A especialização, constituída por uma série de características tendo em vista uma aplicação específica, é um factor fundamental do mercado global dos computadores portáteis, estando estes actualmente declinados em diferentes nichos específicos incluindo portáteis de jogos, empresariais, ultra-portáteis e Media Centers, entre outros.

A emergência dos formatos de compressão digital de som e vídeo fez dos computadores, e principalmente dos portáteis, a plataforma privilegiada para armazenamento e visualização dos novos conteúdos, exigindo outras evoluções do hardware, como maior volume de armazenamento, maior área de visualização e maior definição dos ecrãs. Melhoria dos equipamentos de som integrados e até integração de outras características A/V, como sintonizadores analógicos ou digitais de televisão.

Tendo em conta a sua evolução, os portáteis Media Center perderam algumas das suas características de mobilidade e ficaram quase limitados às viagens entre o quarto e a sala. Mesmo assim são uma opção a considerar para quem procura diversão no PC. Aqui ficam algumas opções.

Toshiba Qosmio G50

A Toshiba é uma das fabricantes pioneiras na adaptação dos portáteis ao entretenimento pessoal, com os modelos Qosmio. O mais recente modelo da série, o G50, apresenta diversas características relacionadas com a alta definição, incluindo um ecrã panorâmico Full-HD de 18,4 polegadas de diagonal e resolução de 1920 por 1080 pixéis, um processador dedicado às funções multimédia, derivado do processador Cell da consola PlayStation3 da Sony, porta HDMI e sintonizador analógico/digital de televisão.

O centro do G50 e a sua principal característica diferenciadora é mesmo o processador Toshiba HD Quad Core dedicado à conversão, codificação e descodificação de vídeo de alta definição e funcionando em paralelo com o já bastante capaz processador Intel Core 2 Duo T9400 - geração Centrino 2-, a 2,53GHz e a placa gráfica NVIDIA GeForce 9600M GT. O resultado é uma operação silenciosa e uma impressionante capacidade para o multitasking, mesmo com conteúdos pesados.

As características multimédia e computacionais do Qosmio G50 não ficam, todavia, por aí e incluem ainda uma barra física de acessos multimédia dedicados, controlo remoto, colunas Harman Kardon bem como as restantes características esperadas num portátil deste segmento, incluindo Wi-Fi compatível b/g e N e Bluetooth 2.0 com EDR.

Disponível em lojas de informática e algumas grandes superfícies de electrónica, por cerca de 1800 euros.

[caption]Toshiba Qosmio G50[/caption]

ASUS A7SV

Embora não possua as mesmas características do portátil da Toshiba, o ASUS A7SV não deixa de representar uma escolha válida para quem deseja algumas características de entretenimento, começando pelo sintonizador analógico/digital integrado (suportando DVB-T) ou pela drive óptica opcional com suporte para Blu-Ray.

O A7SV, embora partilhe das características da maior parte dos portáteis do segmento, oferecendo diversos processadores Intel Core 2 Duo em opção, comunicações sem fios Wi-Fi e Bluetooth e interfaces adequados, está particularmente especializado na imagem digital. Oferece uma calibração dinâmica da imagem exclusiva à fabricante, a Asus Splendid Video Intelligence, permitindo melhorar substancialmente a qualidade e nitidez das imagens reproduzidas no ecrã de 17 polegadas.

Disponível por cerca de 1100 euros, com processador Intel Core 2 Duo T9300 a 2,5GHZ, memória RAM pré-instalada de 3GB, disco rígido SATA de 300GB, placa gráfica NVIDIA GeForce 8600 GS e sintonizador de televisão (analógico e digital).

[caption]ASUS A7SV[/caption]

Acer Aspire 8920G "Gemstone Blue"

O design "Gemstone Blue", introduzido pela Acer durante o ano passado é um dos mais interessantes do mercado, oferecendo um interface futurista com o hardware dos portáteis que o utilizam, o CineDash, sendo essencialmente constituído por um conjunto de botões multimédia de estado sólido, iluminados por LEDs azuis e que são visíveis apenas consoante as funções seleccionadas.

O portátil Acer 8920G utiliza o "Gemstone Blue", mais vai bem mais além de LEDs e botões de acesso rápido, já que integra igualmente um ecrã de alta-resolução de 18,4 polegadas de diagonal (1920 por 1080 pixéis), opção de placas gráficas NVIDIA GeForce 9650M GS ou GeForce 9500M GS, drive óptica Blu-Ray, opção de até dois discos rígidos de 320GB cada, portas HDMI e colunas integradas com suporte para Dolby Home Theater

Ausente está qualquer possibilidade de integração de um sintonizador de televisão, mesmo como opção.

Disponível desde 1300 euros.

[caption]Acer 8920G[/caption]