Vinte e cinco anos a desenhar portáteis permitem a inovação na conjugação de conceitos, procurando sempre a extensão da mobilidade. A Toshiba tem vindo a fazer este exercício e o Portégé R700 prova mais uma vez que continuam a existir fronteiras para ultrapassar.

O novo modelo de ultra portáteis da empresa japonesa quer trazer para o mercado de massas o conceito de ultra portabilidade, com um peso a partir de 1,3 Kg e dimensões invejáveis na espessura conseguida, num mínimo de 16,8mm . Isto sem deixar de lado a utilização de um CPU da Intel da nova família Core i, nem abdicando da drive de disco óptico integrada.

[caption]Nome imagem[/caption]

Com um ecrã de 13,3 polegadas o portátil apela a quem quer mais leveza no computador que transporta diariamente mas não se sentia disposto a pagar valores muito elevados, nem a prejudicar a performance e a duração da bateria.

Mas o trabalho de engenharia exigiu alguma ginástica, que se reflecte não só pela utilização de novas tecnologias mas pela arrumação dos componentes no interior do chassi do Portégé, nomeadamente da memória RAM - com a colocação vertical dos slots de memória que permite acomodar até 8GB de RAM -
e do leitor de CD/DVD.

A conectividade também não foi descurada, incluindo uma saída HDMI, mas todas as portas são mantidas sempre na lateral do portátil, como se vê nas imagens abaixo.

[caption]Nome imagem[/caption]

[caption]Nome imagem[/caption]

A construção de um chassi leve mas resistente, que não deixasse ficar mal os utilizadores em situações "duras" e mantivesse a resistência ao choque e aos líquidos, foi outro dos desafios enfrentados na concepção do Portégé, a par da regulação da temperatura.

Nesta área a ajuda da tecnologia Fresh Air Cooling, co-desenvolvida pela Toshiba e pela Intel, que ajuda a reduzir a temperatura acelerando a ventoinha. O calor é dissipado de forma inteligente através de várias áreas do chassi.

8 horas de duração de bateria fazem parte das especificações, garantidas pela bateria de 9 células.

Para fazer fé ao conceito de massificação da portabilidade, este portátil não está "reservado" aos profissionais, estando disponíveis diferentes configurações com processadores mais ou menos potentes.

O Portégé R700 vai estar à venda no terceiro trimestre e o preço não está fechado, mas deve rondar os 1.300 euros, um desconto significativo face a anteriores ultra portáteis da mesma linha, como o R200 ou o R500.

Veja ainda dois vídeos (com locução em inglês) de apresentação do novo portátil, o primeiro é uma apresentação mais técnica e o segundo mais abrangente.