A crise parece estar para durar, mas o Natal é também tempo de boa vontade, onde vale a pena oferecer amor, carinho e boas prendas aos mais próximos e queridos familiares e amigos.

Nos últimos dias temos vindo a alinhar um conjunto de sugestões na área da electrónica de consumo, computadores e telecomunicações, desde as prendas mais económicas a surpresas que podem ir até aos 100 euros.

Hoje a proposta vai mais além e alarga o orçamento até aos 500 euros. O valor pode ser difícil de alcançar para alguns, mas se olhar com atenção vai ver que não se tratam de produtos de luxo. Isso ficará para uma outra oportunidade.

Por isso pegue no cartão de crédito ou nos cheques, faça as contas ao orçamento disponível e avalie as sugestões que aqui deixamos. Esperamos que estas o/a ajudem a encontrar a prenda ideal para "aquela" pessoa especial.

Alguns dos produtos já passaram pelas notícias e análises do TeK, o que é natural, dado que tivemos o cuidado de seleccionar as melhores ofertas em várias áreas. Mas verificámos que todas estão disponíveis para venda a tempo de serem colocadas debaixo da árvore de Natal.

Os computadores portáteis e os tablets estão entre os presentes mais apetecidos nesta época, embora uma parte significativa fique acima dos 500 euros. Por isso, nos portáteis acabámos por nos remeter aos netbooks, onde a oferta continua a crescer em número e qualidade, mas também no preço.

Os novos modelos da Samsung podem ser uma boa opção para quem procura portabilidade mas não quer abdicar do estilo...

A melhor opção dentro da gama é o Samsung NF210, que conta com um processador Dual Core Intel N550 e memória DDR3, assim como um disco de 250 GB e uma bateria que dura até 11 horas.

O requinte técnico é garantido por um revestimento em branco marfim e um teclado com teclas em ilha, para maior conforto na utilização. O preço é de 369 euros.

[caption]Nome imagem[/caption]

Nos Tablets o iPad mais baratinho fica mesmo no limite que definimos. Só com ligação Wi-Fi e uma memória limitada aos 16 GBytes, o iPad custa 499 euros e dá o mesmo acesso a toda a usabilidade e ferramentas dos modelos mais caros. Tem é de ter cuidado com a ocupação de espaço e a utilização apenas em locais onde está disponível a redes sem fios Wi-Fi.

[caption]Nome imagem[/caption]

Outra opção interessante é o Folio da Toshiba, com um ecrã de 10,1 polegadas. Ainda só com Wi-Fi, o tablet da Toshiba custa 399 euros e traz o sistema operativo Android 2.2, com toda as ferramentas habituais e a funcionalidade a que os fãs deste sistema já se habituaram. Mesmo as limitações a nível de acesso ao Marketplace foram contornadas com a criação de uma loja própria da Toshiba que se espera que cresça rapidamente em termos de número de aplicações.

[caption]Nome imagem[/caption]

Passando aos telemóveis, o Android continua a ser uma boa escolha. Ainda há poucas semanas publicámos uma montra onde referimos os melhores smartphones abaixo dos 200 euros, onde pode ir buscar alguma inspiração.

Enter estes destacamos o mais "novinho" no mercado, o Sapo a5, que foi apresentado no Codebits mas que só agora chega às lojas.

O preço é de 149,9 euros nas lojas online, subindo para 169,9 nos circuitos tradicionais, e o telefone conta com um sistema operativo é o Android 2.1, 512 MB de memória RAM, processador ARM de 600 MHz, um ecrã multi-touch capacitivo com uma resolução de 800X480 pixeis. A câmara fotográfica tem um sensor de 5 Mpixels e zoom.

[caption]Nome imagem[/caption]

Fora do mundo das telecomunicações e dos computadores, os jogos estão no topo da lista para miúdos e graúdos. Se já tem uma consola Xbox 360 o Kinect é uma variante a não perder. Com um preço a rondar os 150 euros, o "comando que dispensa os comandos" da Microsoft garante muitas horas de brincadeira e movimento para toda a família, incluindo já o jogo Kinect Adventures.

Se ainda não tem a consola pode comprar o pacote completo, com duas opções: 4 GB de disco por 299,99 euro, ou a 250 GB de disco, aumentando neste caso o preço para os 359,99 euros.

[caption]Nome imagem[/caption]

Se procura uma consola para jogos mais "adultos", espreite também a PlayStation 3 slim da Sony. Em algumas lojas encontra packs a rondar os 300 euros já com jogos. Mas pense bem se vale a pena apostar no comando Move. Para quem já jogou Kinect e Wii, este pode ser uma desilusão.

[caption]Nome imagem[/caption]

Se a "praia" do presenteado é mais ligada à fotografia, há uma série de máquinas com características mais profissionais, DSLRs, que se encaixam como luvas dentro desta gama de presentes até aos 500 euros.

A Nikon é uma das melhores apostas de investimento para iniciados na utilização de DSLRs, pela qualidade amplamente reconhecida dos equipamentos e também pelos controlos intuitivos. O modelo D3000 tem um sensor de 10,2 megapixéis e o tamanho do ecrã LCD é de 3 polegadas.

Nas lojas pode encontrar preços entre os cerca de 400 euros com uma lente 18-55mm) e os 550 euros com duas lentes. Faça as contas, mas se calhar não vale a pena cair na tentação de aumentar o pacote já com mais lentes, que vai encarecer o custo inicial, podendo sempre deixar estas opções para prolongar o prazer de oferecer e garantir assim ideias de prendas para as próximas ocasiões festivas.

[caption]Nome imagem[/caption]

Entre estas ideias de gadgets esperamos que alguma encaixe na perfeição nos interesses e necessidades das pessoas que quer presentear. Como nesta altura todas as sugestões são bem vindas, não hesite em deixar na caixa de comentários novas propostas e mesmo avisos para as promoções mais interessantes que encontrou nas lojas, fazendo assim a sua boa acção. Pode ser que ajude alguém a arrancar mais sorrisos no dia de Natal.

Nota da Redacção: A notícia foi actualizada com a mudança da imagem da PlayStation e a clarificação de que a referência era feita ao modelo Slim.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.