Já chegam aos 12 megapixels os sensores que os fabricantes estão a incluir nas câmaras fotográficas, cada vez mais acompanhadas por lentes de maior qualidade, autofocagem e flash. É por isso que o resultado final, as fotos propriamente ditas, têm cada vez mais qualidade, embora não se aproximando das que são obtidas pelas máquinas dedicadas.

Muitos utilizadores já não têm qualquer problema em deixar as câmaras fotográficas em casa e usam os telemóveis para as mais variadas situações: de fotos de paisagens às imagens dos primeiros passos das crianças ou festas de aniversário. A comodidade de trazer apenas um equipamento no bolso compensa algum desalento quando se olha para a qualidade.

Para quem não quer apenas guardar as fotos na memória do telemóvel e descarregá-las para o PC, há cada vez mais serviços online dedicados que permitem fazer o envio directamente para websites, onde a partilha com outros utilizadores é imediata. As vantagens são evidentes, mas os custos do tráfego podem ser elevados, sobretudo se optar por guardar as imagens em boa qualidade.

O SnapZone é um dos serviços grátis que lhe dá espaço para colocar as suas fotos online, numa partilha que já conta com muitos fotógrafos móveis.

O site foi criado em 2004 e promove o espírito de comunidade, com uma galeria onde se podem ver as últimas imagens, um blog e a possibilidade de ver um slideshow. Mas estas componentes é melhor usar no computador...

[caption]Nome da imagem[/caption]

No Fotochatter a ideia é igualmente a partilha de imagens com os amigos, mas com a vantagem da troca de informação e comentários ser feita por SMS. Os amigos da lista de contactos recebem uma mensagem curta a avisar da publicação de uma nova imagem no endereço, onde podem colocar os seus comentários, que depois são enviados de forma compilada para o autor da foto.

[caption]Nome da imagem[/caption]

O Radar também ajuda a criar conversas a partir de imagens partilhadas. As imagens são enviadas como MMS ou anexadas a emails para um endereço atribuído a cada utilizador, ficando depois disponíveis. O site está integrado com outras redes sociais, como o Twitter, Facebook e Flickr.

O serviço está disponível também para iPhone a partir da App Store, com download gratuito.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Outra opção fácil de usar é o Shozu, que permite fazer upload das imagens do telemóvel para vários sites de redes sociais, incluindo o Flickr. O upload pode ser feito via telemóvel, mas também através do computador e a inovação já lhe ganhou um prémio Webby.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Sem grandes diferenças em relação aos anteriores, o Pixpulse convida os utilizadores a enviarem por email as suas fotos e vídeos, alertando depois os amigos para as imagens disponibilizadas e podendo usá-las para colocar em blogs ou em sites de redes sociais. O serviço está ainda em beta.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Mesmo sem intenção de fazer desta lista um directório extenso dos muitos serviços com funcionalidades e filosofias semelhantes, fica ainda a referência para o ZapFrog. Este sapo não tem nada a ver com o portal português, mas guarda as imagens e vídeos, em zaps partilhados online.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Se utiliza outros serviços partilhe também conosco as suas experiências e links.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.