A nossa atenção de hoje vai para produtos de hardware ou software que se distinguem da oferta disponível no mercado, pela origem Portugal. Todos integram mercados altamente competitivos com bons resultados. Ou porque conseguiram consolidar presença ou porque se tornaram sucesso de vendas internacionais. Começamos pelo que teve lançamento mais recente e que mantém objectivos mais ambiciosos além fronteiras.



O NDrive G800 destaca-se da restante oferta de terminais GPS para o carro pela possibilidade de navegação por fotografia aérea em múltiplas perspectivas. Esta solução, disponível apenas nalgumas localidades principais, substitui os tradicionais mapas de navegação bidimensionais e tridimensionais por um mapa constituído por fotografias aéreas, com várias perspectivas em opção, facilitando, assim, o reconhecimento visual de quaisquer marcos do percurso.



Para além desta característica única, o NDrive G800 oferece ainda todas as funcionalidades geralmente disponíveis nos terminais de GPS de gama média-alta, incluindo ligação de dados Bluetooth, permitindo realizar chamadas e ler mensagens recebidas a partir de um telemóvel emparelhado e transmissor FM, para integração no sistema de áudio do carro.



Sendo um dispositivo Windows CE, o G800 possui ainda diversas funcionalidades multimédia, incluindo reprodução de música e filmes a partir de um cartão de memória SD, visualização de fotos e livros electrónicos e jogos, tudo disponível num interface gráfico intuitivo, acessível directamente no ecrã, através de uma caneta apontadora ou, simplesmente, dos dedos.
Disponível com mapas de Portugal, Espanha ou Itália, por cerca de 350 euros.

http://imgs.sapo.pt/gfx/450737.gif

Nome de fenómeno da natureza



O Traveller 2370R da Tsunami em branco pérola é uma das opções que pode usar quem quer mostrar tecnologia nacional. Equipado com a edição Home Premium do Windows Vista, este portátil está suportado num Pentium Intel Dual Core de 1,7 GHz, com 1 MB de cache. O Traveller tem um 1GB de memória DDR2, expansível aos 4GB, mais um 1GB de memória flash e placa gráfica GeForce de 256 MB. Na loja online da JP Sá Couto, fabricante da marca, pode ser adquirido por 956 euros. É um exemplo entre vários da gama de produtos que a fabricante nacional conseguiu levar aos principais canais de distribuição do país.

http://imgs.sapo.pt/gfx/450742.gif

O poder da Aranha



Ainda na área dos PCs destacamos a Solbi, outro fabricante nacional com oferta de desktops, servidores e portáteis, orientados para o mercado doméstico e profissional. Um dos produtos na oferta é o Spider que a marca aponta como opção para os consumidores que pretendem performance num design diferente, na sua linha de PCs CityDesk. Comercializado com diferentes configurações, o Spider vem equipado com o Windows XP SP2 - na versão profissional ou doméstica - e processador Intel. Os Pentium 4 e Pentium D da Intel sustentam as opções disponíveis. Nesta última configuração estão disponíveis versões de 2.8 GHz e 3.40 GHz com uma memória DRAM máxima de 2 GB. Os preços variam conforme a configuração mas conseguem em regra ser competitivos, já que a caixa é vendida sem ecrã, permitindo reaproveitar um ecrã antigo.

http://imgs.sapo.pt/gfx/450736.gif

Software domina



Saindo do hardware para o software é muito mais fácil encontrar exemplos de tecnologia nacional a marcar pontos no mercado e fazer sombra aos grandes fabricantes. Podíamos citar vários exemplos na área do software empresarial, mas vamos manter o foco nas aplicações mais direccionadas à utilização individual. E é assim que entramos no mundo do software educativo e linguístico para referir a Porto Editora. Um exemplo bem sucedido è a enciclopédia multimédia, a Diciopédia, com 380 mil documentos acessíveis, uma ajuda especialmente útil para quem estuda. Custa cerca de 50 euros.

http://imgs.sapo.pt/gfx/450738.gif

Cristiano Ronaldo joga no telemóvel



Outro exemplo de tecnologia nacional que chegou ao contacto de muitos milhares de portugueses, será o jogo desenvolvido pela YDrems. A empresa do Monte da Caparica apostou no internacional Cristiano Ronaldo para criar um sucesso na área dos jogos para telemóvel. Desde Janeiro do ano passado que o jogo está acessível aos clientes das três operadoras móveis e em vários outros operadores na Europa e no mundo.

http://imgs.sapo.pt/gfx/450740.gif