. O TOP 10 fecha com a Wikipedia, a enciclopédia colaborativa que oferece versões em 10 línguas, português incluído, na nona posição.

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Mas quando a análise dos 10 sites mais vistos na Internet em Portugal (e não só) se restringe apenas a sites portugueses, encontramos outros dados. A Alexa, uma empresa internacional de monitorização de tráfego na Internet que disponibiliza de forma gratuita as suas análises, apura o seguinte ranking, para o mês de Junho:

1- A Bola

2- Record
3- O Jogo
4- Clix
5- Priberam
6- RTP
7- Instituto de Meteorologia
8- Ministério da Educação
9- Jornal de Notícias
10- Caixa Geral de Depósitos

Fica óbvia a clara preferência dos portugueses por sites desportivos. Todos os três endereços desportivos revelam um crescimento da audiência ao longo dos últimos três meses e sempre que estão acessíveis através de canais, que não o endereço directo, essa não é a forma preferida de acesso para os consumidores.

Ao longo dos últimos meses foram ainda revelados mais alguns dados que permitem conhecer as preferências dos portugueses quando vão à Internet, em áreas específicas. Também divulgados pela Marktest, estes números referem-se aos endereços com maior número de utilizadores únicos.

Mais visto na educação (Janeiro a Maio): www.prof2000.pt

Mais visto na saúde (Janeiro a Março): www.manualmerck.net
Mais visto no sector automóvel (Janeiro a Maio): www.standvirtual.com

Mais visto na informação (Fevereiro): www.abola.pt

Nota: Os dados da Marktest são apurados junto de painéis de utilizadores domésticos residentes no continente, com mais de 4 anos.

Nota de redacção: A notícia foi alterada no que se referia à soma dos utilizadores únicos dos sites da Google, presentes no top 10 de sites mais vistos, para clarificar a ideia a transmitir com os valores referidos.