Domótica é um conceito que tem vindo a ser mais falado nos últimos anos. Com o avançar dos anos, as exigências de quem compra ou aluga casa têm vindo a mudar, e a consciencialização das várias maneiras como a tecnologia pode modificar a forma como vivemos tem um impacto directo nas opções que tomamos. Se ter uma lareira na sala é agradável, contar com uma solução inteligente de aquecimento central é mais útil. Se a porta blindada dá alguma sensação de segurança, poder ligar para casa e acender as luzes a 500 km de distância permite dar a ideia de que estamos em casa.

Mais do que uma palavra estranha, a Domótica é um conceito que se vai massificar e que vai mudar a forma como vivemos e como lidamos com as tarefas domésticas. Neste artigo, damos-lhe algumas ideias de como as soluções tecnológicas podem revolucionar a sua casa. O objectivo não é criar uma lista dos principais produtos ou fabricantes, mas antes indicar-lhe formas de como a tecnologia se poderá ajustar às suas necessidades e às da sua casa.

As soluções de domótica servem para conferir maior conforto e qualidade de vida a quem delas beneficia. Um bom exemplo são as ofertas na área de controlo inteligente de iluminação e de climatização. É hoje possível controlar qualquer circuito de iluminação recorrendo a interruptores, teclados de computador, controlos remotos, telefones ou ecrãs tácteis.

Se a família estiver deitada mas ainda estiver a trabalhar no escritório lá de casa, pode - a partir de uma consola central instalada no seu computador - desligar todas as tomadas e luzes que não são necessárias, bem como controlar os sistemas de aquecimento ou arrefecimento e garantir que as diferentes divisões de sua casa têm temperaturas adequadas.

[caption]DOMOTICS[/caption]

Com soluções de domótica, é possível controlar quase todos os equipamentos eléctricos de sua casa com um painel táctil

E imagine ainda esta segunda situação: toca a campainha de sua casa. É possível atender a partir do telemóvel e abrir a porta através deste dispositivo. Caso não esteja em casa, poderá falar com o seu amigo e combinar nova visita. Da mesma forma, o telemóvel pode ser usado para ajustar estores e cortinas, ou controlar a iluminação para, por exemplo, acender determinadas luzes quando estiver de férias, como medida de dissuasão para potenciais assaltantes.

E, já que estamos a falar na área da segurança, tenha ainda em consideração a hipótese de instalar portas com leitores biométricos, de forma a que apenas determinadas pessoas possam entrar em casa. Lembre-se de que soluções de segurança como estas são pontos de partida para renegociar seguros…

Se já está convencido das vantagens, consegue encontrar de forma relativamente fácil equipamentos de domótica vendidos em lojas especializadas.

A área de multimédia é uma das que beneficia da introdução do conceito de domótica na vida diária. Se tem a sua televisão ligada a aparelhos como Media Players, consolas de jogos, leitores de DVD e aparelhagens de som, saberá bem o incómodo que é ter de lidar com dezenas de cabos junto ao painel traseiro do equipamento e na mesa da TV.

Mas aparelhos como o Connect 225 (entre outros) permitem centralizar os cabos num só dispositivo que depois se liga ao televisor. Todos os aparelhos que mencionámos acima se ligam a esta máquina, e ela liga-se por sua vez à televisão.

Uma vez que tem um comando à distância, é muito simples controlar todas as ligações. Este aparelho é vendido pela x10on!, uma loja onde pode encontrar produtos específicos na área de detecção de fumos e de movimento e comandos para sistemas A/V, entre outros.

Também a Digiaudio garante serviços de implementação e instalação de infra-estruturas de vídeo e áudio, bem como de projectos de controlo de iluminação e de gestão de multimédia. Representante em Portugal de marcas como a Vity, a Stealth Acoustics ou a Russound, a empresa garante ser capaz de oferecer serviços "chave na mão", desenvolvidos "em constante colaboração com o cliente".

Soluções em pacote

Se preferir uma abordagem mais abrangente, então as soluções unificadas serão mais adequadas. Caso esteja a pensar em equipar uma casa nova com um sistema de domótica, dê uma vista de olhos no Mordomus. Esta solução programável confere acesso a sistemas de iluminação, de acessibilidade para pessoas com deficiência, de som ambiente, Web TV, videovigilância e alarmes e de controlo de acessos, entre outras características.

[caption]MORDOMUS[/caption]

Distribuída pela IVV Automação e desenvolvida pela IOLine, esta plataforma conta com algumas novidades - acessíveis a clientes já existentes através de upgrades gratuitos - como sejam os sensores meteorológicos exteriores, que facultam informações como a velocidade do vento ou a luminosidade exterior, bem como a temperatura.

Mas o Mordomus não é a única solução unificada disponível no mercado. O Logic Home Top, da LogicHome, é uma plataforma de gestão integrada que ajuda o utilizador a lidar com a tecnologia em sua casa. A solução baseia-se em cenários domóticos de comando e controlo automatizados e na integração da domótica com as comunicações, os sistemas de lazer (vídeo e aúdio) e os sistemas de luz, entre outros.

O cliente tem à disposição uma grande variedade de funções domóticas (modulares) que podem ser implementadas em toda a casa ou em divisões específicas. Toda a solução pode ser naturalmente controlada através de um dispositivo móvel sem fios.

[caption]LOGIC HOME[/caption]

O Cardio.pt é outra plataforma especializada nesta área. Apresenta-se como "o coração da sua casa" e, tecnologicamente, é esse o papel que quer desempenhar. A solução foi concebida para vivendas de tipo unifamiliar e baseia-se na implementação do sistema acoplado à instalação eléctrica pré-existente.

Além da regulação da intensidade de luz e da programação, esta plataforma possibilita o controlo do funcionamento do ar condicionado a partir de um telefone ou de um laptop. Desta forma, pode assegurar-se de que a casa apresenta uma temperatura agradável quando entrar.

O Cardio dispõe ainda de um módulo de segurança, que detecta intrusões, inundações, incêndios ou alarmes médicos. Todo o sistema pode ser controlado a partir de uma consola táctil, de um telemóvel ou de um computador portátil.

[caption]CARDIO[/caption]

A Visão Web é a proposta da CentralCasa, um nome incontornável na área da domótica e de segurança. Esta solução pretende integrar três componentes diferentes: vigilância, segurança e domótica.

A plataforma é Web-based, o que quer dizer que é através do browser da internet e dos servidores da empresa (com acesso protegido) que o cliente pode comandar todas as opções em casa ou no escritório. Para tal, os equipamentos utilizados devem ter endereço IP (a marca recomenda hardware Axis).

A Visão Web recorre ao protocolo X10, baseado na utilização da rede eléctrica existente numa habitação para o envio de comandos (ligar/desligar, aumentar/diminuir brilho, etc). Tal como noutros casos, também com esta plataforma é possível controlar a infraestrutura a partir de um dispositivo móvel, para maior conforto e facilidade de uso. Um portátil, PDA ou telemóvel são companheiros que garantem esta funcionalidade.

[caption]CENTRALCASA[/caption]

Alternativas eficientes

Depois de ler sobre estas propostas integradas, é natural que surja a dúvida sobre as opções de aquisição: deve comprar-se hardware em separado e, modularmente, construir um sistema de domótica, ou optar por um destes serviços?

A verdade é que a primeira opção permite reduzir significativamente o investimento inicial. Há kits de controlo de luzes à venda por pouco mais de 30 euros e a sua instalação é simples. Além disso, o utilizador consegue avaliar mais facilmente quais as suas reais necessidades à medida que vai instalando equipamentos para requisitos específicos. Se quiser começar a dar os primeiros passos no mundo da Domótica, esta será a abordagem mais ponderada e menos arriscada.

Por outro lado, a compra de uma solução global é mais indicada se estiver a construir uma casa e o seu orçamento for mais generoso. Uma vez que as soluções propostas pelas empresas mencionadas são constituídas por módulos, poderá sempre adequar o pacote às características da sua casa.

Além disso, caso opte por uma solução como as que referimos, terá uma equipa técnica responsável pela implementação e que poderá fazer os ajustes e personalização dos serviços à medida que faz a instalação. Se o dinheiro não é problema, este é o caminho a seguir.

Pode avaliar mais aplicações de domótica na Kasa do Futuro, na Ericeira, ou na Casa do Futuro, no Museu das Comunicações, em Lisboa. Não deixe ainda de consultar a página informativa que a EDP publicou online sobre domótica, segurança e automação.

No endereço da eléctrica nacional vai ter acesso a explicações sobre as vantagens inerentes à adopção de soluções desta natureza. Poupança de energia e mais segurança são apenas algumas delas.

[caption]EDP[/caption]

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.