Os operadores já tinham avisado que o futuro estava no tráfego de dados. As fabricantes ouviram e fazem-lhes a vontade, desenvolvendo cada vez mais dispositivos destinados a fomentar o uso de serviços baseados na Web.

Aproveitando a febre das redes sociais, tem aumentado a aposta em terminais destinados aos utilizadores intensivos deste tipo de serviços. Prova disso são os lançamentos recentes de "pesos pesados" como a Nokia e a Sony Ericsson e até mesmo a Microsoft, que numa investida arrojada/inusitada criou um sistema operativo especialmente para este efeito e mandou fazer hardware à medida.

Estamos a falar de equipamentos pensados maioritariamente para um público mais jovem, que não precisa de um smartphones com tudo o que é funcionalidade destinada aos executivos, mas está mais habituada a recorrer ao chat que ao telefone para comunicar, e não pode perder as últimas actualizações dos amigos no Facebook. Ou no Twitter, no Picasa, no Flickr, no Blogger.

As tentações são muitas e as empresas que fornecem serviços e equipamentos destinados à comunicação já perceberam isso, reforçando a aposta com equipamentos com funcionalidades e preços à medida destes utilizadores.

Hoje passamos em revista os seis equipamentos com esta finalidade apresentados esta semana e completamos a lista com algumas propostas, que seguem uma lógica aproximada e já estão disponíveis por terras Lusas.

[caption]Kin. Fotografia do Gizmodo[/caption]

Depois de muito rumor e especulação, a Microsoft revelou finalmente o Kin. Aliás, os Kin: One e Two.

Na sua primeira investida na comercialização de telefones próprios, apresenta dois telemóveis, destinados a aos mais novos e cujo sistema operativo - que não é nem o novo Windows Phone Series 7 nem a versão anterior, o Windows Mobile 6.5 - e o próprio hardware foram concebidos para tirar melhor partido das funcionalidades ligadas às redes sociais.

Sabe-se que os modelos têm câmaras fotográficas de 5 e 8 megapixéis, apostam num interface simplificado e no armazenamento de dados na nuvem - para uma capacidade ilimitada e possibilidade de acesso a partir do PC. Serão fabricados pela Sharp, e lançados a 6 de Maio nos Estados Unidos. Mais tarde, estarão também à venda na Europa, através de parcerias com a Vodafone, com chegada confirmada para quatro países: Alemanha, Espanha, Itália e Reino Unido. Para Portugal não foram avançadas previsões de lançamento. Por saber continuam também os preços.

Entre as funcionalidades concebidas especificamente para o dispositivo estão "bombons" que prometem fazer as delícias dos fanáticos das redes sociais, como o Loop e o Spot. O primeiro garante a sincronização com as pessoas mais importantes da lista de contactos e as suas actualizações no Facebook, MySpace, Twitter ou Windows Live, enquanto o segundo facilita a publicação e partilha dos conteúdos nas redes sociais - fotos, textos e ligações para páginas Web.

Um dia após o lançamento dos equipamentos da Microsoft, a gigante Nokia contra-atacou com três telefones "concebidos a pensar nos utilizadores que não vivem sem aceder a serviços de Messaging e redes socais". Apesar das "más línguas" dizerem que se tratam apenas de "remakes" de modelos anteriores, "pintados de fresco" e com preços mais apetecíveis, colocamos à vossa consideração o C3, baseado na plataforma Series 40 e o C6, com sistema operativo Symbian. O também novo E5 destina-se a utilizadores profissionais, pelo que fica de fora do lote.

[caption]Nokia C3, C6 e E5[/caption]

Os novos terminais prometem interfaces simples e focados naquilo que interessa ao público em questão: Facebook, Twitter, email, chat (Instant Messaging). Com botões de acesso simplificado e directo às redes sociais apresentados no ecrã e teclados QWERTY - para que a escrita de mensagens e publicações se assemelhe tanto quanto possível à comodidade de um teclado de computador - os dispositivos garantem ainda o acesso aos serviços Ovi Maps e à loja de aplicações da marca.

Também trazem câmara fotográfica e embora a do C3 não seja fantástica (não indo além dos 2 megapixéis de resolução), este tem outro trunfo a seu favor: o preço. De acordo com a informação a fabricante, vai custar 90 euros e estará disponível a partir do segundo trimestre deste ano. Quem optar pelo C6 terá de gastar um pouco mais (220 euros), mas terá direito ao trendy ecrã táctil de 3,2 polegadas, sistema operativo Symbian e uma câmara de 5 megapixéis, com flash e auto-focus.

[caption]Spiro[/caption]

Ainda no mesmo dia, a Sony Ericsson mostrou dois novos dispositivos que aliam à nova tendência das redes sociais àquela que é uma das áreas pelas quais a Sony ficou conhecida: o som. A marca Walkman, foi criada há mais de 30 anos, mas tem sido adaptada aos tempos modernos pela fabricante dá nome a uma linha de telemóveis a que, como o TeK mostou, a empresa acrescentou esta semana dois novos modelos: o Spiro e o Zylo.

Ouvir música enquanto se controlam ou fazem publicações no Facebook e no Twitter, ou se carregam fotografias para o Picasa e Flickr (apenas no caso do Zylo) são algumas das possibilidades. Completadas com o acesso ao email, navegação na Web e câmaras que permitem captação de imagem e vídeo, sem grandes pretensões: com 2 megapixéis de resolução no caso do Spiro e 3,2 megapixéis para o Zylo.

[caption]Zylo[/caption]

Este último tem também uma oferta mais generosa a nível de outras funcionalidades e serviços, como o Google Search, Google Maps, Geo Tagging, recepção de Web Feeds ou Instant Messaging. O que não podemos adiantar é se os preços se irão reflectir ao nível dos preços, uma vez que a fabricante não adiantou dados a esse respeito. Sabe-se apenas que serão disponibilizados a partir do segundo semestre do ano, ficando também por confirmar a inclusão de Portugal na rota de comercialização.

Embora estejamos em maré de anúncios por parte das fabricantes, há já algum tempo que os operadores em Portugal vêm procurando seduzir os clientes com terminais cada vez mais focados na experiência Web e fazendo do acesso às redes sociais uma das suas bandeiras, escolhemos aqueles que melhor se enquadram no perfil do artigo.

[caption]Corby B3210[/caption]

A TMN conta no seu portefólio com três modelos da Samsung com funcionalidades adaptadas aos fãs das redes sociais, um design jovem e preços para várias carteiras. Todos contam com capas amovíveis, Leitor de Mp3, Rádio FM, acesso simplificado ao Facebook, email e o afamado teclado QWERTY. Mas apenas um tem ecrã táctil (de 2,8 polegadas): o Corby Pro B5310.

Trata-se de um modelo slide, com câmara de 3 megapixéis (e captação de vídeo) que tem entre os principais atractivos a ligação 3,5G, permitindo velocidades de navegação na Web até 7,2Mbps. Tem também ligação Wi-Fi, bluetooth, widgets e videochamada. Custa 164,90 euros.

Os outros dois modelos, Corby B3210 e Samsung B3310, são ambos vendidos a 99,90 euros, destacando-se o segundo ao nível das funcionalidades - com acesso directo Friendster, Flickr, Picasa e Photobucket, para além do serviço de Instant Messaging (GTalk). Tem também câmara de 2 megapixéis e vídeo. A operadora disponibiliza, em vários modelos, ainda um agregador de redes sociais, o Pong - que facilita o acesso a serviços cujo acesso directo não seja garantido pelo telefone.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Dentro deste segmento a Optimus também tem dois Samsung Corbys, o Corby e o Corby TXT, ambos apresentam câmaras de 2 megapixéis, Leitor de Mp3 e Rádio FM, bluetooth, widgets online e acesso directo a serviços de media social. Custam ambos 89,90 euros e apresentam características típicas do modelo, como o design jovem ou as capas amovíveis. O Corby tem ecrã táctil e o Corby TXT opta pelo teclado QWERTY e garante ainda a entrada para Jack de 3,5mm e ligação Wi-Fi.

Falar da Vodafone e de redes sociais implica optar pelo Vodafone 360, mesmo que este apresente valores de comercialização acima dos equipamentos anteriormente referidos. A operadora "encomendou" à Samsung dois equipamentos concebidos especificamente para o seu serviço que faz a integração da experiência de Internet no telemóvel e computador - prestando especial atenção a serviços como o Facebook.
[caption]Vodafone 360 Samsung M1[/caption]

O "mais apetrechado" dos modelos foi objecto de uma análise pelo TeK, para a qual remetemos - o Samsung H1 custa 399,9 euros, sem vinculação, mas pode ser adquirido a partir 79,9 euros, com a adesão a um contrato de 24 meses.

Por um preço mais modesto (199,89 euros), é possível adquirir o Samsung M1 sem qualquer vinculação. Tem ecrã táctil de 3,2 polegadas, câmara de 3 megapixéis e todos os confortos do Vodafone 360.