Em todo o mundo a tendência de crescimento do segmento de smartphones face aos telemóveis tradicionais é imparável e estes terminais mais inteligentes já contam com cerca de 10% do mercado total. Em Portugal a tendência é semelhante, com 11% dos telefones móveis vendidos a enquadrar-se nesta categoria, apesar da crise que tem afectado as vendas.

Neste jogo que todas as marcas de telemóveis querem jogar, o domínio é feito pelas funcionalidades e pela apetência criada à volta de um conceito, como aconteceu com o iPhone, ou de uma ideia de sistema operativo aberto, no caso do Android.

Mas, o grosso de vendas continua a pertencer à Nokia, com uma quota acima dos 70% nos smartphones vendidos em Portugal, apesar do crescimento da Samsung e da Apple.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Como resultado do interesse dos utilizadores, está a crescer o número de opções para quem quer comprar um telemóvel que conjuga cada vez mais funcionalidades antes reservadas a um PC.

O iPhone 3G S, que começou a ser vendido esta madrugada, e o HTC Magic, que está nas lojas desde o início do mês, são os mais recentes participantes nesta guerra onde o consumidor é bombardeado por propostas mais ou menos lícitas dos operadores e das marcas, onde muitas vezes é o sentido de estética e a preferência por marcas que dita as escolhas, e não as diferenciações racionais entre características.

Com mais ou menos capacidade de máquina fotográfica, funcionalidades de push mail e suporte de vídeo, GPS e até bússola, veja com o TeK as principais propostas das várias marcas, com diferentes sistemas operativos. Mas antes de comprar faça bem as compras, porque alguns modelos podem esgotar o plafond do subsídio de férias....

iPhone 3G S

[caption]Nome da imagem[/caption]O herdeiro do iPhone 3G chegou esta madrugada às lojas em Portugal e os preços para quem não quer manter nenhuma fidelização à operadora não são convidativos: 699,9 para a versão de 32 GB e 609,9 euros para a de 16 GB. A Optimus e a Vodafone estão concertadas no mesmo preço, mas têm depois ofertas diferenciadas para as fidelizações.

E parece que nem vale a pena esperar algum tempo para que o preço baixe: o modelo anterior mantém na Vodafone o mesmo preço com que começou a ser comercializado em 2008.

Como principais argumentos de venda, o iPhone 3G S oferece maior rapidez de processamento e o dobro da capacidade de armazenamento.

A integração do suporte a HSDPA de 7,2 Mbps deve ser uma das adições mais bem vindas pelos utilizadores europeus, assim como a câmara de 3 megapixels com focagem automática e gravação de vídeo facilitada.

Já com a nova versão do sistema operativo iPhone OS, o novo telemóvel tira partido de cerca de cem novas funcionalidade disponibilizadas, como o controle de algumas funções através de voz.

HTC Magic

[caption]Nome da imagem[/caption]

Visto por muitos como o grande concorrente do iPhone 3G S, o mágico da HTC tem do seu lado a força e apelo do sistema operativo Android da Google, que cativa pela marca mas também pelo interesse gerado entre a comunidade open source.

À venda em Portugal através da Vodafone e da TMN, o preço está também acima da média, fixando-se nos 474,9 euros sem fidelização.

Com um ecrã táctil HVGA de 3,2 polegadas e acelerómetro, com sensor de movimento e posição do telefone, o HTC Magic permite a navegação nos menus através de uma trackball, contando com teclas de acesso rápido, com vista a proporcionar ao utilizador um acesso intuitivo e simples a todas as funcionalidades.

Apesar de não pertencer aos domínios protegidos pela Microsoft, garante sincronização com o Microsoft Exchange Server e opções de acesso a contas de correio electrónico e mensagens instantâneas, nomeadamente ao Gmail e ao Google Talk.

A HTC tem ainda outras propostas de smartphones com o sistema Windows Mobile, algumas das quais já estão disponíveis no mercado português, como o HTC Touch HD, que também não pode ser considerado um telefone barato...

Nokia E71

[caption]Nome da imagem[/caption]

No portfólio da Nokia não faltam smartphones, mas o modelo Nokia E71 está entre os preferidos da equipa do TeK e, pelos vistos, também dos consumidores portugueses, pelo sucesso de vendas.

O teclado QWERTY, o suporte à tecnologia 3,5G, Bluetooth 2.0 e Wi-Fi b e g garantem o interesse de profissionais, mas também de utilizadores intensivos de email móvel, internet e sms. Conte ainda com a câmara de 3,2 megapixels e o navegador GPS integrado, tudo por um preço que ronda os 300 euros, o que o torna uma excelente opção, apesar de lhe faltar um ecrã generoso, sensível ao toque, que o iPhone e o HTC Magic exibem. Note porém que a Nokia já está a preparar os substituto deste modelo, com o E72.

No campo dos telemóveis sensíveis ao toque, a melhor opção passa pelo Nokia N97, que tem um ecrã táctil de 3,5 polegadas, teclado QWERTY completo e câmara de 5 megapixeis. À venda desde meados de Junho, o N97 está disponível em preto ou branco, com 32 GB de memória, que podem ser expandidos até 48GB, com cartões de memória microSD.

O preço é de 699 euros, livre de operador... (sem comentários...)

[caption]Nome da imagem[/caption]

Samsung Jét

[caption]Nome da imagem[/caption]

Entre as mais recentes adições ao mercado de smartphones, o Samsung Jét tem o inevitável touch screen, com uma dimensão de 3,1 polegadas e tecnologia WVGA AMOLED, garantindo uma resolução quatro vezes superior a um ecrã "normal".

Esta capacidade é explorada nas funcionalidades multimédia, onde conta com uma câmara de 5 megapixels, suporte de vídeo para formatos DivX e XviD, acompanhado pela tecnologia de áudio DNSe & SRS Sound Effect.

Em relação às características mais profissionais, o Jét conta com o Microsoft Exchange ActiveSync, e o preço é equilibrado, custando 399,99 euros, livre de operador.

Viewty Smart da LG

[caption]Nome da imagem[/caption]

Este modelo foca-se sobretudo na imagem, com uma câmara de 8 megapixéis e uma nova funcionalidade inteligente para a captura de imagens que podem depois ver vistas no ecrã WVGA touchscreen de 3 polegadas. Mas não deixa de ser um smartphone...

O telemóvel tem uma memória de 1,5 GB, que pode ser aumentada com cartão USB, e também dispõe de conectividade Wi-fi e HSPA, para além de localização e mapas com A-GPS.

Bluebelt, da TMN

[caption]Nome da imagem[/caption]

Nesta comparação não podia ficar de fora o Bluebelt da TMN, até pelo facto de ser o smartphone com o melhor preço do mercado para as características oferecidas.

O primeiro smartphone de marca TMN tem um ecrã touchscreen de 2,5 polegadas e teclado QWERTY em relevo. Na fotografia conte com uma câmara de 3,2 megapixeis com auto-focus, flash LED e zoom digital 5x.

Não lhe faltam as capacidades de navegação Internet, acesso ao email com Exchange e GPS, onde tem a mais-valia do software da NDrive. Tudo por 199 euros, sem fidelização.

Depois desta ronda pelas ofertas de mercado, cabe-lhe a si escolher o melhor... É que tudo depende se dá mais valor ao preço, à estética, às funcionalidades profissionais e à fotografia. Em cada uma destas categorias há um telefone que se destaca e nenhum reúne o melhor de todos os mundos, apesar de haver algumas aproximações...

Deixe na caixa de comentários as suas opções e impressões, referindo quais as características que prefere num smartphone, acompanhadas por uma obrigatória apreciação dos preços...