Os dados são hoje em dia cruciais, ou não vivêssemos na chamada "Era da Informação". Uma outra característica da época que nos acolhe é a mobilidade, daí transportarmos connosco dispositivos com cada vez maior capacidade de armazenamento, entre eles os computadores, onde podemos guardar uma vida inteira, pessoal ou profissional.
O problema pode colocar-se face à segurança desses dados, que podem ficar irremediavelmente perdidos caso o portátil caia ao chão, fique esquecido num qualquer lugar ou seja, efectivamente, roubado.
Atentas às preocupações dos seus utilizadores, são várias as fabricantes de computadores que incluem no seu portfólio modelos mais robustos ou com características de segurança reforçadas. HP, Toshiba e Acer sugerem algumas hipóteses disponíveis no mercado português.
Mais conhecidos pelas suas funcionalidades de entretenimento, os modelos da HP Pavilion dm3 e dv6 são também apresentados como portáteis mais seguros.
[caption][/caption]
O primeiro, disponível por um preço recomendado de 799 euros "reveste-se" de alumínio para se tornar mais resistente às "intempéries" quotidianas.
Ambos os modelos incluem o sistema de protecção do disco HP Protect Smart, contra choques e pancadas.
Relativamente às restantes características, os dois modelos integram Windows 7 Home e processadores Intel, o Pentium SU4100, no caso do Pavilion dm3, e o Centrino Mobile, no caso do HP Pavilion dv6. Este último modelo tem um preço recomendado de 699 euros.
[caption][/caption]
Da Acer fica a sugestão do Travelmate 6593G-874G32MN. O preço de venda ao público fica nos 999 euros. Em troca o modelo de 15,6 polegadas promete "defender" a informação guardada através de características como a Acer DSAP (Disk Anti-Shock Protection), a leitura de impressões digitais ou a solução TPM (Trusted Platform Module).
Sob a cobertura em liga de magnésio estão um disco de 320 GB, 4GB de RAM DDR3 e placa VGA ATI Radeon 3470 XT 512 MB. O sistema operativo é o Windows 7 Professional.
Tecra S10-15Z, Tecra R10-14D e Portégé R600-12H são as "propostas seguras" escolhidas do portfólio da Toshiba. Os três modelos reflectem a aposta, já conhecida, da fabricante neste género de características.
[caption][/caption]
Sob um design que se pretende resistente - com direito a chassis de magnésio no caso do Portégé -, e que conta com um teclado à prova de derrame de líquidos, conte com um conjunto de funcionalidades sob a denominação EasyGuard, onde se incluem o leitor de impressões digitais, bloqueio de dispositivos, Computrace BIOS, ferramenta de encriptação de ficheiros e pastas, utilitário de passwords, utilitário protecção de disco rígido protegido com temporizador anti-roubo, utilitário de backup de informação (integrado no Windows Vista) e componentes Easy Fix.
[caption][/caption]
Com ecrã de 15,4 polegadas, 320 GB de disco e 4 GB de memória, o Tecra S10-15Z está disponível por 1.390 euros. Com características idênticas em termos de memória e capacidade de armazenamento, o Tecra R10-14D tem ecrã de 14,1 polegadas e custa 1.390 euros.
Por último, o Portégé R600-12H custa 2.690 euros e oferece ecrã de 12,1 polegadas, 512 GB de disco e 3 GB de memória.
[caption][/caption]
Notas de Redacção:
- Foi corrigida uma gralha.
- O conjunto de imagens foi actualizado, já que de início surgia com erro de visualização para os internautas que utilizam o Internet Explorer.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Ecrãs transparentes e tecnologia de áudio 3D brilham em formatos cada vez maiores nos televisores da CES 2025 -
Site do dia
TwinMind funciona como um companheiro inteligente de produtividade no browser -
App do dia
Gov.pt junta aplicações de autenticação e carteira de documentos numa única app -
How to TEK
4 formas de captar imagem e vídeo do ecrã do computador Windows
Comentários