É bastante comum ver filmes convertidos em videojogos, mas também acontece aos títulos para consola e PC saltarem para a grande tela do cinema.

Nem sempre com o mesmo sucesso registado entre a comunidade de gamers, é certo, mas há sempre quem se consiga destacar. Se partilhar da nossa opinião, serão raros os casos em que a experiência na sala de cinema se sobrepõe à experiência de jogo…

Consta que Super Mario foi o primeiro dos heróis dos videojogos a estrear na grande tela, primeiro em 1986, num filme japonês, e depois em 1993 numa grande produção "hollywoodesca" sob o mesmo nome do jogo que lhe deu origem "Super Mario Bros".

O canalizador era interpretado por Bob Hoskins, enquanto John Leguizamo assumia o papel do irmão, também canalizador, Luigi.

Já o clássico da Capcom Street Fighter apareceu primeiro numa versão animada e só depois tendo Jean-Claude Van Damme como protagonista, ambos em 1994.

Van Damme fazia de Guile, enquanto entre o conjunto de actores se encontrava, nada mais nada menos que, Kylie Minogue, assumindo o papel de Cammy, um dos personagens introduzidos para o modo arcade por Super Street Fighter II.

A série de jogos voltou recentemente a servir de inspiração para a sétima arte, num filme que se intitula "Street Fighter: The Legend of Chun-Li" e que, tal como o nome indica, tem na personagem Chun-Li, interpretada por Kristin Kreuk, a protagonista.

O filme conta igualmente com nomes conhecidos entre o conjunto de actores, como Neal McDonough e, um dos membros dos Black Eyed Peas, Taboo, no papel respectivamente de M. Bison e Vega.

Nas adaptações para cinema de jogos de luta Mortal Kombat também teve a sua oportunidade, com direito a sequela. O primeiro título tem Christopher Lambert entre os seus protagonistas e data de 1995.

Em 2001 chega o maior sucesso de bilheteira - até à actualidade - baseado num videojogo: Tomb Raider. Podemos dizer que Simon West, o realizador, teve "olho" ao escolher a sensual Angelina Jolie para dar vida à heroína do jogo de acção e aventura, Lara Croft.

Resident Evil, Alone in the Dark, Doom, BloodRayne são outros títulos populares de videojogos que constam do grupo de "adaptados para cinema", nem sempre com o mesmo êxito conseguido entre as consolas.

Por último deixamos-lhe algumas sugestões de filmes que ainda poderá encontrar nas "supernovidades" ou "novidades" dos clubes de vídeo. É o caso de Hitman, que tem como protagonista Timothy Olyphant no papel de Agente 47, ou de In the Name of the King: A Dungeon Siege Tale, com Ray Liotta e Jason Statham.

Destaque ainda para Max Payne, onde Mark Wahlberg dá vida ao agente do NYPD que procura vingar a morte da sua família.


Patrícia Calé

Nota da Redacção: Esta Montra TeK foi originalmente publicada a 19 de Março de 2009.

O texto foi igualmente corrigido, após chamada de atenção de um dos nossos leitores.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.