A ideia de conjugar dois cartões no mesmo smartphone tem vindo a somar adeptos, que aproveitam a flexibilidade da conjugação das redes de dois operadores diferente, ou tarifários com opções diferenciadas para pagar menos no fim do mês. A prática está a tornar-se mais comum entre os jovens que combinam os tarifários Moche, Yorn ou WTF – com chamadas e SMS à borla na mesma rede mas pagamento extra para outros números – consoante a rede de contactos preferenciais, mas também entre os “mais crescidos”.
A lógica passa por ter um cartão para cada uma das redes com quem mantém mais contactos, ou pelo menos para duas delas, e conseguir conjugá-los de forma fácil num mesmo equipamento, sem ter de abrir constantemente o dispositivo para mudar cartões.
Embora inicialmente os telemóveis dual SIM tenham sido “vendidos” como uma forma de conjugar a vida pessoal com a vida profissional, os modelos de tarifários oferecidos às empresas para disponibilizarem aos seus colaboradores justifica cada vez menos esta dualidade. Mesmo assim, em muitos casos esta é uma opção que se mantém válida.
O certo é que a oferta de modelos dual SIM está a crescer e a diversificar-se em características e qualidade, e que as vendas acompanham o ritmo, sobretudo nas lojas e eletrónica e telecomunicações. Também há telemóveis dual SIM na oferta das operadoras, mas aqui são cada vez mais difíceis de encontrar e apenas a Optimus facilita a vida a quem pesquisa...
Hoje sugerimos alguns dos modelos que chegaram mais recentemente ao mercado, e alguns que ainda estão no campo das promessas. Os preços variam entre os menos de 100 e os 300 e muitos euros, ajustando-se ao tamanho do bolso dos utilizadores.
Veja abaixo os modelos que escolhemos e verifique as características e preços nas próximas páginas.
Tudo em dual SIM (ou quase)
A Alcatel One Touch é uma das marcas onde a aposta em telemóveis e smartphones Dual SIM é mais evidente. Nos modelos vendidos com operador (e muitas vezes renomeados com a marca dos próprios) a opção é por usar apenas um slot de SIM, mas nos telemóveis que faz chegar às lojas em venda livre os dois cartões são prática assumida.
Entre os modelos que tem à venda com dois cartões SIM destacam-se o Hero que no mercado livre tem o preço de 399 euros e o Idol Mini, que custa 179 euros. Mas há mais smartphones da gama da Alcatel One Touch com dual SIM, alguns dos quais também foram apresentados em Barcelona e que chegam em breve às lojas portuguesas.
Ascend também com Dual SIM
O Ascend G700 é um dos modelos Dual Sim da marca Huawei, reforçando a aposta numa área onde a empresa reconhece grande interesse dos consumidores, dadas as especificidades do mercado português.
Com um ecrã LCD IPS de 5 polegadas o Ascend já foi o maior dual SIM do mercado, mas entretanto foi “apanhado” por outros concorrentes.
Em termos de funcionalidades o smartphone tem um processador quad core de 1,2 GHz, 2 GB de RAM e memória interna de 8 GB, que pode ser alargada até 32 GB. Está à venda livre de operador e custa 299,9 euros.
Com chegada recente às lojas, o Ascend G610 apresenta um ecrã LCD táctil de 5 polegadas QHD e um processador quad-core de 1.2GHz que garante uma experiência de utilização rápida e fluída.
Disponível em preto ou branco, o novo Huawei Ascend G610 tem uma câmara traseira de 5 megapixéis e uma câmara frontal de 0.3 megapixéis, tem 1GB de RAM e 4GB de memória interna, que pode ser expandida com um cartão de memória MicroSD até 32 GB.
O preço de venda é de 189,9 euros.
Nokia estrea Windows Phone em Dual SIM
A fabricante já tinha alguns modelos Asha desenhados para suportar dois cartões SIM, mas o recém anunciado Lumia 630 vai mesmo estrear o conceito nos Windows Phone da marca, embora a sua chegada às lojas só esteja prevista para maio.
O telemóvel foi anunciado como um dos primeiros com o novo Windows Phone 8.1 e tem um ecrã ClearBlack de 4,5 polegadas, integrando um processador Snapdragon.
O preço previsto é de 169 dólares na versão dual-sim.
Dois cartões em smartphones multifacetados
A marca é ainda recente no mercado português mas a aposta em smartphones com características de gama média e alta, a preços baixos e com dois cartões SIM está a ter sucesso. E o TeK já testou alguns modelos e gostou.
A oferta da Wiko é vasta, como pode ver na galeria de fotos abaixo, mas os modelos mais recentes ainda não chegaram às lojas, como acontece com o Rainbow que só estará à venda a 1 de Maio
Dual Phones para mais possibilidades
A Samsung é uma das grande fabricantes que tem vindo a reforçar a sua oferta nos dual SIM com a gama Duos. No site é fácil perceber as diferentes opções da gama, entre modelos touch e telefones de características mais simples mas com elementos interessantes para quem procura a versatilidade de dois cartões que podem ser usados de forma complementar.
Como é fácil ver, há marcas notoriamente ausentes desta gama de Dual SIM, nomeadamente a Apple que apesar alguns rumores nunca avançou com essa opção.
E já agora, qual destes telemóveis o convencia a mudar para um dual SIM?
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Protagonistas da Terra e do Espaço em imagens espetaculares escolhidas pela NASA -
App do dia
Reader é uma app com IA para ler em voz alta de forma natural -
Site do dia
Website "7 Minutes in Hell" propõe treinos HIIT para quem gosta de sofrer (literalmente) -
How to TEK
Torne o smartphone Android mais inteligente trocando o Google Assistant pelo Gemini
Comentários