http://imgs.sapo.pt/gfx/171595.gif

Para além de ser conhecida pelos seus múltiplos conflitos políticos, excesso populacional e desigualdade económica gritante, a região do Sul da Ásia é também um local onde se desenvolvem projectos verdadeiramente surpreendentes na área das tecnologias da informação, como o Simputer, um computador pessoal por um preço acessível destinado às pessoas comuns e adaptado para as diferentes línguas locais, iniciativas de rádios comunitárias e esforços para a adaptação de interfaces gráficos e sistemas operativos open-source como o Linux para as diferentes populações.



Por considerarem que estas histórias são importantes, Frederick Noronha, jornalista estabelecido em Goa, Índia, e nascido no Brasil, e Partha Pratim Sarker, Web designer e activista online que vive em Dhaka, Bangladesh, juntaram esforços e criaram o Bytes for All, um projecto online de cariz exclusivamente voluntarista que para além de ser uma rica fonte de informação sobre as mais recentes iniciativas tecnológicas que têm lugar na região, demonstra também ao mundo de que forma é que as tecnologias de informação e comunicação e a Internet podem ir ao encontro das necessidades das pessoas comuns do Sul da Ásia, de uma forma económica, simples e colaborativa.



No verdadeiro espírito dos projectos open-source, até hoje, Noronha e Sarker nunca se encontraram pessoalmente, sendo que o projecto conta desde o início com 16 voluntários espalhados por toda a região. Uma característica bastante interessante deste site, também disponível em newsletter, é o facto de não ser financiado por nenhuma instituição, baseando-se num princípio de auto-sustentabilidade.



Uma filosofia que contrasta bastante com o que se passa em Portugal, em que se espera que o dinheiro venha do Estado e de fundações e só depois se começa a trabalhar. Este espírito colaborativo e voluntarista é também partilhado pelas iniciativas destacadas pelo Bytes for All, como um projecto de disponibilização num site de conselhos por uma faculdade de agricultura sobre a plantação de batatas para a comunidade rural da Maurícia através de ficheiros áudio em duas línguas faladas localmente.



A publicação destaca ainda campanhas para a redução do preço do software, o desenvolvimento de programas infantis para áreas rurais, a divulgação do trabalho de grupos de programadores open-source para o desenvolvimento de aplicações Linux em línguas locais, projectos de telemedicina em zonas desfavorecidas, implementação de redes sem fios, a informatização de escolas e o desenvolvimento de software para agricultores. Os responsáveis pelo site acreditam assim sinceramente que as TICs podem contribuir para diminuir problemas na área da sáude pública, iliteracia e pobreza.

Sites de dias anteriores:

12/01/2003
Retratos em Tóquio
Hunkabutta, ou a vida de um estranho em fotografias, é um site que relata por imagens o dia a dia de um canadiano em Tóquio. Pequenos apontamentos e retratos da vida diária dos habitantes enchem as páginas de mais um Fotolog.

11/01/2003

Notícias e outras informações do Espaço

Não terá, com certeza, "tudo", mas o site Everything-Space tem bastante informação sobre astronomia e espaço e arredores, com artigos de fundo, as notícias mais recentes, fórum, chat e uma selecção semanal de imagens vídeo.

10/01/2003
O guia para a Geração X tecno-cultural
Com publicação irregular desde 1992, a revista canadiana Shift tem tido neste período os seus altos e baixos, tal como a geração de indivíduos que a lê. Caracterizando-se por uma atitude frontal, aborda os efeitos culturais e sociais da tecnologia.

09/01/2003
Electrónica de consumo em feira
Começa hoje em Las Vegas a 2003 International CES, uma das principais feiras na área da electrónica de consumo. O site contém informação sobre o evento e ainda sobre alguns dos produtos anunciados.

08/01/2003
Óscares para a tecnologia cinematográfica
Este ano a Academia norte-americana de Cinema decidiu criar uma área de Ciência e Engenharia, onde se propõe distinguir com as famosas "estatuetas douradas" alguns dos responsáveis por inovações tecnológicas utilizadas na sétima arte.

07/01/2003
Uma festa de música de dança para o mundo
Todas as sextas, de madrugada, é possível ouvir directamente de São Francisco
os sons mais inovadores da música de dança ambiental, em formato RealAudio, graças ao site BetaLounge. A qualquer hora, pode-se pesquisar um arquivo que remonta a 1997.

06/01/2003
MCES online
Foi recentemente aberto o site do Ministério da Ciência e Ensino Superior, que acumula competências na área científica e do ensino superior. Notícias, legislação e outro tipo de dados sobre o ministério podem agora ser encontrados online.

05/01/2003
Quando tudo está mau ainda pode piorar
Dizer que temos azar quando passamos por alguma situação menos agradável é muito subjectivo. Poderá percebe-lo perante esta lista das coisas que podem acontecer na vida quotidiana de todos nós, desde as mais suportáveis até às absurdamente horríveis.

04/01/2003
Mailing-lists no formato de newsgroups
Considerados até há pouco em vias de desaparecimento, os newsgroups estão a ser recuperados com o projecto Gmane, que utiliza o formato dos fóruns de discussão para difundir mailing-lists, sendo as mensagens guardadas no servidor.

03/01/2003
Preservar a língua portuguesa
O Instituto Camões tem por missão promover a língua e cultura portuguesa no exterior. Através do seu website o instituto alarga potencialmente a todo o mundo a sua acção, com conteúdos em português de interesse internacional.

02/01/2003
O Museu do Deserto de Chihuahua
Depois dos recentes agitados dias de festa, poderá acalmar o espírito desfrutando da paisagem tranquilizadora e conhecendo alguns dos segredos do deserto oferecidos a partir do site oficial do Museu do Deserto mexicano.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.