Os chamados outlets têm-se mostrado uma boa alternativa para as marcas e para os consumidores: se por um lado sobram sempre restos de colecção, mesmo após o período de saldos, por outro não faltam pessoas interessadas nesses produtos, cujo preço sofre reduções excepcionais, que podem chegar até aos 90 por cento de desconto face ao preço original.

Depois de ganhar popularidade no espaço físico, o conceito de outlet tenta somar adeptos na vertente electrónica, existindo já alguns exemplos de grande sucesso, talvez ajudados pela recessão económica que se faz sentir - ou que se “fez” sentir, segundo o que alguns já defendem.

Os outlets virtuais funcionam, contudo, com regras ligeiramente diferentes dos seus “homónimos“ offline. Se os últimos são de acesso público, podendo ser frequentados por qualquer cidadão que o pretenda fazer, a vertente online do sistema é de acesso restrito, funcionando normalmente por convite.

Ao que indicam os seus responsáveis, a estratégia visa assegurar alguma exclusividade e preservar o posicionamento das marcas que se associam a estes serviços.

A maior parte destes outlets - ou destes “clubes de vendas online”, como preferem chamar-se - disponibiliza roupa e acessórios, mas há também quem aposte artigos para o lar e na electrónica de consumo, nomeadamente um projecto de cariz nacional.

Convidamo-lo a conhecer o conceito - ou mesmo a usufruir dos descontos - sugerindo-lhe a visita a alguns espaços online, entre sites portugueses ou com representação em Portugal e alternativas oferecidas a partir de outros países.

Clubefashion.com

[caption]Clubefashion.com[/caption]

O Clubefashion.com apresenta-se como “o primeiro clube fechado de moda online em Portugal”. Os descontos variam entre os 30 a 70 por cento e são válidos para diferentes marcas, nomeadamente de electrónica.

Para se tornar membro tem de ser recomendado por alguém que já o seja ou inscrever-se através de convite directo do clube.

BuyVIP

[caption]BuyVIP[/caption]

O BuyVIP é um grupo europeu que actualmente actua em Espanha, Portugal, Alemanha, Áustria e Itália.

A oferta está circunscrita às vendas de vestuário e complementos, com os descontos a variarem entre os 30 e os 70 por cento.

O site funciona mediante o lançamento de campanhas, que duram apenas de dois a quatro dias e que só estão disponíveis para membros registados.

Ofertix

[caption]Ofertix[/caption]

Como clube de vendas online assumido, o Ofertix organiza, em exclusivo para os seus sócios, vendas pontuais de “produtos de marca”, oferecendo reduções de até 80 por cento relativamente ao preço de loja.

Os produtos oferecidos são de vários tipos, passando pela moda, desporto, electrónica, joalharia e relojoaria.

A estratégia do Ofertix assenta igualmente em campanhas que se anunciam aos “sócios” por email e que também duram apenas de dois a quatro dias.

Superexclusivo

[caption] Superexclusivo [/caption]

Do outro lado do Atlântico surge o Superexclusivo. Para ingressar neste clube é preciso ser convidado por um sócio já registado. O convite é feito por email.

Também é possível entrar no grupo utilizando os chamados “códigos secretos”, senhas distribuídas entre os parceiros do outlet online que poderão cede-las a terceiros.

Uma terceira hipótese de pertencer a este clube restrito de descontos online em grandes marcas passa pelo registo directo a partir do site para a “lista de espera”. Os responsáveis prometem analisar o pedido e entrar em contacto com o interessado assim que haja vagas…

Patrícia Calé

Nota de redacção: Esta montra foi originalmente publicada a 18 de Setembro de 2009.