http://imgs.sapo.pt/gfx/134247.gif

Centenas de dotcoms ascenderam aos tops das empresas mais promissoras e de rápido crescimento, desaparecendo meses depois sem deixar praticamente qualquer memória. O objectivo do projecto Business Plan Archive, desenvolvido pela Robert H. Smith School of Business da Universidade de Maryland e a Webmergers.com, é evitar que esta época de ouro no empreendedorismo caia no esquecimento.



Considerando que o chamado boom da Internet entre 1996 e 2002 é o mais importante fenómeno de negócio nas últimas décadas, este projecto quer preservar a informação deste período histórico de forma a que gerações futuras possam aprender com os seus sucessos e erros.



No Business Plan Archive vão ser coleccionados os planos de negócio e outros documentos reunidos da era dotcom. Segundo os criadores do site, estes planos de negócio são os documentos mais indicados para demonstrar a estratégia e expectativas dos empresários, mas serão também realizadas entrevistas a antigos trabalhadores destas empresas, recolhendo a sua experiência real.




Os organizadores do projecto esperam que os anteriores empresários colaborem fornecendo os planos de negócio das empresas, planos de marketing ou apresentações que tenham feito. Como alguns terão ideias protegidas por direito de autor, será resguardado esse direito e o acesso aos arquivos será reservado a apenas alguns utilizadores. No fim, os empresários podem ficar com a certeza de que o seu contributo para o desenvolvimento da era dotcom não será esquecido.




Sites de dias anteriores:



02/07/2002

2010 já pode ser visto e lido no ecrã do PC

A partir de agora, os interessados nas novas tecnologias já podem ver ou rever em texto ou em imagem, a partir do ecrã de computador e através da Web, as reportagens da última edição do 2010, o único programa televisivo nacional sobre ciência e tecnologia.



01/07/2002

Link para tudo o que é jornal e revista

A notícia de um site que reúna a partir de uma única página e de forma organizada links para vários pontos de informação na cada vez maior rede que é a Internet é sempre bem vinda, por isso fica a sugestão do AllYouCanRead.com.




30/06/2002

As múltiplas possibilidades do jornalismo online


Interactividade e capacidade de esplorar as vantagens da Internet como media jornalístico é o que nos oferecem os exemplos reunidos neste site, que mostram algumas coisas que se podem fazer online e são impossíveis na rádio, papel e TV.




29/06/2002
A Internet: fonte de pesquisa interdisciplinar
Congregando os investigadores da Internet a nível internacional, a a.(o).i.r é uma associação para a promoção da pesquisa interdisciplinar deste novo meio, analisando os seus aspectos sociais, culturais, políticos, económicos e estéticos.



28/06/2002
Um motor de busca para as coisas que não conhecemos

O Gnod é visto como uma experiência que cruza a inteligência artificial com um motor de busca, utilizando as técnicas resultantes para fazer sugestões na área da música e da literatura aos internautas que por lá passam.




27/06/2002

Ferramenta de auxílio para os "viciados" em informação

Tantas notícias ou artigos de opinião à espera de serem descobertos por si, sem que os possa encontrar. À medida que a informação aumenta, a desorientação é cada vez maior. Para resolver esse grave problema existe o AmphetaDesk.




26/06/2002
O impacto da tecnologia na nossa vida
Lembra-se de como era a sua vida sem ouvir CDs e navegar na Internet? Mas certamente não se lembra das doenças antes de haver vacinas... Para recordar o impacto da investigação científica no dia a dia, sete laboratórios europeus lançaram o SCI-TECH.




25/06/2002

Informaçao prática sobre direitos de autor
Lançado em 1995 por Benedict O'Mahoney, um advogado norte-americano, este portal propõe-se fornecer a qualquer utilizador da Internet - e especialmente aos residentes nos Estados Unidos - "informação prática e relevante sobre direitos de autor".




24/06/2002

Tornar cada utilizador num jornalista
Seguindo os passos do site norte-americano de jornalismo colaborativo Kuro5hin, o Correspondente.net promete trazer este tipo de escrita informativa para Portugal, onde são os visitantes que enviam artigos e aprovam ou não a sua publicação.




23/06/2002

Linhas de orientação para a acessibilidade

Este site irlandês propõe aos seus visitantes a consulta de linhas de orientação sobre a acessibilidade em áreas como a Internet, telecomunicações, software e terminais de acesso público.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.