Há-de haver um dia em que a aplicação da expressão "caixinha que mudou o mundo" será revista. Não que a televisão mereça deixar de ocupar esta posição, mas a verdade é que existem várias caixas que já tiveram a capacidade de mudar o mundo. Basta pensar no computador ou no telemóvel para o atestar.

Sim, o telemóvel para caixa tem um formato sui generis, mas a sua importância no mundo das comunicações é inegável. Primeiro por colocar qualquer pessoa em contacto a qualquer hora, e hoje, cada vez mais, pelo número de novas funções que agregam e pela forma simples como o fazem.

Tantos e tão bons conteúdos têm de ser bem vistos e para isso é preciso ecrãs bem grandes. Seja Mobile Tv, filmes caseiros ou jogos, quando melhor for a imagem melhor. É aliás isso que procura oferecer toda uma nova gama de telemóveis da geração iPhone, mas nem só de ecrãs tácteis se faz o mundo e é por isso que hoje dedicamos alguma atenção aos ecrãs largos em telemóveis, mas manipuláveis "à tecla". Olhámos para três hipóteses, dirigidas ao mercado de consumo:

Nokia N95

Começamos pelo Nokia N95. Com 16 milhões de cores visíveis nas 2,8 polegadas do ecrã, o equipamento tem uma câmara de 5 megapixéis e lentes Carl Zeiss para fazer despertar o fotógrafo que há em si. No ecrã pode ver os seus contactos, graças à videochamada, os resultados das filmagens que fizer com a câmara de vídeo incorporada, ou os MMS que lhe enviarem. Pode ainda apreciar em pormenor as potencialidades do sistema operativo Symbian, guardando tudo o que quiser nos 8 megas de espaço de memória disponível.

Cerca de 400 euros é quanto tem de pagar para ter acesso a este equipamento.

[caption]Nokia[/caption]

Samsung i640

As 260 mil cores do ecrã do Samsung i640v também podem ser uma boa opção para quem procura ecrãs onde é possível ver tudo ao pormenor. Ver televisão, filmes e fotos são algumas das formas para tirar partido do equipamento com câmara de 2 megapixéis, browser HTML e conectividade bluetooth. O i640 (que na rede Vodafone é i640v) conta com um ecrã de 320 x 240 pixéis.

O ecrã de 2,4 polegadas com qualidade de imagem VGA apresenta bons resultados, mas para quem não procura só um bom ecrã pode sentir a falta do GPS e da conectividade WiFi disponíveis, por exemplo, no Nokia N95.

O i640 pode ser adquirido por 350 euros e também é uma boa opção para quem gosta de jogar.

[caption]Samsung[/caption]

SonyEricsson W910i

Com ecrã TFT de 262 mil cores, 240x320 pixéis distribuídas por 2,44 polegadas, o W910 integra a linha Walkman da Sony, onde a qualidade de som é quem mais ordena, mas a imagem não deixa de ser importante. Também dispõe de uma funcionalidade que permite comandar a música abanando o telefone, função que também pode ser útil nos jogos.

A memória interna é de 35 megas, que diminuem em função da configuração do telefone. Em operador está disponível por preços a partir de 150 euros.

[caption]SonyEricsson[/caption]