All-in-One é a designação do conceito que, no desktop, designa o esforço de libertar o PC das funções tradicionais e da localização fixa no escritório, para outras zonas da casa, outros domínios do entretenimento. A torre desaparece e ganha relevo a elegância em modelos que querem ser o PC, mas também a TV, o sistema de som, o ecrã da consola, ou mesmo o bloco de notas.

As opções são muitas e a generalidade dos fabricantes não deixa de marcar presença no segmento. Ultimamente, a propósito do lançamento do Windows 7 várias novidades foram anunciadas. Hoje deixamos nota de algumas delas, todas com ecrãs multi-toque.

A HP foi uma das fabricantes que actualizou a linha TouchSmart aproveitando o lançamento da nova versão do sistema operativo da Microsoft, o Windows 7. Esta novidade está à venda em Portugal a partir da próxima semana e vai custar 1.499 euros. Já conta com o novo interface TouchSmart 3.0, que a fabricante garante dar mais flexibilidade aos movimentos impressos com o toque, e pode inclusivamente transformar-se num elemento decorativo da parede, com o sistema de fixação que integra.

[caption]Touchsmart[/caption]

Este TouchSmart 600 tem um ecrã de 23 polegadas full HD 16:9, que em modelos seleccionados também se pode transformar no ecrã da consola de jogos e um teclado sem fios. Pesa 11 quilos. Dispõe de conectividade Bluetooth e WiFi, leitor blu-ray, câmara integrada, gravador SuperMulti DVD e seis entradas USB. O processador é Intel Core 2 Duo P7450, a RAM disponível de 4 GB e o disco rígido oferece uma capacidade de 1 TB.

Na mesma gama de produtos que renovam o conceito de desktop e piscam o olho ao entretenimento, a Asus actualiza a linha EeeTop com os modelos ET20/22. Ambos têm ecrã táctil, de 20 e 22 polegadas, como o nome da série fazia prever e oferecem imagem de alta definição, também em formato 16:9, combinada com som surround das colunas Dual Hi-Fi e drive blu-ray (apenas disponível com o modelo de 22 polegadas que tem outra exclusividade, os outputs para HDMI-in e SPDIF para ligação a equipamentos de entretenimento doméstico).

[caption]Asus eeeTop[/caption]

Os modelos fazem parte do leque de novidades da Asus compatíveis com o Windows 7, mas a fabricante destaca alguma personalização, com o Eee Memo, que permite deixar recados para a família e amigos no ecrã do dispositivo ou a Eee Bar que facilita o caminho para as aplicações mais usadas. Outro destaque vai para o Total Medida Center que em ambos os modelos ajudam o utilizador a gerir ficheiros multimédia, a partir de um interface intuitivo. Os modelos de 20 e 22 polegadas, ambos com câmara integrada com tecnologia Real-time Image Capture, custam 699 e 999 euros, respectivamente. Estão equipados com processadores Intel Atom 330 Dual Core e Intel Core 2 Duo T6600. As placas gráficas são da NVIDIA ION e ATI Radeon HD 4570.

[caption]Asus eeeTop[/caption]

Também disponível em duas opções de tamanho de ecrã, a nova série oneTwo da Packard Bell é mais uma aposta dos sistemas all-in-one com ecrãs multi-toque e suporte para o novo sistema operativo da Microsoft, o Windows 7. Na versão de 20 polegadas o equipamento dispõe de um ecrã com uma resolução de 1600x900 e na versão de 23 polegadas de um ecrã full HD.

Como outras fabricantes, também a Packard Bell adiciona às máquinas algumas funcionalidades próprias que visam aumentar as opções de personalização, como o Packard Bell TouchPortal e o Packard Bell TouchGadgets, dois exemplos presentes nestes modelos. O primeiro serve para facilitar a gestão de aplicações e dar acesso mais rápido a conteúdos multimédia. O segundo é também um facilitador, mas neste caso da gestão de contactos e do acesso a plataformas online onde é possível interagir com esses contactos, como o Flicker ou o Facebook.

[caption][/caption]

Os modelos oferecem ainda câmara integrada, até seis portas USB e leitor de cartões 5 em 1. Alguns detalhes a reter sobre o modelo mais completo (oneTwo L) são o processador Intel Core 2 Quad, placa gráfica ATI Radeon Mobility 4670 com memória de vídeo DDR3 de 1 GB e suporte de descodificador HD. A unidade Blu-ray é aqui uma opção. Ambos os modelos já estão à venda em Portugal por 999 euros e 599 euros.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.