Não queremos desanimar ninguém, mas o Verão aproxima-se cada vez mais da "recta da meta". Com a nova estação chegam também as novas propostas das fabricantes, que mostram aquilo que têm andado a preparar enquanto os clientes vão a banhos.

A ideia das "colecções" pode remeter-nos imediatamente para o pronto-a-vestir, mas é verdade que há cada vez mais tecnológicas a optar por uma espécie de renovação periódica de portefólios, que, mesmo sem data marcada, acaba por acontecer mais ou menos pela mesma altura do ano.

Uma das assíduas no que respeita aos lançamentos de Outono é a Canon. Este ano não quis fugir à regra e escolheu o final do Verão para apresentar os seus equipamentos destinados a fotografia e vídeo, que já começaram a chegar às lojas portuguesas.

[caption]IXUS 1000 HS[/caption]

Começamos a exposição de hoje pela nova IXUS 1000 HS, a mais compacta das três seleccionadas, seguindo a linha de outros modelos da mesma gama, mas acrescentando um simpático zoom até 10x, que oferece uma distância focal de até 360mm, segundo a marca.

A objectiva recolhe completamente ao compacto corpo do dispositivo, o que faz do equipamento uma alternativa interessante em viagens em não podemos ocupar muito espaço nem carregar muito peso, até porque "o corpo da lente é produzido em liga de magnésio, material usado nas câmaras profissionais Canon - seis vezes mais resistente do que os tradicionais corpos em plástico - simultaneamente leve e equilibrado", garante a fabricante.

O sensor CMOS incluído apresenta uma resolução de 10 megapixéis, permitindo captar imagens com "extremo detalhe" e imprimi-las em grandes formatos (A3+). Trata-se ainda de um sensor retro-iluminado, concebido para permitir uma maior entrada de luz nas células fotográficas, aumentando a sua sensibilidade em condições de fraca iluminação, o que deverá proporcionar imagens com menos ruído e uma reprodução mais precisa de ambientes pouco iluminados - mesmo sem flash.

[caption]IXUS 100 HS[/caption]

Este é também o mais recente modelo compacto da Canon a incluir aquilo que a marca designa de Sistema HS, uma "combinação de um sensor de alta sensibilidade com o elevado desempenho de processamento de imagem do DIGIC 4", que a fabricante afirma produzir resultados de até 60 por cento menos ruídos que os verificados em modelos anteriores (que não o possuem).

Entre os melhoramentos apontados contam-se, por exemplo, a melhoria das performances ao nível das definições de ISO, cujo máximo vai agora até aos 3200 (quando em modelos semelhantes anteriores não ultrapassava os 1600) se activado manualmente, ou 1600 em modos automáticos. O sistema HS, combinado com o sensor potencializa também as funções rápidas da câmara, que é capaz de disparar continuamente a 3,7 disparos por segundo a uma resolução total de 10 megapixéis.

[caption]IXUS 100 HS[/caption]

Para além da fotografia, que conta com vários modos automáticos e de detecção de cenário, à semelhança de outros equipamentos da marca, esta é a primeira IXUS a gravar vídeo Full HD com resolução 1920x1080p (24fps). A utilização da funcionalidade vídeo comporta também um zoom até 10x e beneficia da captação de som estéreo, estabilização de imagem e de 21 pré-definições de sujeitos em movimento para gravação em modo Automático Inteligente.

[caption]IXUS 100 HS[/caption]

Entre as restantes características da máquina, incluem-se ainda o habitual ecrã LCD, que neste caso é de 3 polegadas (7,5 centímetros), apresenta um formato 16:9 e "uma estrutura em vidro temperado", que o deverá tornar mais resistente e com melhor contraste e reprodução de cor, segundo a Canon. A ligação HDMI é outra das garantias, num equipamento que será colocado à venda este mês, ao preço recomendado de 399 euros.

Também compacta e com um sensor de 10 megapixéis, mas com uma lente capaz de agradar àqueles que procuram um enquadramento onde caibam mais motivos, foi ainda lançada a nova PowerShot S95, com uma objectiva grande angular Canon de 28mm e uma abertura máxima de f/2.0, "desenvolvida segundo os processos e padrões de qualidade utilizados no fabrico das objectivas EF" - usadas nas máquinas profissionais da Canon.

[caption]PowerShot S95[/caption]

Se o zoom óptico não vai além dos 3,8x, entre as vantagens do modelo que vem substituir a S90, conta-se por exemplo, a maior abertura permitida, que possibilita velocidades mais rápidas de disparo e ajuda a evitar a desfocagem em condições de luz fraca.

Outra das características que ajudam a aproximar a utilização deste equipamento ao de uma câmara profissional e a tornam mais intuitiva é o Anel de Controlo da objectiva, que permite o controlo manual de definições como o ISO, abertura e velocidade do obturador, balanço de brancos, focagem manual e zoom.

A câmara também inclui o Sistema HS, que lhe permite captar imagens com ISO elevado (até 12800), dispensando o flash para tirar maior partido apenas da luz disponível, e velocidades do obturador mais rápidas - para captar motivos em movimento com menor risco de desfocagem.

Para contrariar os efeitos das trepidações, o utilizador poderá ainda contar com a ajuda do estabilizador óptico que, segundo a fabricante, distingue as trepidações não intencionais da mão dos movimentos intencionais da mão.

[caption]PowerShot S95[/caption]

Para além de introduzir também, à semelhança da nova IXUS, a possibilidade de filmar em Full HD (1920x1080p e 24fps), este é o primeiro modelo de compactas da Canon a incluir a tecnologia IS Híbrido, que corrige as trepidações (angulares e desvio) próprias de quando se fotografa a curtas distâncias. O sistema "move os elementos da objectiva para compensar os dois tipos de movimento, melhorando drasticamente a eficácia do Estabilizador de Imagem Óptico em fotografia macro", promete a marca.

Também à semelhança do modelo apresentado anteriormente, a câmara conta com ecrã LCD de 3 polegadas, ligação HDMI e vários modos automáticos para captura de imagem, contando também com capacidades mais avançadas como a gravação de ficheiros em RAW. Está à venda por 449 euros.

[caption]PowerShot SX130 IS[/caption]

Para aqueles para quem as distâncias são um problema e não se importam de optar por um equipamento de dimensões um pouco mais generosas para fazer face ao desafio, a fabricante apresenta a PowerShot SX130 IS, sua mais recente câmara compacta super zoom (que substitui a PowerShot SX120 IS).

A sua lente apresenta um zoom de 12x, que vai de grande angular (28mm) a telefotográfico (336mm), num equipamento que integra um sensor de 12.1 megapixéis - e que é também o mais económico do lote de hoje: 219 euros.

O processador é o mesmo incluído nos dispositivos anteriores, o DIGIC 4, bem como o ecrã LCD de 3 polegadas e as capacidades de captação de vídeo - neste caso em HD (720p) e com som estéreo.

Também à semelhança dos outros dois equipamentos, conta com diversos modos de disparo automáticos, capazes de reconhecer cenários e rostos e facilitar a vida mesmo aos fotógrafos menos experientes.

[caption]PowerShot SX130 IS[/caption]

Destaque ainda para aquilo que a marca designa de Modos Criativos e disponibiliza nos vários modelos. Aqui incluem-se, por exemplo, O Efeito Olho de Peixe, que permite aos utilizadores fotografar com o efeito de uma objectiva olho de peixe, com três níveis de distorção (fraco, médio e forte).

[caption]PowerShot SX130 IS[/caption]

Ou o Efeito Miniatura "dá a impressão de uma focagem seleccionada, que, quando aplicada a paisagens, cria imagem com aspecto de modelos à escala", explica a Canon. Os utilizadores podem desfocar determinadas áreas da imagem, em cima e em baixo, enquanto o resto da imagem se mantém focada, resultando em paisagens que parecem modelos à escala. A área focada pode ser movida e o seu tamanho pode ser alterado. Este efeito também ser obtido em disparos verticais, com partes da imagem desfocadas, à direita ou à esquerda.

Este último foi também alargado, pela primeira vez, ao modo vídeo, oferecendo a possibilidade de captar perspectivas de modelos à escala em imagens em movimento com uma resolução de até 720p.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.