Hoje em dia não há atividade de negócio que "escape" à tecnologia, muito menos o Turismo. Em Portugal, o mais recente inquérito do INE à utilização de Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) nos estabelecimentos hoteleiros mostra que são mais de 70% os hotéis e pensões que aceitam reservas através da Internet.

Embora não assegurem uma plataforma de comércio eletrónico, 87% dos estabelecimentos hoteleiros tem site próprio. Os mesmos 87% utilizam computador e em 74% dos casos o acesso à grande rede faz-se com recurso à banda larga.

Estes e outros dados mostram que o setor tem beneficiado das mais-valias proporcionadas pelas plataformas de comércio eletrónico, motores de busca, sistemas de gestão de clientes, redes sociais, aplicações móveis, etc, desde a promoção às reservas.

Foi a pensar neste cenário que a organização da BTL - Feira Internacional de Turismo este ano decidiu dar maior destaque à tecnologia e criar o BTL Tech, uma área temática dedicada à exposição e demonstração de soluções tecnológicas especificamente desenvolvidas para os sectores do turismo e hotelaria.

O espaço propriamente dito vai ser ocupado por mais de uma dezena de empresas, cada uma com stand próprio, que darão a conhecer as mais recentes propostas para o setor.

B-Around, Time to Change, Movingsys, UbiWhere, M- Insight foram algumas das empresas que decidiram aderir ao conceito, que acolhem com muito agrado.

"Pensamos que a BTL Tech vem preencher uma lacuna e dar visibilidade a soluções tecnológicas especificamente desenvolvidas para as necessidades dos sectores do turismo", considera Nuno Matos Borges, da Time to Change, que acredita que o modelo estruturado poderá criar "sinergias com algumas das empresas presentes", disse ao TeK.

Além dos stands de exposição, a BTL Tech tem também espaço reservado à Inovação, numa área patrocinada pela Travelport que irá mostrar ideias e conceitos inovadores "made in" Portugal.

Click2deal, Codezone, TTS, Bestportugal Beds, TFV, Outlet Trips, Viatecla, Eventrips, Innovation Makers, VisaTeam, PME Box e Innovation Makers foram as 12 empresas convidadas pela organização a apresentarem os seus projetos.

O objetivo é que esta zona evolua para um concurso de ideias nas próximas edições da feira, explicou ao TeK Henrique Martins, da WTM, parceira na organização da BTL Tech.

O conceito que vai aliar a tecnologia ao turismo na BTL assenta ainda numa terceira vertente: um conjunto de conferências que irão abordar temas como o mobile business e o revenue management.

"É fundamental esta aproximação das tecnologias ao turismo, conjugando as potencialidades de Portugal enquanto roteiro turístico de excelência e as soluções tecnológicas desenvolvidas no nosso país por empresas portuguesas", considera Paulo Ramos, CEO da Bond.

"Esta é uma aliança entre dois sectores que potencia o desenvolvimento da economia nacional e da internacionalização", acrescentou em declarações ao TeK. "Graças à tecnologia Portugal tem condições para oferecer uma experiência turística inovadora e de muita qualidade".

Ficam algumas das soluções tecnológicas que vai poder conhecer melhor se visitar a BTL Tech.

Bond

A Bond estará presente na BTL Tech, no seguimento da fusão com a M-Insight, com as aplicações mobile para a área do turismo, cultura, lazer e eventos, nomeadamente com as soluções M-Events, M-Hotels e guias YouGo.

[caption]Nome da imagem[/caption]

A empresa apresentará igualmente uma solução integrada de negócio para o turismo assente nas soluções de Business Intelligence, Business Process Management, Customer and Social Relationship Management.

Adicionalmente, foi também desenvolvida uma solução para a BTL, com base no M-Events da M-Insight, que permitirá a todos os visitantes acederem a uma aplicação que lhes dará toda a informação do que se está a passar a todo o momento no emblemático certame do sector do turismo.

Movingsyst

A Movingsyst vai aproveitar a BTL Tech para fazer o lançamento oficial da aplicação HotelTour, destinada a hotéis que pretendam disponibilizar conteúdos e serviços para os dispositivos Iphone, Ipad, Android Tablet e Mobile.

A aplicação apresenta um interface a partir do qual é possível aceder a todos os serviços do hotel, bem como informação relevante à estadia.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Permite também fazer booking directamente no sistema do hotel, reservar serviços de Spa, Golf, Lavandaria, Restaurante entre outros, e aceder às promoções ativas, se existirem.

Nonius Software

HSIA, TV, Signage e VoIP são as soluções de comunicação que a Nonius Software vai promover durante a BTL Tech.

A primeira está relacionada com o acesso à Internet, e permite que o hotel defina as tarifas do serviço, consoante as suas preferências e necessidades dos seus hóspedes. O portal de acesso ao serviço é adaptado à imagem do hotel e permite publicitar as suas principais ofertas.

A Nonius.TV é uma solução de TV interactiva, com acesso a canais de TV, aluguer de filmes, Internet, jogos, informações, promoções e compras, adaptada à imagem do hotel.

Através da Signace, a Nonius oferece várias soluções de sinalética digital para as áreas públicas do hotel como o Corporate Channel, o Digital Concierge, o Airport Info e o Meeting Room.

Time to Change

[caption]Nome da imagem[/caption]
A Time to Change leva à BTL Tech o projeto KINUKI, uma ferramenta de marketing assente numa plataforma tecnológica acedida via Internet, que permite promover o Turismo (empresas, marcas, regiões, eventos, produtos, etc.) através de vídeos criados pela junção das fotografias dos turistas com os conteúdos disponibilizados pelos promotores turísticos.

A apresentação, para além de contemplar uma demonstração prática da solução e do seu Backoffice de Estatísticas em tempo-real, servirá igualmente para apresentar oficialmente a nova imagem KINUKI.

Ubiwhere

O projeto designa-se Pervasive Tourism e está a ser desenvolvido numa parceria entre a empresa e a Universidade de Aveiro.

O Pervasive Tourism consiste num conjunto de soluções integradas, nomeadamente, um Guia Turístico Digital para dispositivos móveis, baseado em contexto (localização e preferências do turista); uma solução assente em superfícies interativas; um guia multimédia para entidades como museus, com reconhecimento automático dos visitantes e das peças; e um Cartão virtual do Turista, que permitirá traçar perfis de turistas (com criação de estatísticas) para uso na definição de uma estratégia para o turismo de uma região/localidade.

Mas as soluções tecnológicas desenhadas para o setor do Turismo apresentadas durante a edição 2012 não se esgotam nos projetos descritos aqui. Ao longo do espaço de exposição geral - ou seja, fora da BTL Tech - a tecnologia estará (com certeza) patente nas suas mais variadas formas.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Patrícia Calé