Esta quinta-feira, assinala-se o Dia do Pai, uma iniciativa que (segundo os entendidos) teve origem há mais de quatro mil anos. Nessa altura, um jovem esculpiu em argila uma lembrança para o seu pai.

Milhares de anos depois, em 1909, uma jovem de Washington quis homenagear o seu pai, um veterano da Guerra Civil, criou sozinho os 6 filhos depois da esposa falecer. Ao ouvir um sermão de homenagem às mães, pensou na possibilidade de criar um dia de dedicado a quem a criou. Como tal, redigiu uma petição para a criação do dia nacional do pai.

A comemoração da data aconteceu pela primeira vez em 1910 e em 1972 foi oficializada pelo presidente Richard Nixon. Apesar de nos Estados Unidos o dia escolhido para assinalar ser o terceiro domingo de Junho, os países que adoptaram a celebração puderam escolher outra data. Em Portugal foi escolhido o dia de S.José, 19 de Março.

E porque a data já se está a aproximar, seleccionámos alguns artigos que podem ser úteis para quem ainda não sabe o que vai oferecer ao pai.

Uma ideia é a nova Camileo S10 da Toshiba. A nova câmara de filmar apresenta-se com apenas 18 mm de espessura, 57 mm de largura e 100mm de altura e com uma resolução vídeo de 1080p. Inclui um mini TFT de 2,5 polegadas e é compatível com televisores HD, graças à entrada HDMI integrada.

A Camileo S10 já está disponível no mercado português e tem um custo de 169,9 euros.

Continuando na imagem, pode também optar por uma máquina fotográfica. Uma das opções é a Casio Z22. Com 9,1 megapixels, este equipamento dispõe de um ecrã LCD de 2,6 polegadas e está equipada com uma objectiva de alta qualidade e zoom óptico de 3x.

A Casio Z22 destaca-se por incluir tecnologia de detecção de rostos e de estabilização digital da imagem, o que facilita a focagem na hora de tirar retratos e fotografias de grupo. É de salientar que o equipamento é compatível com a tecnologia PictBridge, o que garante a revelação das imagens sem recurso ao computador.

Este dispositivo tem uma memória interna de 18,5 MB e já vem equipada com um cartão SD Card de 2GB, tudo por um preço que ronda os 110 euros.

Se o seu pai é uma pessoa mais dada à música, pode pensar em oferecer-lhe um sistema Hi-Fi que lhe permita acomodar toda a biblioteca musical num único ponto. A Sony é uma das marcas que possui uma oferta deste tipo: o Gigajuke (Micro System NAS-E35HD).

Este equipamento possui um disco de 80GB que permite armazenar até 15 mil músicas em MP3. Permite-lhe ainda que grave músicas do CD ou da rádio directamente para o disco. Se quiser, pode ainda de forma rápida e simples, transferi-las para um dispositivo USB através da função USB REC & Play.

Com 60W RMS de potência e display de 3 linhas para melhor navegação entre os menus o Gigajuke está disponível em Portugal por cerca de 396,7 euros.

Se, por outro lado, se o seu pai é mais do estilo aventureiro, amante das viagens e da descoberta, opte por um sistema de navegação portátil.

O TomTom GO 930 é o modelo topo de gama da série Go e integra mapas para a Europa Ocidental e Oriental, EUA, Rússia e Canadá. Tem 4GB de memória interna e a renovada tecnologia de posicionamento melhorada. Possui ainda controlo remoto bluetooth e um receptor de trânsito RDS-TMC. O preço recomendado para a venda deste artigo ao público é de 399 euros.

Se acha que o seu pai não precisa de um GPS que integra tantos mapas, pode optar pelo GO 530. Este modelo está equipado com mapas porta-a-porta para Portugal e Espanha, numa memória interna de 1GB, e custa 269 euros.

E porque (quase) todos os pais gostam de apreciar um bom vinho, a Samsung tem uma nova sugestão: a garrafeira RW52EBSS.

Este equipamento oferece o ambiente ideal para a conservação de até 52 garrafas de vinho. Segundo a Samsung, a garrafeira integra soluções tecnológicas que permitem conservar os vinhos da melhor forma, proporcionado o mesmo ambiente das caves subterrâneas.

Isto porque integra mecanismos de protecção da luz directa ou artificial, controlo electrónico da temperatura e um sistema de suspensão que reduzem os níveis de ruído e vibração. O preço da garrafeira ronda os 550 euros.

Agora que já conhece as nossas sugestões não tem desculpa para se escapar do Dia do Pai. Lembre-se apenas que os preços aqui apresentados podem variar consoante os pontos de venda.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.