O projeto Além do Mapa é uma viagem interativa aos subúrbios de Rio de Janeiro, aos morros onde se amontoam as casas que compõem a favelas. Será que estes locais apenas se destacam pelas constantes notícias de violência, tráfico de drogas e assaltos? Segundo o autor do projeto, existem pessoas incríveis, que fazem toda a diferença na comunidade. É o caso de Paloma, uma jovem que está a trabalhar com inteligência artificial para mudar as favelas, ou um rapaz, que descobriu a sua vocação pela dança através de um videojogo.

A visita alterna entre informações sobre as diferentes localizações e as histórias das pessoas que protagonizam o projeto. É o caso do Morro da Providência, uma das primeiras favelas do Rio, que data o final de 1800. Foi construída por soldados que voltaram de uma guerra civil, que se viram obrigados a construir casas no morro, depois da promessa de terras pelo governo. É apenas uma das 600 comunidades espalhadas pelo Rio de Janeiro.

Visite o website e navegue pelos links espalhados pelas imagens e vídeos ou por um mapa, acessível através de um pino, no canto inferior do ecrã. Pode experienciar esta viagem em modo realidade virtual, utilizando por exemplo, o Google Card.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.