A música e a imagem são elementos cada vez mais incontornáveis num telemóvel. A tendência não é nova, mas parece ter vindo para ficar. Hoje destacamos alguns dos modelos que este ano mais deram nas vistas a este nível ou que em breve irão dar.

São opções para quem gosta de levar a música para todo o lado, mas dispensa a utilização de um MP3, preferindo concentrar num único equipamento música e comunicações.

Premiado este ano pela European Imaging and Sound Association, o W995 Walkman da Sony Ericsson é uma referência na área da música. Inclui algumas características desenvolvidas pela marca como o Media Go, que hoje já está disponível noutros equipamentos, mas foi uma estreia neste modelo.

A ferramenta concentra várias funcionalidades. Facilita a transferência de ficheiros áudio, de fotografia ou vídeo do telemóvel para o computador e vice-versa, dispensando o recurso a aplicações de terceiros para gravar música que o utilizador pretenda levar consigo no telemóvel.

[caption]Sony Ericsson W995[/caption]

Como acontece quase sempre quando a música é uma prioridade num telefone, as outras opções multimédia também o são. Assim, o W995 conta com uma câmara de 8,1 megapixéis, que pode ser utilizada com recurso à funcionalidade de detecção de rostos para criar fotografias que podem ser impressas até um formato A3 sem perdas de qualidade, assegura a marca, ou vistas no ecrã de 2,6 polegadas.

A memória disponível é apoiada por um cartão externo que pode acomodar até 8 GB e que complementa a memória de 118 MB. Outros pontos com lugar a destaque no equipamento são o suporte GPS e a possibilidade de atribuir informação geográfica a informação, conectividade 3,5 G e WiFi. O W995 está à venda por 434,90 euros.

[caption]Nokia 5530[/caption]

A Nokia investiu tarde na área da música, mas tem investido forte. Já tem o seu próprio serviço de música e tem apostado na criação de uma comunidade que dinamize os conteúdos móveis multimédia. Um dos modelos com lugar para destaque na linha xPressMusic é o 5530. Conta com leitor de música da marca, que também suporta listas de reprodução, equalizador, amplificador de graves, entre outras funções. O equipamento vem acompanhado de auricular, mas o som que emite também pode ser ouvido sem este acessório, através dos altifalantes estéreo de som surround 3D.

O Nokia 5530 tem interface táctil de 2,9 polegadas, oferece 70 MB de memória interna e é vendido com um cartão de memória que adiciona mais 4 GB à memória disponível. Inclui uma câmara de 3,2 megapixéis, gravação e reprodução de vídeo e, claro, ligação facilitada à loja de música da empresa. Está à venda por 219 euros.

Por chegar ao mercado português estão vários outros modelos, como o X6 também orientado à música e às funcionalidades multimédia. Uma das particularidades mais interessantes do modelo é o facto de já suportar uma nova possibilidade dada pela empresa: acesso em streaming a tantas músicas quanto se pretenda na loja online. Os interessados terão é de esperar até Fevereiro, altura prevista para o início da comercialização em Portugal.

[caption]Nokia x6[/caption]

A proposta da Samsung que aqui destacamos não é uma estreia fresquinha, mas é uma das apostas mais dirigidas da empresa ao longo deste ano para a área da música.

O Samsung M7600 é suportado numa interface DISC que facilita a navegação entre ficheiros de música e a sua visualização no ecrã, fazendo desfilar capas de álbuns para facilitar a navegação.

A funcionalidade Djing é outra opção disponível, através da qual o utilizador tem a possibilidade de se transformar num DJ e fazer as suas próprias misturas. Adicionar efeitos especiais às músicas ou fazer "Scratch" nas faixas, efeitos habituais de qualquer DJ que se preze. Outro aspecto a destacar no equipamento é a tecnologia de áudio Bang & Olufsen incluida. Este touch screen da Samsung, de 2,8 polegadas, conta com uma câmara de 3,2 megapixéis e também dispõe da possibilidade de gravar vídeos. A memória interna disponível é de 50 MB. Este Beat DJ custa 199,90 euros.

[caption]Beat DJ da Samsung[/caption]

Estas são apenas quatro propostas no meio de muitas possíveis. Convidamos os leitores a partilhar experiências caso utilizem algum dos modelos, ou a sugerir outros.