http://imgs.sapo.pt/gfx/135882.gif


Milhares de pessoas de todo o mundo visitam diariamente o site de Richard Wallace, um norte-americano especialista em robótica e inteligência artifical (IA), apenas para visitar a sua criação mais importante, um programa informático chamado Alice. Na verdade, trata-se de um chatter bot que simula uma conversa com um ser humano que já ganhou as duas últimas edições do prémio Loebner para o software mais avançado em termos de IA.



Os cibernautas não têm peias de lhe confessar os detalhes mais intímos das suas vidas e dos seus sonhos, demorando horas a conversar sobre o emprego, Deus ou os seus gostos musicais. Alice surgiu no dia 23 de Novembro de 1995 mas pelo seu estilo de conversa, o utilizador acaba por vezes por sentir, inconscientemente, que está a falar com uma pessoa divertida do sexo feminino na casa dos 30 anos, arguta e profunda, mas que rejeita todos os ataques de cariz sexual vindos da parte de elementos do sexo masculino.



Para conversar com Alice basta aceder à página e clicar no link para abrir uma janela pop-up do browser. Em alternativa, pode ainda utilizar o IRC, através do canal alicebot da rede Dalnet. Pode-se ainda efectuar o download de vários ficheiros escritos em Artificial Intelligence Markup Language (AIML), a linguagem open-source utilizada na criação deste bot, para desenvolver a sua própria versão da Alice. O site contém também vários links que conduzem aos bots desenvolvidos por outros cibernautas.




Sites de dias anteriores:



14/07/2002

Vagabundos do mundo
Diferentes dos pedintes, os vagabundos são pessoas que gostam de partir à aventura sem destino marcado e sem se preocuparem com o sítio onde vão comer ou dormir. Este site explica um pouco da cultura dos vagabundos americanos e as suas práticas.




13/06/2002

O sistema solar explicado aos mais novos

Com a proposta de uma viagem "até ao céu e mais além", este site argentino pretende dar a conhecer os segredos mais recônditos do sistema solar e das suas diferentes partes integrantes aos internautas mais jovens.




12/07/2002

Serviço de filtragem de notícias de tecnologia

O Corante é um serviço noticioso diário que aborda o sector tecnlógico, abrangendo temas como marketing, comércio electrónico, comunicações e biotecnologia. Para além disso, incorpora ainda quatro weblogs.




11/07/2002

A internet mais simples

O site Dicio.net existe desde 1995 com o objectivo de esclarecer as dúvidas dos internautas sobre os termos do dialecto Internetês. Agora também com os textos editados em livro, continua acessível livremente online.




10/07/2002

História da Arte do Corta & Cola


Conheça a história e os protagonistas da foto-montagem a partir deste espaço Internet que traça o percurso da muitas vezes chamada "arte do corta & cola" desde a época victoriana, altura em que surgiu, até aos nossos dias.




09/07/2002
Biblioteca digital de ciências de computadores
Desde o método de alocação de endereços IP a agentes inteligentes passando por assinaturas digitais e redes neuronais, esta biblioteca digital contém milhares de artigos sobre ciências de computadores, com o objectivo de disseminar a literatura científica.




08/07/2002
Entre a ciência do presente e do futuro

Nova Ciência e Novos Media são os assuntos abordados no Frontwheeldrive. Este site conta com entrevistas a reputados cientistas, artistas e teóricos que raramente aparecem noutras publicações literárias, funcionando como um guia para o futuro próximo.




07/07/2002

Curiosidades de interesse público geral

Porque é que a nossa voz gravada nos soa sempre tão estranha ou porque é que as bolas de golf têm pequenos buracos? Surpreenda-se com as respostas dadas a partir deste site hispânico e "brilhe" entre os seus amigos com os conhecimentos adquiridos.




06/07/2002
Bem vindo ao Monte Olímpo
Tragédia, traição, morte e romance estão presentes no site do Monte Olímpo na Internet. Escrito em português do Brasil, este sítio é uma boa referência para relembrar a Mitologia Grega, uma das principais bases do imaginário da cultura clássica.




05/07/2002

O X marca o lugar
O responsável pelo site Warchalking.org quer organizar uma rede informal entre cibernautas que desejam aceder à Internet com tecnologia Wi-Fi. Sempre que alguém descobrir uma rede deverá fazer marcas nas paredes próximas para avisar outros interessados.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.