E pronto, está aí, mais uma vez, obrigando muitos de nós a pensar que o tempo passa realmente rápido. O último mês do ano, com o seu popular Natal, arranca daqui a poucos dias, assim como a azáfama das compras - que, segundo as previsões, este ano será mais regrada…

Outro dado estimado é que os telemóveis liderem as intenções de compra dos portugueses para este Natal, pelo menos segundo o Observador Cetelem, com base numa análise que contou com a colaboração da consultora Nielsen, em que a maioria dos entrevistados colocou o telemóvel no topo da lista de "objectivos de compra".

Por outro lado, também há quem antecipe que os consumidores portugueses estão a planear baixar a despesa com as comunicações em mais uma medida de contenção para fazer frente à crise.

Trinta e nove por cento dos portugueses que participaram no IBM 2011 Global Telecom Consumer Survey afirmam que pretendem diminuir os gastos com o uso do telemóvel (voz, SMS/MMS), 40% na rede fixa e 39% no uso de banda larga móvel.

E nós aqui no TeK acreditamos que as duas realidades mencionadas possam coexistir, dada a "afinidade" acumulada dos portugueses com a mobilidade proporcionada pelo seu telefone, embora condicionados pelo cenário económico. É a pensar na conjugação destes dois cenários que fizemos a montra de hoje, congregando as campanhas que as operadoras de telecomunicações móveis prepararam para este Natal.



[caption][/caption]

A promoção principal da TMN para esta altura tem por slogan "Este Natal tudo é possível" e
reúne 16 modelos (pelo menos à data em que estamos a fazer este artigo), cujos preços variam entre os 19,90 euros do tmn easy 10 e os 489,90 euros do Samsung Galaxy S II na loja online.



[caption][/caption]

Nokia, Sony Ericsson e Huawei são as outras marcas presentes, com modelos para vários gostos (touch, qwerty, alfanumérico).

Paralelamente decorre a campanha "Peça a sua estrela", um passatempo que habilita todos os clientes particulares que comprem telemóveis, placas banda larga, ou cartões de venda individual tmn nas lojas PT bluestore a duplicarem os produtos adquiridos.

Com prazo e geografia mais limitada, se tiver oportunidade (e interesse) ainda pode espreitar o outlet da operadora no Porto, onde se prometem telemóveis com descontos até 70% e preços a partir dos 10 euros.

"Este Natal faz alguém smart" é o mote da campanha da Vodafone e reúne quatro propostas: BlackBerry Curve 9360 (€289,90), Nokia C5-03 (que era €159,90 e agora está a €89,90), Samsung Galaxy Ace (que antes custava €229,90 e agora custa €189,90) e o Samsung Galaxy Gio (€149,90).



[caption][/caption]

A operadora volta novamente a apostar na tradicional campanha de devolução do valor das comunicações realizadas pelos clientes durante o último mês do ano.

Na edição de 2011, os gastos em comunicações durante o mês de dezembro é multiplicado por dez e creditado na conta do utilizador em janeiro. No reembolso do saldo, o valor ganho pelo cliente no âmbito da promoção - saldo consumido a multiplicar por 10 - deve ser gasto num período de 30 dias, em comunicações para a rede da Vodafone.

De regresso está também a popular campanha Desbloqueados da Optimus, em que a operadora volta a oferecer aos utilizadores a possibilidade de desbloquearem, em qualquer loja Optimus, todos os telemóveis adquiridos entre 16 de novembro e 31 de dezembro de 2011.

A operadora reforça ainda esta campanha com a revisão de preços de alguns dos seus principais telemóveis e com o lançamento de dez novos equipamentos. As novidades incluem o lançamento de uma gama de equipamentos Dual SIM e de telemóveis Facebook.

A gama de telemóveis Dual SIM é constituída pelo primeiro Android Dual SIM do mercado, o exclusivo Huawei Android Dual SIM, e pelos exclusivos Huawei G20 Dual SIM, Nokia C2-00 Dual SIM e Nokia 101 Dual SIM.

Já a gama de equipamentos Facebook inclui o One Touch OT813F e o One Touch OT809 F. Conta-se também o lançamento de um novo equipamento Hello Kitty e dos topo de gama iPhone 4S, BlackBerry Bold 9900, Nokia N9 e Nokia 700.

De salientar que a campanha da Optimus - que permite desbloquear os terminais, deixando-os livres para utilização noutra rede - em alguns casos apresenta telemóveis com preço inferior aos das lojas das marcas ou dos retalhistas.



[caption][/caption]

Isso acontece por exemplo com o iPhone 4S de 16GB, que na loja da Apple custa 629 euros e através da Optimus, 599,90 euros, ou com o Nokia 700 - diferença já salientada na análise TeK - que a operadora vende a 249,90 euros e que na Ensitel e na Fnac custa 359,90 euros.

É uma questão de comparar antes de avançar com a compra.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico