Os pontos de de acesso spot wireless têm vindo a multiplicar-se muito rapidamente em Portugal, sendo vários os pontos de acesso Wi-Fi existentes, entre centros comerciais, prédios de instituições públicas e até mesmo bairros inteiros.
É verdade que ainda demorará bastante até que o território nacional seja todo ele um grande spot wireless, mas enquanto tal não acontece, o TeK vai mostrando algumas soluções de produtividade e entretenimento Wi-Fi, para que possa usufruir destas redes, para além do uso do portátil. Nem que seja dentro do espaço da sua casa...
Imprimir sem cabos é uma das melhores vantagens proporcionadas por uma rede Wi-Fi. O servidor de impressão WPSM54G da Linksys pode ajudar na tarefa.
Além de activar a impressora para imprimir documentos enviados pelo computador, este gadget de 90 dólares permite também enviar imagens scaneadas de qualquer multifuncional para o PC.
[caption][/caption]
Imagens levam a fotografias e fotografias à Lumix DMC-TZ50S. O modelo de 9.1 megapixeis da Panasonic é capaz de usar as redes wireless para transmitir as fotos tiradas, demorando uma média de 27 segundos por envio. Além disso, é apenas compatível com o Picasa, o site de partilha de fotos do Google.
A máquina custa perto de 450 dólares e está disponível no site da fabricante.
[caption][/caption]
Se o objectivo é apenas trocar fotografias, o Eye-Fi Share pode ser uma solução. Custando 99,99 dólares, este cartão de memória de 2 GB permite o envio de imagens via Wi-Fi directamente para o computador ou, em alternativa, para mais de 20 sites, como o Flickr, o Photobucket ou a rede Facebook.
O tempo de envio ronda os 10 segundos por imagem, segundo a fabricante.
[caption][/caption]
Continuando nas fotos, o TeK propõe-lhe uma moldura digital Wi-Fi. Além de apresentar as fotos guardadas no PC, a eStarling WPF-388B tem a capacidade de mostrar as fotografias publicadas online pelo seu proprietário num qualquer site de partilha de fotos ou numa rede social.
[caption][/caption]
Os preços para esta moldura com endereço de email próprio, disponível em três versões, variam entre os 99,99 e os 169,99 dólares.
Passando para o som, este modelo da Grace a fazer lembrar as "telefonias" dos nossos avós permite ouvir estações de rádio pela Internet via Wi-Fi, podcasts via feed RSS e as músicas do PC. O modelo custa perto de 200 dólares a partir do site da fabricante.
[caption][/caption]
De volta à imagem, mas desta vez relacionada com o capítulo da segurança, o TeK mostra a câmara de vigilância Wireless-G PTZ. O aparelho da Linksys é capaz de mostrar imagens panorâmicas e fazer zooms remotamente.
[caption][/caption]
Estes são apenas exemplos de alguns dos dispositivos que poderá adquirir para usufruir de todas as potencialidades oferecidas pelas redes Wi-Fi.
Já agora, verifique se os protocolos de segurança usados pelos dispositivos são os mais actuais, já que as versões mais antigas de alguns standards para as redes wireless apresentam vulnerabilidades, segundo um trabalho de análise recente, conduzido por dois investigadores alemães.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Ariel da ESA quer explorar 1.000 exoplanetas e Portugal ajuda com engenharia e ciência -
App do dia
Wayther: uma nova app de previsões meteorológicas detalhadas para otimizar viagens -
Site do dia
Tetr.io é uma versão competitiva de Tetris e os adversários não dão tréguas -
How to TEK
Farto de reagir no WhatsApp com emojis? Crie os seus próprios stickers
Comentários