Seja no ginásio, num ambiente mais calmo durante o exercício físico, ou na rua durante uma sessão de corrida mais atribulada, sabemos que não dispensa a banda sonora. Há mesmos desportistas, uns mais entusiastas que outros, que não prosseguem o treino quando descobrem que se esqueceram dos auscultadores em casa…

Mas, ao contrário de uma situação de maior sossego, durante a prática desportiva é necessário que uns auscultadores apresentem características diferentes dos demais modelos. Antes de mais, a fixação nas orelhas do utilizador tem de ser um dado adquirido, com um design próprio para o efeito mas que não deixe de ser leve e compacto.

Por outro lado, a resistência ao suor e à chuva e salpicos de água é outra característica essencial, visto que tanto uma contrariedade como a outra são presenças habituais em atividades desportivas ou físicas dentro ou fora de casa.

É aqui que entram as certificações, com o IPX4 a ser o patamar mínimo, que fazem a diferenla substancial para com os auscultadores normais, por assim dizer, que provavelmente não durarão muito quando expostos aos elementos naturais ou à transpiração.

Nos casos da galeria abaixo e nas respetiva sete sugestões que aqui deixamos, há ainda uma característica fundamental e que hoje em dia é praticamente “obrigatória” para a maioria dos utilizadores, visto que os leitores de MP3 deram lugar ao smartphone durante o exercício físico: a ligação sem fios por Bluetooth.

 

É verdade que muitos são os modelos disponíveis que estabelecem ligação com qualquer dispositivo de fonte de som com saída de áudio de 3,5 mm, mas é o wireless que mais ordena hoje e o emparelhamento por Bluetooth tem um funcionamento eficaz na maior parte das vezes, sem falhas, desde que a bateria dos auscultadores esteja sempre carregada.

Como a distância entre o smarpthone e os auscultadores é, regra-geral, curta, a ligação raramente é interrompida. Isto se os auscultadores em causa apresentem um mínimo de qualidade, outro ponto importante na “equação”, claro.

Isto é, numa instância final, a qualidade de som, além de outros pormenores de design, é outro dos requisitos importantes para os utilizadores desportistas mais exigentes, que até estão dispostos a pagar um pouco mais para poderem praticar desporto em “boa companhia” no que diz respeito a auscultadores desportivos.

E é a pensar esses utilizadores que reunimos alguns modelos resistentes à água e ao suor, ao mesmo tempo que são garantia de qualidade de som, design otimizado para o desporto e características premium. Agora resta-lhe prender o smartphone no braço e avançar para mais uma corrida com música “à mistura”.