A Samsung apresentou hoje a sua estratégia para o mercado português de computadores onde quer ganhar um lugar no Top 5 dos principais fabricantes já em 2010, como o TeK já escreveu.

Sustentada numa vasta oferta internacional, que já tinha timidamente experimentado comercializar nas lojas portuguesas, a marca coreana quer agora cobrir todos os segmentos de forma competitiva, embora a estratégia seja de vencer pela qualidade e design e não pelo preço.

Para consolidar a sua posição, a Samsung avançou hoje com a apresentação de 7 novos portáteis, a maioria dos quais já está à venda nas lojas, e que pretende ter "Everything for Everyone". Para já são todos os portáteis dirigidos ao segmento de consumo, mas a marca promete para o segundo trimestre a entrada no mercado profissional, com uma nova linha que está a ser reestruturada a nível internacional.

Entre a nova oferta um dos destaques vai para os netbooks, um segmento onde a marca coreana tem apostado fortemente, o que lhe garantiu a liderança em alguns mercados, como o Reino Unido.

O recurso aos novos Atom N450 da Intel é transversal a toda a linha de pequenos portáteis, assim como a opção pelo sistema operativo Windows 7 Starter, numa combinação que garante uma melhor performance e redução do consumo, contando também com 1GByte de memória DDR2 e um disco SATA de 160 GBytes

Os ecrãs de 10,1 polegadas são LED, uma característica que é, aliás, comum a todos os portáteis da marca e que oferece benefícios na qualidade da imagem e na redução do consumo de energia.

Apesar de se manterem na gama "low cost", com preços a partir de 339 euros, a oferta da Samsung não descura a robustez e qualidade dos materiais, assim como o design. O N150 é o modelo de entrada de gama e está disponível nas cores branca, negra e vermelha, com "interior" em branco.

[caption]Samsung N150[/caption]

Com um design mais atractivo, o N210 aposta no revestimento da tampa "cristal" mas o seu ponto forte é a duração da bateria, que assegura 12 horas de autonomia, pelas contas da Samsung. Só isso mais do que justifica a adição de 30 euros no preço!

Tal como os restantes netbooks da marca, o NB210 tem o processado Intel Atom N450 e 1 GB de memória RAM, mas ganha em espaço no disco, com 250 GBytes.

[caption]Samsung N210[/caption]

De características mais robustas, o NB30 é o netbook mais caro da linha da marca, custando 379,9 euros. Com revestimento em borracha rugoso na tampa, este modelo tem características de "todo o terreno", onde se inclui a protecção contra derrame de líquidos, cantos arredondados e um sensor anti-choque que protege os dados guardados em disco em situações de queda.

[caption]Samsung NB30[/caption]

Dentro da gama de notebooks, os preços da Samsung começam nos 599 euros, mantendo-se algumas características que estão presentes em toda a gama, como os monitores LED. A marca destaca também que, apesar dos ecrãs de 15 e de 17 polegadas, consegue assegurar que os seus portáteis são 100 a 200 gramas mais leves do que os da concorrência nos mesmos formatos.

O portátil de entrada de gama dos notebooks da Samsung é o R530, que custa 649,9 euros e que vem com um processador Intel Pentium Dual Core T4400 a 2,2 GHz, 4 GB de memória DDR2 e um disco de 320 GB. O ecrã LED de 15,6 polegadas tem a ajuda de uma Gefoce G310M DDR3 de 512 MB para exibir imagens mais rápidas.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Mais artilhado, como obriga o preço de 799,9 euros, o N580 já integra a nova plataforma Core i3 da Intel, com 4 GBytes de RAM e está posicionado para um mercado ligado aos jogos, sobretudo o modelo com 1GByte de memória de vídeo dedicada na Geforce GT330M DDR3, que custa mais 100 euros do que a versão base.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Dentro da oferta de netbooks a Samsung coloca ainda o R730, para quem gosta de ecrãs de maior dimensão e não quer pagar muito por isso. No ecrã LED de 17,3 polegadas cabem as imagens dos jogos e dos filmes, mas o processador é ainda também o Pentium Dual Core T4400 a 2,2 GHz. O PVP é de 699,9 euros.

Para os utilizadores mais exigentes e conscientes da mobilidade, a proposta da Samsung passa pelo ultra-notebook X420 que só chega ao mercado mais perto do final do mês. O ecrã é mais pequeno, só tem 14 polegadas, mas mantém o formato de 16:9. Mesmo assim o peso é de 1,780 Kg e a marca aposta no design e na espessura, que não ultrapassa uma moeda de 1 euro.

[caption]Samsung X420[/caption]

À excepção deste modelo, toda a oferta está já nas lojas e tem agora espaço para fazer valer as qualidades que a Samsung apregoa, enfrentando a concorrência bem instalada da HP e da Toshiba e o domínio crescente de marcas como a Asus e a Acer de forma a tentar conquistar o seu espaço num mercado cada vez mais maduro.