Há um ano e meio atrás eram poucos os terminais no mercado com suporte à quarta geração móvel (4G). Poucos e demasiado caros para aproveitar em pleno as suas funcionalidades como tal, dada a baixa taxa de cobertura geográfica da tecnologia.

Para grande parte dos utilizadores, as promessas de acréscimo de velocidade e de estabilidade da rede garantida ainda não determinavam minimamente as suas escolhas, como uma votação realizada entre os leitores do TeK confirmou.

As possibilidades de escolha entretanto mais do que duplicaram, o preços estão mais baixos e a cobertura de rede foi alargada, tendo sido anunciada recentemente a chegada do 4G a mais 480 freguesias.

Dadas as condições reunidas, a esta altura já poderá justificar-se a compra de um terminal com suporte à quarta geração móvel. Pondere as escolhas consultando as zonas já cobertas com a tecnologia. O TeK vai ajudá-lo a comparar alguns preços.

Modelos abaixo dos 200 euros, não encontrámos, é verdade, mas encontrámos algumas propostas abaixo dos 250 euros.

[caption][/caption]

A TMN acaba de adicionar à sua oferta o LG Maximo F5, que na loja online da operadora leva o preço de 239,90 euros.

O telefone tem ecrã tátil de 4,3 polegadas, processador dual core de 1,2GHz, integra a versão 4.1 do Android (Jellybean) e oferece 4G com velocidades de download até 100 Mbps e de upload até 50 Mbps.

[caption][/caption]

O Maximo F5 vem juntar-se ao modelo de marca própria TMN smart a60, que tem o mesmo preço (239,90 euros), disponibilizando ecrã de 4,5 polegadas, processador dual core de 1,5 GHz e câmara de 8 megapíxeis.

Ainda dentro das duas centenas de euros, na TMN online pode comprar o Samsug Galaxy Express, que custa 289,90 euros. O sistema operativo é Android 4.1, o ecrã Super Amoled plus de 4,5 polegadas e o processador dual core de 1,2 GHz.

[caption][/caption]

A Optimus também tem propostas 4G abaixo dos 250 euros: o modelo de marca própria Boston - já testado pelo Tek. O ecrã tem 4,5 polegadas, integra processador dual-core de 1,2GHz, câmara de 8 megapixeis e o sistema operativo é o Android na versão 4.1.

No limite dos 300 euros tem à disposição o Nokia Lumia 625 (299,90 euros) com sistema operativo Windows Phone 8, ecrã touch LCD de 4,7 polegadas, processador dual-core 1,2 GHz, câmara de 5 megapixéis e memória de 8GB.

[caption][/caption]

Na oferta que mostra online, a Vodafone não tem qualquer smartphone 4G cujo preço se situe abaixo dos 250 euros. Nem dos 300.

O modelo com suporte a redes de 4ª geração mais barato no portfólio da operadora gerida em Portugal por Mário Vaz é o Xperia SP, que custa 349,90 euros (o mesmo que na loja online da TMN). O smartphone da Sony oferece ecrã de 4,6 polegadas, processador dual core de 1,7 GHz, velocidades de download até 100Mbps. O sistema operativo é o Android 4.1 e a memória interna é de 8GB.

Os restantes 12 modelos do portfólio da Vodafone têm todos preços acima dos 400 euros. Os restantes 12 modelos do portfólio 4G atual da Vodafone têm todos preços acima dos 400 euros. De qualquer forma, a julgar pelos rumores que têm circulado - e que conheceram esta segunda-feira mais um desenvolvimento segundo o Engadget -, estará para breve o lançamento de um modelo 4G de marca própria, a custos muito mais em conta.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.