No início de fevereiro os dados da comScore apontavam o Pinterest como o site de crescimento mais rápido da curta história das redes sociais. Criado em 2009, o serviço somava nessa mesma altura perto de 12 milhões de utilizadores, na sua maioria resultantes do aumento exponencial registado no último ano.



É comum quando um serviço online ganha popularidade surgirem outros desenvolvidos à sua semelhança, em busca de sucesso idêntico, e no caso do Pinterest, os clones são mais do que muitos, uns com mais empenho criativo, outros com menos.



Já demos conta de alguns exemplos aqui no TeK, a começar pela rede social criada por Lady Gaga para os seus fãs, a Litle Monster, assim como o Chill, que decidiu apostar num formato de design muito idêntico ao do "quadro de cortiça" virtual, mas que substitui as fotos por vídeos.



Muito recentemente mostrámos-lhe um site que aproveita um outro conceito de sucesso além do Pinterest: o Instagram. Denominado Pinstagram, o serviço apresenta-se como uma rede social para partilha de fotografias - como o Instagram - com a estética do Pinterest, onde os conteúdos são agrupados em pinboards.



Mas há mais sites que apostam no mesmo formato e modo de funcionamento do Pinterest, como acontece com o Pinspire. Com várias categorias disponíveis, a moda e a culinária destacam-se na página de entrada como as mais populares.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Ao contrário do modelo original, que ainda hoje exige que os interessados em aderirem aos seus serviços aguardem em lista de espera, o registo no Pinspire é imediato.



Entre os concorrentes diretos do Pinterest podem ainda ser apontados o Image Spark ou o Juxtapost, ambos com modos de funcionamento e apresentação muito semelhantes ao "pinboard" virtual.

[caption]Nome da imagem[/caption]

O We Heart It tem nos adolescentes (ou mais especificamente "nas" adolescentes) o seu público-alvo, intenção perfeitamente visível nos temas que inspiram as imagens mostradas. Aqui em vez dos "pins", os posts são classificados pelas utilizadoras com "hearts".

[caption]Nome da imagem[/caption]

Se o We Heart It é dedicado ao universo feminino, o Gentlemint (tal como o nome indica) tem o seu target no sexo oposto. Aqui no lugar das frases sentimentais, dos vestidos airosos e dos acessórios fofinhos, há veículos motorizados, armas e desporto quanto baste para mostrar em imagens.



Neste site para "homens de bigode", não há corações nem pins para gostar, apenas o tradicional "like".

[caption]Nome da imagem[/caption]

Já sites como o Illusion ou o Etsy partilham apenas algumas das características do Pinterest, nomeadamente a aposta acentuada nas galerias de imagens.



A forte componente gráfica parece ser das poucas coisas em comum do Illusion com o Pinterest, já que este é uma espécie de blog em que é a criadora do site (Adriana de Barros, descendente de portugueses - daí parte do nosso interesse em mostrá-lo…) que o "alimenta".



Os temas giram à volta da arte, design, fotografia e vídeo, sendo possível comentar os posts e partilhá-los através de redes sociais como o Google+, Twitter ou mesmo Pinterest.



Já o objetivo no Etsy é sobretudo comercial, embora também haja informação para partilhar, além das fotos dos mais de 10 milhões de artigos artesanais e vintage disponibilizados por cerca de 800 mil empresas criativas, de um conjunto de 150 países onde Portugal se inclui.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Os "aspirantes" a Pinterest não se esgotam nesta lista e, entre os mesmos, há quem copie mais descaradamente do que os outros, há quem prefira adaptar o conceito aplicando-o noutras áreas, há quem aproveite apenas algumas ideias, mas a verdade é que a não existirem características suficientemente diferenciadoras, poucos chegam tão longe como o "modelo original"…

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Patrícia Calé

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.