http://imgs.sapo.pt/gfx/117756.gif

Da próxima vez que visitar um site de conteúdos jornalísticos que contenha informações que lhe interessam, guarde as páginas no disco rígido do computador pois essa pode ser a última oportunidade de as consultar sem pagar nada por isso.



Foi o que aconteceu aos leitores habituais da newsmagazine norte-americana U.S News no Verão passado quando, de repente, ficaram sem acesso ao arquivo da revista que continha todos os números desde meados dos anos 90. A partir daí, só pagando uma "pequena quantia".



Na verdade, acontecimentos como estes não têm sido muito invulgares desde o rebentar da bolha das dotcoms em meados de 2000. A partir daí, começou a corrida pelos modelos de angariação de receitas. A ideia de que os media online apenas vão sobreviver se começarem a cobrar pelos seus conteúdos começou a generalizar-se. O weblog TheEndofFree tem vindo a analisar esta mudança de paradigma económico desde Março de 2002.



O site pode ser considerado como a crónica do fim da era da Web gratuita, assemelhando-se no seu formato a uma newsletter diária escrita em grupo. Um dos princípios do site é que "o fim do gratuito" não é em si próprio algo necessariamente mau, dado que se alguns sites gratuitos podem cobrar com sucesso pelos seus conteúdos, a inovação - e consequentemente a qualidade da experiência do utilizador - poderá florescer.




Sites de dias anteriores:




02/04/2002

Azul Saramago para Marte a preto e branco

José Saramago oferece um pouco da sua capacidade criativa à Internet, ao mesmo tempo que pede imaginação aos cibernautas na conclusão deste seu conto inacabado sobre uma viagem a Marte, um planeta que só conhecia a cor branco e preto.



01/04/2002
Mantenha-se informado com as notícias do Google
O Google News Search, um novo serviço do motor de busca, propõe aos seus visitantes o acompanhamento da actualidade noticiosa com base numa multiplicidade de fontes de informação usando um algoritmo de pesquisa.



31/03/2002
Um coelho diferente
Por todo lado os coelhos que põem ovos da Páscoa invadiram os espaços públicos e privados. É verdade que chegou a sua época, mas se já está cansado e quer mudar a sua perspectiva "coelhística", experimente este site.



30/03/2002

Uma voz para o lixo electrónico
Os responsáveis pelo site Spamradio acham que o lixo electrónico que nos entra pela caixa de email adentro é demasiado precioso para ser ignorado. Assim, criaram uma rádio onde se pode ouvir 24 horas por dia spam email com música electrónica.




29/03/2002

Os segredos da Renascença
E se, por exemplo, fossem as mulheres a contar a História? Quatro historiadores fornecem a partir deste site dedicado aos segredos da Renascença diferentes perspectivas da História, indicando que a mesma poderá ainda não estar escrita de forma definitiva.




28/03/2002

Internet para todos
Promovido pelo World Wide Web Consortium o site Web Accessibility Initiative vai informá-lo sobre aquilo que precisa de saber para tornar a Web mais acessível a todos os cidadãos, incluindo os que têm necessidades especiais.




27/03/2002

Mexericos e fait-divers sobre a indústria tecnológica

Need To Know é um dos site britânicos mais engraçados e informativos dos últimos anos. Empregando um humor satírico à Monty Pyton, esta publicação meio newsletter, meio weblog tem todas as notícias que um geek precisa de saber.




26/03/2002

Biblioteca de referência

A Oxford University Press renovou recentemente o seu site e planeia agora criar uma das maiores bibliotecas de referência na Internet, publicando mais de 1,5 milhões de entgradas em 20 áreas diferentes até 2010.



25/03/2002

Para aumentar a inteligência matemático-científica

O Getsmarter.org disponibiliza uma série de divertidos testes através dos quais estudantes de todas as idades poderão desafiar as suas capacidades na área da matemática e da ciência - sem as tradicionais pressões da sala de aula.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.