Antes de mais, há que referir que estes são sistemas de som para utilização doméstica e não equipamentos profissionais ou semiprofissionais destinados a DJs e a quem faz da atividade profissão ou um hobbie mais a sério, digamos assim.

Os cinco modelos na galeria são, no fundo, os vulgos equipamentos que chamamos de “aparelhagens”, mas que apresentam características e funcionalidades dos sistemas de som dos tempos modernos, além de um ou outro pormenor típico do “material” que os DJs utilizam durante as suas atuações.

Mas o objetivo principal passa, acima de tudo, por animar as suas festas em casa, no jardim ou na piscina, ao mesmo tempo que podem simplesmente servir como sistemas de som de sala normalíssimos.

 

O poderio de som é uma realidade, verdade seja dita, sendo que depois surgem em “cena” efeitos de som predefinidos e distintos, possibilidade de efetuar “passagens” e mixes em tempo real e de forma automática, e ainda as luzes LED personalizáveis, hoje muito na moda entre as colunas Bluetooth portáteis, por exemplo.

Bem ligados!

Por falar nisso, podemos encontrar nestes sistemas de som as ligações mais comuns nos tempos que correm. Estamos a falar do Bluetooth para emparelhamento de qualquer fonte de som compatível com a tecnologia – portáteis, tablets, smartphones… – e também do Wi-Fi para inserção numa rede doméstica e o USB para reprodução de ficheiros de música a partir de qualquer unidade de armazenamento externa do género.

Há ainda quatro pontos extra que caracterizam estes equipamentos. Antes de mais, os comandos físicos com aspeto aproximado aos das mesas de mistura: rodas de scratch, switches de volume e níveis e ainda ligações para vários sets de colunas extra e microfones.

Depois, ressalve-se o suporte para tecnologia multiroom, para facilitar a colocação de uma coluna em cada divisão da casa, por exemplo, a possibilidade de utilizar apps móveis especialmente criadas para gerir as músicas a reproduzir e a inevitável relação com a Internet.

Afinal de contas, a música que ouvimos hoje em dia vem quase em exclusivo da Web e dos serviços online de música, sejam eles pagos ou gratuitos. Até em equipamentos como estes, que se destinam a um uso doméstico “fixo”, por assim dizer, e não a uma utilização “portátil” em movimento.

Percorra a galeria acima e veja o que uma aparelhagem de som dos tempos modernos pode fazer pela sua veia de DJ. As suas festas em casa nunca mais serão as mesmas…