
Os dispositivos portáteis de navegação continuam a ocupar prateleiras nas secções de informática das lojas, mas a febre das apps para smartphones e tablets, também se estendeu à navegação e nos últimos tempos os principais fabricantes disponibilizam aplicações que levam os seus sistemas de navegação para estes equipamentos.
Há quem considere a opção pouco prática, sobretudo quem faz do GPS uma ferramenta de trabalho e está constantemente a precisar das suas indicações para chegar ao próximo destino. Mas também há quem goste e veja na possibilidade de descarregar o software para um equipamento que já tem, uma forma de dispensar a compra (e transporte) de mais um gadget.
A pensar nestes fazemos hoje uma ronda por algumas propostas recentes dos fabricantes, disponíveis nas lojas de aplicações das principais plataformas móveis. São soluções de convivem (ou podem conviver) com as previamente instaladas nos dispositivos, como é o caso dos mapas pré-instalados nos equipamentos com Android ou nos smarthones da Nokia.
Mas soluções integradas à parte, é possível adquirir versões dos mapas e sistemas de navegação lançados pelos fabricantes de sistemas pessoais de navegação, adequadas às características do ecrã do tablet ou do smartphone.
Na TomTom a experiência nas apps começou pelo software de navegação que chegou ao iPhone e iPad com a generalidade das funções incluídas na versão para PND: mapas, planeamento inteligente de rotas (IQ Routes), indicações de trânsito ou radares. Custa 49,90€, na versão Iberia, com mapas de Portugal e Espanha.
[caption][/caption]
Mais recentemente a empresa disponibilizou mais uma oferta na loja online da Apple, o TomTom Radares de Trânsito, que fornece dados de radares fixos e móveis, enquanto vai mantendo o utilizador informado relativamente à sua velocidade e à distância face aos radares.
Neste caso o download da aplicação é gratuito, mas a sua utilização implica a subscrição mensal de um serviço que custa 1,5 euros mensais ou 18,99 euros.
[caption][/caption]
Também é recente o Street Pilot da Garmin, uma versão do sistema de navegação da fabricante, desenhado à medida de quem usa o iPhone ou o iPad.
A app Garmin StreetPilot destaca-se por oferecer aos utilizadores uma interface intuitiva para o uso diário do GPS no seu iPhone. Os condutores podem contar, por exemplo, com mapas pré-carregados e com a possibilidade de os visualizarem de uma forma panorâmica tocando no ecrã. O download custa 59,90 euros (ou um euro para quem opta pelo modelo de subscrição) e inclui mapas de 24 países.
O Street Pilot oferece informação de tráfego, vistas 3D dos edifícios, imagens fotográficas e pontos de interesse, informação sobre limites de tráfego, entre outras funcionalidades. Também há uma versão do produto para Windows Phone.
[caption][/caption]
A portuguesa NDrive foi uma das primeiras empresas deste mercado a apostar em versões do seu software para dispositivos móveis é há muito que conta com propostas para a maioria dos sistemas operativos móveis. Pelo caminho saiu da App Store da Apple (voltou entretanto, mas através de um parceiro), mas continua a atualizar o produto para Android, Windows Mobile ou bada, o sistema operativo móvel da Samsung.
A versão mais recente é a 11 e com mapas para a região ibérica custa 14,99 euros. Com mapas da Navteq, a versão dispõe de informação de trânsito, imagem em 2D e 3D, pontos de interesse e gráficos melhorados, face às versões anteriores.
[caption][/caption]
Com a mesma tecnologia e resultante de uma parceria com a TMN também nasceu o TMN Drive, que embora tenha condições de utilização mais vantajosas para os clientes da operadora, está disponível para qualquer utilizador com um iPad, um iPhone, ou um equipamento Android.
A TMN Drive oferece mapas e informação turística, cultural ou gastronómica (de Portugal) para todo o país. Os dados ficam disponíveis de forma sincronizada com a localização do utilizador a cada momento e estão acessíveis em 35 idiomas.
[caption][/caption]
Também de produção nacional e recente é a Fingertips Play and Go, uma aplicação que nasce de uma parceria entre a banda portuguesa e a PH Informática. A vocalista da banda, Joana Gomes, dá a voz às coordenadas que saem da aplicação. Com mapas da Navteq, a aplicação está disponível para iPhone e custa 2,39 euros.
[caption][/caption]
Tem mais sugestões já sabe, partilhe.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Pode usar o carregador do smartphone nesta e-Bike. Ampler Nova chega em junho à Europa -
App do dia
Sem motivação para alcançar os seus objetivos? BeeDone transforma a rotina de maneira divertida -
Site do dia
Rabbithole convida a entrar na “toca do coelho” e a deixar a curiosidade guiá-lo por novas descobertas -
How to TEK
Criou uma prompt fantástica no Copilot? Já pode partilhar o resultado através de um link
Comentários