É uma aposta dos três operadores móveis a de manter tarifários específicos para um segmento mais jovem de utilizadores. Os adolescentes são os principais destinatários do Moche, na TMN, do Extravaganza, na Vodafone e do Tag na rede da Optimus.

Os três são tarifários a que qualquer utilizador, já na rede ou ainda não, pode aderir independentemente da ideia, mesmo que o foco sejam sobretudo os adolescentes. Hoje mostramos as principais diferenças e semelhanças que os aproximam ou afastam.

Uma pista já assim para começar: há mais semelhanças do que diferenças, como é aliás habitual na oferta dos operadores móveis.

Ponto comum e principal foco de diferenciação face aos restantes tarifários do mercado nestes três produtos são as comunicações gratuitas dentro do mesmo tarifário. Os utilizadores do Moche não pagam chamadas feitas entre si, SMS, MMS ou videochamadas. O mesmo acontece com os clientes Tag e Extravaganza da Vodafone.

Só a operadora britânica oferece mais uma alternativa com as mesmas características sendo a única com dois tarifários – para particulares - com esta lógica de comunicações gratuitas. No âmbito dos pacotes Vitamina a operadora também disponibiliza o Extreme, que prevê comunicações gratuitas dentro do tarifário, mas também com os clientes Extravaganza e vice-versa.

Além das comunicações gratuitas para o mesmo tarifário e para o Extravaganza, o Extreme tem outra semelhança com a lógica seguida pelos operadores para o segmento: mantém as chamadas de voz para dentro da rede um preço diferenciado para o primeiro minuto e seguintes (18,3 e 5,1 cêntimos, respectivamente). Esta é aliás também a sua principal diferença face ao Extravaganza e faz dele uma melhor alternativa para quem tem muitos contactos no mesmo tarifário (e no Estravaganza), mas para além disso faz muitos contactos para outros clientes Vodafone, com tarifários diferentes.

O Extravaganza opta por um único preço para comunicações de voz na Vodafone, 12 cêntimos. Perde aqui na comparação com a concorrência que segue a lógica dos preços diferenciados a partir do primeiro minuto e consegue preços mais baixos após um período inicial. Esta é aliás uma das diferenças mais visíveis entre as ofertas dos três operadores dirigidas a este segmento mas que a Vodafone anula com o Extreme, que embora associado aos planos Vitamina e não à sua marca jovem Yorn replica o conceito.

[caption]Tarifários[/caption]

Mas a maior diferença entre tarifários está mesmo na mensalidade. O Tag da Optimus não tem. O Moche e o Extravaganza têm. São 9,9 euros debitados mensalmente a partir do telemóvel, previamente carregado com o valor devido pelo cliente. O valor não é convertido em chamadas ou quaisquer outras comunicações. Se o utilizador falhar a mensalidade é mudado para outro tarifário sem carregamentos obrigatórios, obviamente menos apelativo em termos de preços.

No Tag da Optimus, não existe mensalidade mas existe uma obrigação de carregamento cuja periodicidade é definida na proporção do montante carregado. O valor mínimo é de 5 euros, início de um intervalo que vai até aos 9,90 e que permite 15 dias de comunicações. Todo o valor carregado é no entanto convertido em saldo. Por exemplo, um carregamento de 10 euros permite comunicações por um mês.

Voltando às semelhanças entre ofertas, interessa ainda apontar as resmas de mensagens disponibilizadas por semana nos três tarifários: 1.500. Dentro do tarifário não existe limite de mensagens enviadas. O limite é aplicável apenas para mensagens na rede, mas fora do tarifário.

[caption]Tarifários[/caption]

Mais semelhanças podem encontrar-se nas tarifas aplicadas às mensagens de texto para outras redes móveis ou às mensagens multimédia ou videochamada, para fora do universo tarifário.

Os três tarifários também pressupõem acesso gratuito ao Messenger. No Moche as alternativas possíveis são o Google Talk, Super SMS e Sapo Messenger. Na Vodafone o Vodafone Messenger e na Optimus o MSN da Microsoft.

Nota de redacção: A informação do segundo quadro foi corrigida. As SMS fora da rede custam 0,06 euros e não 0,6 euros, como referido por lapso anteriormente.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.