O último trimestre do ano é uma das épocas fortes na venda de computadores, quer pelo regresso à escola e a renovação do material educativo, quer pela utilização de equipamento informático como prenda de Natal. Se está a precisar de mudar a sua máquina, vale a pena ver as opções que pode colocar na sua Carta ao Pai Natal.

Entre as opções para os computadores de secretária estão os modelos mais tradicionais mas também os "novos" all in one com ecrãs tácteis que servem toda a família e agradam mesmo a quem não tem por hábito usar o computador.

Os modelos disponíveis no mercado português juntam as funcionalidades de centro multimédia, com televisor, leitor de música e máquina de jogos, e fazem um esforço para tornar a presença do computador mais central, retirando-o do escritório.

[caption]hp[/caption]O TouchSmart da HP foi um dos pioneiros neste conceito, e o modelo que está actualmente nas lojas é o TouchSmart 600, que tem um ecrã de 23 polegadas full HD 16:9, com o processamento a ser garantido pelo Intel Core 2 Duo P7450, uma RAM de 4 GB e uma capacidade de armazenamento em disco de 1 TB.

O preço é também a condizer com o conceito e as características, custando 1.499 euros.

[caption]ASUS[/caption] Na mesma linha encontra-se o Eee TopPC da Asus, com modelos de 20 e 22 polegadas e preços mais acessíveis. Os modelos têm processadores Intel Atom 330 Dual Core e Intel Core 2 Duo T6600, placas gráficas são da NVIDIA ION e ATI Radeon HD 4570 e também 4 GB de RAM.

Os preços são de 699 e 999 euros, consoante a dimensão do ecrã.

Quem gosta de Mac pode também optar por um dos iMac - mas não o de 27 polegadas pelas razões conhecidas recentemente. A linha de computadores de secretária foi renovada recentemente e, embora não tenha a capacidade de touch screen dos modelos da HP e da Asus, fica bem em qualquer cantinho lá de casa.

Os iMac estão disponíveis com ecrãs widescreen com rectroiluminação LED de 21,5 e 27 polegadas, ambos com formato 16:9. São suportados em processadores Intel Core 2 Duo a partir de 3.06 GHz e em processadores Core i5 e i7 quad-core, com claros objectivos de melhorias ao nível da performance.

[caption]imac[/caption]

A nova linha iMac está disponível a partir de 1.099 euros mas os modelos equipados com processadores Intel Core i5 e i7 quad-core só serão entregues por encomenda em Portugal.

Se o seu interesse está mais na mobilidade do que num computador de "trazer por casa" as opções são mais variadas e os preços também. Os netbooks podem ser uma boa escolha para quem quer ter um segundo equipamento - ou primeiro - mas com pouca exigência ao nível do processamento e da capacidade gráfica.

O TeK tem vindo a apontar diversas opções que vão surgindo no mercado que se pautam por diversidades de cores e estilos. Os mais femininos modelos desenhados pela estilista Vivienne Tam e fabricados pela HP podem ser uma opção elegante.

[caption]HP[/caption]

O peso de 1 Kg e o formato de "pochete" escondem um processador Atom de 1,60 GHz, e um ecrã de 10 polegadas que é comercializado por menos de 600 euros.

Mas esta não é a única opção "colorida" entre os mais pequenos portáteis, mas é certamente uma das mais femininas. Para os mais novos o "novo Magalhães", conhecido por MG2, pode evitar desgostos de quem não conseguiu ainda entrar no programa.

[caption]Magalhães[/caption] O pequeno portátil pode ser encontrado nas lojas por 329 ou 399 euros, consoante a escolha recaia na versão com mais ou menos disco (160 e 250 GB) ou com 3G integrado. A segunda versão do Magalhães tem só sistema operativo Windows e por isso não traz o popular jogo SuperTux que tem atraído tantas crianças.

Se quiser ser mais exigente no seu pedido ao Pai Natal é melhor apostar numa máquina mais potente. Mesmo assim não precisa de encarecer muito o custo final, nem o peso a transportar.

[caption]Satellite[/caption]

O Satellite T130 da Toshiba é um superleve que goza agora de mais autonomia de bateria. Pesa pouco mais de 1,5 Kg e foge da classificação de netbook com o seu ecrã de 13,3 polegadas. O preço parte dos 699 euros.

Ainda mais artilhado, mas bastante mais caro, o Toshiba X500 é a prenda ideal para quem gosta de jogos. A tecnologia Intel QuadCore i7-720QM combinada com a placa NVIDIA GeForce GTS 250M, com tecnologia CUDA™, 8 GB de memória DDR3 e suporte de duas drives de disco rígido, com capacidade total até 640 GB cada e uma drive Blu-Ray regravável, é um verdadeiro "media freak", onde não falta uma aplicação de upconverting de DVD e tecnologia Resolution+, para conversão, em tempo real, de imagem com definição standard em conteúdo de qualidade equiparada à alta definição. Características que ajudam a justificar os mais de 2 mil euros que o equipamento custa.

[caption]Toshiba X300[/caption]

Nota da Redacção: Esta montra foi actualizada com a substituição do modelo X300 da Toshiba pelo X500, que assumiu a posição de portátil para jogos na linha da fabricante em Outubro.