A Google escolheu uma lista de dez aplicações que considerou como as melhores do ano de 2012 no Google Play, loja de conteúdos para dispositivos Android. Apps como o Pinterest, o Evernote ou o Pixlr Express receberam a distinção da gigante dos motores de busca, mas existem outras menos conhecidas que completam o Best Of de 2012.

"Algumas surgiram em 2012 enquanto outras disponibilizaram atualizações que atingiram uma boa combinação de utilidade, beleza e acessibilidade", explica a empresa de Mountain View na página onde revela as melhores aplicações. Curiosamente, nenhum jogo teve a "honra" de entrar no top da Google.

http://imgs.sapo.pt/gfx/559447.gif

Evernote: É uma aplicação de gestão pessoal e organização que permite tomar notas em vários formatos, sejam eles texto, fotografia ou voz. Existe um opção dentro da app que cria uma lista de afazeres e através da disponibilização multi-plataforma, permite aceder às informações em qualquer dispositivo, com todos os dados sincronizados.

http://imgs.sapo.pt/gfx/559453.gif

Pinterest: Foi a rede social "sensação" de 2012 e conseguiu intrometer-se entre grandes plataformas como o Google+, Twitter e LinkedIn. Baseada no conceito de partilha de imagens, oferece conteúdos para muitas áreas de interesse: noivas, bolos, carros e gadgets. A aplicação foi pensada ao pormenor e além de ser bastante arrumada, consegue ser quase tão atrativa como as imagens partilhadas.

http://imgs.sapo.pt/gfx/559451.gif

Grimm's Snow White: É um livro interativo que conta a história da Branca de Neve. Completamente adaptado à realidade dos dispositivos móveis, o conto está disponível em várias línguas mas o português não está incluído. A fábula pode ser contada de duas maneiras: em modo tradicional através de leitura própria ou de alguém, ou através da leitura automática que a app disponibiliza. Da lista elaborada é a única que é paga e custa 1,79 euros.

http://imgs.sapo.pt/gfx/559456.gif

Pocket: Quantas vezes já encontrou um artigo ou um vídeo interessante na Internet mas não teve tempo para ver? Com o Pocket pode guardar conteúdos para ver mais tarde, e a sincronização entre dispositivos, garante que os ficheiros guardados estão sempre disponíveis. Também é possível guardar conteúdos que estejam dentro de outras aplicações.

http://imgs.sapo.pt/gfx/559448.gif

Expedia Hotels & Flights: Esta aplicação simplifica a consulta e reserva de voos ou hotéis através dos dispositivos móveis. A aplicação oferece ainda descontos em marcações e cupões que diminuem os preços das reservas em hóteis selecionados. É uma app que tem uma maior utilidade em grandes mercados como o norte-americano e o canadiano.

http://imgs.sapo.pt/gfx/559452.gif

Ancestry: Acompanhe a evolução da família com esta aplicação. O conceito de árvore genealógica é transportada para os dispositivos móveis Android e o utilizador tanto pode atualizar uma rede familiar já existente como criar uma nova. Cada membro da família tem um cartão de identidade que pode ser preenchido e não se esqueça de incluir uma fotografia do membro para que toda a gente saiba quem ele é.

http://imgs.sapo.pt/gfx/559450.gif

Fancy: É um software móvel que desempenha ao mesmo tempo o papel de revista, lista de desejos e de loja de colecionador. O conceito desta aplicação é levar o utilizador a pesquisar e encontrar objetos que gostasse de ter, de forma organizada e um pouco como o Pinterest, mas com a adição de que podem ser feitos negócios entre as pessoas. Para coleção, para oferecer ou só para ter uma ideia quando a originalidade falta.

http://imgs.sapo.pt/gfx/559457.gif

SeriesGuide Show Manager: A aplicação que qualquer amante de séries deve ter no dispositivo Android. É possível adicionar o "show" favorito a uma lista de controlo que ajuda a saber quando chegam os novos episódios - ainda que todos os dados sejam referentes ao fuso-horário norte-americano. Existem opções de partilha para outros contactos mas não é possível ver séries a partir da aplicação.

http://imgs.sapo.pt/gfx/559455.gif

Pixlr Express: Para editar imagens num dispositivo móvel de forma intuitiva. Cortar, redimensionar, remover o efeito olhos-vermelhos e personalizar a fotografia com 600 filtros, são algumas das opções que edição desta app. É possível controlar ainda a iluminação e a focagem dos elementos da fotografia para criar imagens dignas de um profissional.

http://imgs.sapo.pt/gfx/559458.gif

TED: São mais de 1200 as conferências TED que estão disponíveis na aplicação para Android. Em vídeo ou simplesmente em formato áudio, é possível recordar o que algumas das pessoas mais criativas e mais bem-sucedidas do planeta têm a dizer a futuros empreendedores.

Os leitores podem também partilhar na caixa de comentários as aplicações que consideram como as melhores de 2012 para o sistema operativo Android. Aqui podem consultar quais foram as apps que fizeram o ano no iTunes.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.