Não é a primeira vez que abordamos o tema, mas face ao dinamismo das ofertas em torno dos chamados tarifários jovens, justifica-se voltar ao assunto de tempos a tempos. Hoje é um desses dias. Passámos pela página de Internet dos operadores e comparámos diferenças e semelhanças.



A novidade mais relevante que encontrámos, face ao que eram estas ofertas há alguns meses, foi o facto de Vodafone e TMN terem seguido a estratégia da Optimus, através do Tag, e disponibilizarem também já uma versão dos seus Extravaganza e Moche sem mensalidade.



Ou seja, ambas as empresas mantêm a oferta que obriga o utilizador a pagar um valor mensal que não se converte em chamadas (cerca de 10 euros), para manter activo o tarifário. A par com este modelo, oferecem agora a possibilidade de subscrever uma versão do tarifário que obriga a carregamentos mensais mínimos, mas em que todo o valor pago ao operador é convertido em saldo. Entre as duas opções as diferenças estão, sobretudo, nos preços das comunicações para outras redes, mais caros na versão em que todo o saldo se converte em chamadas, mas também em alguns serviços incluidos (especialmente no caso da TMN).



Sobre estes novos clones do Moche e do Extravaganza há ainda a assinalar que, na versão com carregamento/consumo obrigatório (convertido em saldo) o valor mensal mínimo é de 12,5 euros. No Tag é, por enquanto, de 10 euros, mas no site da Optimus já se explica que a partir de 1 de Janeiro o consumo mensal obrigatório de chamadas por mês aumenta para os 12,5 euros.



Nessa altura também as concorrentes passam a cobrar novos valores associados a estes tarifários. Extravaganza e Moche já detalham que na versão com mensalidade, os clientes passam - a partir de um de Janeiro - a ter de pagar 12,5 euros (no Extravaganza são 12,3 euros) para manter o tarifário. Na oferta sem mensalidade os carregamentos mínimos obrigatórios passam em ambos os tarifários para os 5 euros a cada 10 dias, o que na prática empurra o limite mínimo de carregamentos mensais para 15 euros.



Mensagens sem parar




Outra diferença entre ofertas que pode interessar a quem seja fã de SMS é o bolo de mensagens gratuitas incluído nestes tarifários. Tag e Extravaganza alinham nas 1.500 por semana. O Moche é mais ambicioso e oferece 1.500 mensagens gratuitas por dia. É caso para dizer: quem conseguir teclar tanto, esteja à vontade!



Mas atenção que as borlas de mensagens SMS incluídas nos tarifários das três operadoras para comunicações dentro da rede visam a comunicação com utilizadores de outros tarifários. No mesmo tarifário não há limites para as borlas, pelo menos à partida (quem comunicar noite e dia sem parar vai perceber que existem).

[caption]MSN[/caption]

E são de facto estas borlas a principal característica diferenciadora destes tarifários, face ao resto da oferta. Uma vez aceites as condições de partida - mensalidade ou consumo obrigatório - o utilizador pode optar por não ter mais despesas, restringindo-se às comunicações no tarifário, sejam elas chamadas de voz, SMS, MMS, videochamadas e Messenger.

Notas importantes sobre esta regra: o messenger (MSN) - download da aplicação e utilização - só é gratuito no Tag e no Extravaganza, na TMN existe um serviço que facilita a troca de mensagens mas não tem integração com o serviços de mensagens instântaneas da Microsoft; na Vodafone as comunicações gratuitas estendem-se também ao tarifário Extreme, um tarifário muito semelhante ao Extravaganza que usa a mesma lógica de comunidade e que também deve ser consultado quem pretende mudar para um serviço móvel deste género.



Mas porque é difícil que não surjam necessidades de comunicações para fora do tarifário subscrito e porque estes tarifários também são, quase sempre, as melhores propostas dos operadores para quem comunica mais dentro da rede e prefere um tarifário pré-pago, vale a pena consultar a tabela.

[caption]Tarifários jovens[/caption]

Aqui pode perceber-se que a Vodafone apresenta os melhores preços, nas comunicações dentro da rede, em qualquer um dos dois tarifários, mas há que considerar que a operadora tem apenas um preço, ao contrário das concorrentes que diferenciam entre o primeiro e restantes minutos de comunicações. Assim, e para uma chamada de três minutos, na mesma rede, um Tag pagaria 0,293 euros, um Moche 0,291 ou 0,268 euros (conforme a versão tarifária, com ou sem mensalidade) e um Extravaganza 0,372 euros. Nas comunicações para fora da rede as diferenças são menores. Também é transversal a todas as propostas, a opção de tarifar de igual forma MMS e videochamadas, dentro e fora da rede.



Promoções ao rubro


Antes de tomar uma decisão vale ainda a pena estar atento às promoções e campanhas que se sucedem. As mais mediáticas são talvez as que neste momento protagonizam a Vodafone e a Optimus, através dos seus Yorn Extravaganza e Tag. Objectivo: roubar clientes ao concorrente.

[caption]Promoção[/caption]

A Optimus começou prometendo um milhão de euros para premiar as novas entradas no tarifários e quem as garantiu (clientes actuais). Cada novo cliente pode render 15 euros. A Vodafone responde com 2 milhões de euros para distribuir e aumenta a parada: clientes que tragam novos aderentes ou novos aderentes que cheguem pelo próprio pé podem ganhar até 16 euros, à cabeça.



Outro factor diferenciador entre ofertas, em forma de campanha é a oferta de 25 MB de tráfego Internet por mês no Moche com mensalidade. No site refere-se que esta oferta é válida só até final do ano, mas no novo tarifário que a TMN já revelou para 2011 sublinha-se que, na mesma versão, o tarifário inclui 40 MB de tráfego Internet mensal.



Este Moche com mensalidade tem mais uma diferença importante face ao Moche sem mensalidade. Já hoje e até 31 de Março, inclui um plafond de SMS e MMS gratuitos para actualizar o perfil no Twitter ou Facebook, através de um serviço da operadora, o Pond.



Resta dizer que para facilitar o reconhecimento do mesmo tarifário numa comunicação, os três operadores usam sistemas idênticos. Os pares (como o mesmo tarifário) podem reconhecer-se por via de um sinal sonoro que é desencadeado no início de cada comunicação, ou pela inserção num código no telemóvel que pode ser encontrado na página Web de cada operador.



Navegue online, não se deixe encantar pela muito trabalhada imagem que cada marca desenhou para os seus tarifários teen, mas enquanto vê os preços e os serviços aproveite para se divertir. Alguns esforços para impressionar (ou fazer rir) são mesmo muito bem conseguidos.

Cristina A. Ferreira