Sabe o que é a acrilamida e porque deve evitá-la? E como verificar se existem vestígios de alergénios? Para desfrutar de alimentos saudáveis e seguros não basta estar atento aos vegetais que coloca no prato, é também necessário saber tratar deles até à hora da refeição. Ao manter uma boa higiene alimentar está a reduzir o risco de contaminação de alimentos e a promover a segurança alimentar.

Realizada pela Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos(EFSA) em parceria com a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), no caso de Portugal, a campanha #EUChooseSafeFood visa promover uma alimentação segura, ajudando os cidadãos a pensarem de forma crítica sobre as escolhas que fazem diariamente em matéria alimentar.

Fornece informações práticas e de fácil acesso, desde ajuda para ler os rótulos dos alimentos e compreender os aditivos, até conselhos sobre a preparação e o armazenamento dos alimentos.

Na sua terceira edição, abrange muitos temas relacionados com a alimentação e, este ano, incide em sugestões que os consumidores podem seguir para garantir uma boa higiene alimentar em casa, como reduzir o desperdício alimentar e o que está a ser feito em toda a UE para combater as doenças de origem alimentar.

A campanha dirige-se principalmente aos cidadãos europeus com idades compreendidas entre os 25 e os 45 anos, centrando-se nos jovens pais e nas pessoas com interesse na segurança alimentar e na ciência. Destaca o papel dos cientistas europeus que trabalham em conjunto para proteger os consumidores dos riscos relacionados com a alimentação.

Além de Portugal, participam na campanha #EUChooseSafeFood 2023 mais 15 países: Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, Chipre, Chéquia, Grécia, Irlanda, Itália, Letónia, Polónia, Roménia, Eslováquia, Eslovénia e Macedónia do Norte.

Aceda ao site em português para mais informação.

tek site campanha #EUChooseSafeFood
#EUChooseSafeFood

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.