Ninguém parece ficar indiferente ao fenómeno do microbloging, protagonizado de forma inequívoca pelo Twitter apesar da existência de outros serviços. Ainda na semana passada Bill Gates e a Estação Espacial Internacional aderiram ao serviço, separadamente, mas ambos "elegantemente atrasados".

O fundador da Microsoft usou a fórmula "Hello World" para comunicar o seu primeiro tweet enquanto os astronautas preferiram o "Hello Twitterverse!" e já brindaram os mais de 24 mil fãs com informação tão interessante como o pedido do pequeno almoço....

No caso de Bill Gates não é fácil encontrar o perfil verdadeiro do guru que agora dedica grande parte do seu tempo à Fundação filantrópica Bill&Mellinda Gates, sobretudo porque há largas dezenas de perfil falsos com o seu nome. Mas há que admitir que tem gerado um elevado interesse da comunidade, contando já com mais de 337 mil seguidores, apesar dos escassos 16 tweets publicados...

[caption]Bill Gates twitter[/caption]

É certo e sabido que as ideias mais estranhas e as situações mais bizarras têm marcado lugar no Twitter à medida que a ferramenta de microblogging se populariza e assume a categoria de vício para muitos utilizadores.

A necessidade de se manter permanentemente em contacto e a falta de ideias são uma associação que torna penosa a publicação constante de Tweets, gerando "invenções" que tocam os limites do ridículo, quando outras o ultrapassam de forma clara.

Hoje decidimos reunir alguns dos Tweets mais estranhos, sejam em conteúdo, forma ou local geográfico a partir de onde são enviados, uma lista que naturalmente não é exaustiva e que convidamos os leitores a animar com as suas sugestões.

Se quisermos começar por apontar os tweets de acontecimentos felizes podemos incluir nesta categoria muitos posts de quem finalmente descobriu uma solução para um problema que ocupava a sua mente há muito tempo, foi pai/mãe, encontrou o amor da sua vida, um emprego bem pago ou até o gato perdido.

Uma das mais noticiadas recentemente foi o caso de um noivo que atrasou a cerimonial resposta "Sim, aceito" para actualizar o seu Twitter e o Facebook antes que a notícia perdesse a actualidade...

Danna Hanna, que tem o nick name TheSoftwareJedi, tem mais de 3 mil tweets publicados mas sem grande popularidade, apesar do facto que poderia ter dado origem a um divórcio antes da concretização do casamento...

Num registo mais "colorido", um estudo recente indica que 36% dos jovens colocam um tweet e actualizam o Facebook depois de terem relações sexuais, não obrigatoriamente para dar conta do sucedido mas certamente num espírito alegre.

No extremo oposto está o tweet mais mórbido, que gerou enorme polémica nos últimos meses, quando uma mãe colocou a informação da morte do seu filho de 2 anos por afogamento enquanto os paramédicos ainda tentavam uma recuperação. "Por favor rezem como nunca, meu filho de 2 anos caiu na piscina", escreveu Shellie Ross que mais tarde colocou online uma imagem da criança.

[caption]Nome da imagem[/caption]E o que dizer de um grupo de geeks japoneses que criou o "Akiduki Pulse box", um aparelho que automaticamente comunica o batimento cardíaco do utilizador para o seu perfil no Twitter? Assim todos os contactos podem receber a mensagem do falecimento "em directo".

O Projecto Koress oferece pouca informação em inglês e continua à procura de uma forma de comercializar a ideia, que tem todo o potencial para ser um sucesso...

Outro tweet "negro" é o que dá a informação da morte de Michael Jackson, que está na lista de um dos posts mais republicados de sempre, ou o alerta falso que este fim de semana circulou com a notícia da morte de Johnny Depp, um hoax que a rede ajudou a propagar.

Mas o serviço de microbloging serve também de ponte rápida de ajuda, como prova a recente intervenção e mobilização gerada depois do sismo do Haiti.

Igualmente bizarros são muitas vezes os lugares escolhidos para actualizar o Twitter. Marte e o Espaço são exclusivos da NASA, que tem uma conta para a MarsPhoenix e outra para os astronautas, que já referimos acima, mas sabe-se também - de fontes identificadas - que muitos utilizadores verificam e actualizam o seu Twitter na casa de banho.

Em Toronto existe mesmo um local mais preparado para esse fim, o hacklabTOilet para quem tem necessidade de usar a Internet e, pasme-se, tem mais de 700 utilizadores interessados em saber os pensamentos de quem se senta naquela sanita....

[caption]Nome da imagem[/caption]

E se "na Internet ninguém sabe se és um cão", como diz a famosa frase do cartoon de Peter Steiner que se tornou um ditado na Web, muitos animais de estimação têm também posto certo no Twitter, como é o caso do gato persa de Gus e Penny, que tem quem conte a (emocionante) história do seu dia a dia no Twitter. Das sestas à manicura.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Sempre que não estão em casa os donos deste mediático gato usam um colar com tag RFID para saber a localização do felino e uma webcam vai tirando fotos que são colocadas online. E para quem tem dúvidas sobre a sua sanidade, acrescentamos já que não é caso único.

As plantas não ficaram para trás e pode encontrar um perfil de um tomateiro de Boston que usa um kit que avisa o dono, pelo Twitter, sempre que precisa de ser regado. Os kits são vendidos online mas há também instruções se sentir uma necessidade urgente de "comunicar" com as suas plantas.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Há certamente muito mais situações estranhas a relatar, mas a originalidade conta para garantir seguidores, como se reconhece também nos prémios para as melhores mensagens, que estão a ser promovidos, os Shorty Awards.

E renovamos o convite: deixe na caixa de comentário a referência a outras situações menos ortodoxas...

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.